De acordo com um anúncio oficial feito durante o terceiro Fórum de Cooperação Internacional da Iniciativa Cinturão e Rota, a China participará da construção do corredor internacional de transporte trans-Cáspio e colaborará em um novo corredor logístico que abrange o continente euro-asiático, ligado por transporte ferroviário e rodoviário direto.
Também vai integrar portos, serviços de navegação e comércio sob a Rota da Seda Marítima e acelerar a construção do Novo Corredor Internacional de Comércio Terra-Mar e da Rota Aérea da Seda.
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Além de construir a rede de conectividade da Iniciativa Cinturão e Rota (ICR), a China também estendeu o compromisso em outras sete perspectivas:
- apoio a uma economia mundial aberta
- estímulo ao desenvolvimento sustentável
- realização de cooperação prática
- avanço da inovação científica e tecnológica
- suporte às trocas entre pessoas
- promoção da cooperação baseada na integridade na Iniciativa Cinturão e Rota e
- fortalecimento da construção institucional.
Conectividade de infraestrutura muda o mundo
Este ano marca o 10º aniversário da Iniciativa do Cinturão e Rota (ICR). Ao longo da última década, foram construídos novos aeroportos e portos, ferrovias, estradas e parques industriais sob a iniciativa, criando novos corredores econômicos e novos impulsionadores de crescimento.
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Citando projetos emblemáticos como a Ferrovia China-Laos, a Ferrovia de Alta Velocidade Jakarta-Bandung e a Ferrovia de Bitola Padrão Mombasa-Nairobi como exemplos, o Vice-Ministro do Comércio, Guo Tingting, afirmou que esses projetos de cooperação ajudaram os países da BRI a melhorar a construção de infraestrutura, promover a conectividade, melhorar o bem-estar das pessoas e fortalecer a capacidade de desenvolvimento.
Como diz um provérbio chinês, "construir a estrada é o primeiro passo para a prosperidade." Para alguns países sem litoral, os projetos da iICR provaram ser precisamente adequados às suas demandas de desenvolvimento e os ajudaram a abraçar novas oportunidades.
Com apenas uma ferrovia de 3,5 km de extensão para a Tailândia, o desenvolvimento econômico de Laos, o único país sem litoral do Sudeste Asiático, havia sido restrito por muito tempo. A Ferrovia China-Laos de 1.035 km foi um divisor de águas.
Desde o seu lançamento em dezembro de 2021, a linha ferroviária registrou mais de 20,9 milhões de viagens de passageiros e transportou 25,36 milhões de toneladas de carga até o início de setembro deste ano.
De sem litoral para com acesso terrestre, hoje, Laos se tornou um hub na Península da Indochina. Até 25 áreas provinciais na China lançaram serviços de trem de carga transfronteiriços que se conectam à nova ferrovia, transferindo mercadorias para países como Laos, Tailândia, Mianmar, Malásia, Camboja e Singapura.
Não apenas a conectividade terrestre de países sem litoral com outras regiões está melhorando constantemente, mas a cooperação da ICR também os ajudou a alcançar portos marítimos.
A base de cooperação logística China-Cazaquistão (Lianyungang), o primeiro projeto de entidade da ICR lançado em 2014, atua como o único porto de partida para o trânsito de grãos do Cazaquistão na China e como um importante porto seco para os países da Ásia Central sem litoral.
Nos últimos 10 anos, cada vez mais clientes de países da Ásia Central buscaram oportunidades em Lianyungang, disse Xiao Faliang, gerente geral da divisão de transporte multimodal da Sinotrans Landbridge Transportation, uma empresa envolvida no transporte de carga internacional.
Xiao atribui o tempo mais curto para circulação de mercadorias no país à melhoria da eficiência operacional dos trens de carga China-Europa, outro resultado da ICR.
Costumava levar mais de 20 dias para que as mercadorias viajassem de Lianyungang para Alma Ata, a maior cidade do Cazaquistão, mas agora o tempo mais rápido é apenas uma semana.
Efeito positivo
Além de promover a conectividade regional para países sem litoral, projetos emblemáticos da ICR também geraram efeitos positivos de derramamento.
O projeto emblemático da ICR, a Ferrovia de Alta Velocidade Jakarta-Bandung, encurta as viagens de trem entre Jacarta, a capital da Indonésia, e Bandung, uma famosa cidade turística. Esta nova linha de 142,3 km reduziu o tempo de viagem de mais de três horas para cerca de 40 minutos e estimulou o emprego ao longo da ferrovia.
De acordo com estatísticas fornecidas pela Kereta Cepat Indonesia China, 45 mil funcionários indonésios foram treinados no local por instituições e por professores chineses durante a construção da ferrovia de alta velocidade. O projeto criou cerca de 51.000 empregos na Indonésia.
A seção do Laos da Ferrovia China-Laos compartilha uma história semelhante. Ela adicionou mais de 100 mil empregos em setores como logística, transporte, comércio, turismo e comércio.
Os projetos da ICR também estão ajudando a estabilizar as cadeias de suprimentos internacionais.
Os trens de carga China-Europa remodelaram as rotas de transporte internacional na Ásia e na Europa. Até o final de setembro, foram realizadas cerca de 78 mil viagens de trem, prestando serviços a 217 cidades em 25 países europeus.
Os produtos transportados pelos trens de carga China-Europa foram expandidos de produtos principalmente digitais para mais de 50 mil variedades de produtos em 53 categorias, pois o serviço oferece segurança, estabilidade e resiliência.
Impulso verde e digital
Para promover ainda mais a conectividade global, a China adotará várias medidas para estabelecer projetos emblemáticos de alta qualidade da ICR sob os princípios de consulta ampla, contribuição conjunta e benefícios compartilhados, cultivando novos impulsionadores de crescimento e oferecendo benefícios reais aos países participantes.
O país melhorará ainda mais a eficiência operacional dos trens de carga China-Europa e acelerará a construção do Corredor Comercial Internacional Terrestre-Mar, além de estabelecer mais mecanismos de trabalho com países da ICR para promover a cooperação comercial e de investimento como parte dos esforços para suavizar as cadeias industriais e de suprimentos da ICR, de acordo com Guo.
Além disso, aprofundar a cooperação em áreas como infraestrutura verde, energia verde e transporte verde é a prioridade da nova medida da China para promover o desenvolvimento sustentável sob a ICR.
Guo também observou que, no próximo passo, a China usará a cooperação em comércio eletrônico da Rota da Seda como um ponto de apoio para melhorar a cooperação econômica e comercial no campo digital com os países da ICR.
Até o final de 2022, a China havia assinado memorandos de entendimento sobre a construção da Rota da Seda Digital com 17 países e sobre a cooperação em comércio eletrônico com 30 países, de acordo com um livro branco divulgado no início deste mês.
O comércio eletrônico transfronteiriço é um motor crucial para o desenvolvimento da Rota da Seda Digital, disse Roy Shao, parceiro de serviços de consultoria em tecnologia, mídia e telecomunicações na EY Greater China, acrescentando que o comércio eletrônico da Rota da Seda pode abraçar grandes oportunidades no futuro devido ao grande potencial de consumo em muitos países da BRI.
A China aproveitará ao máximo plataformas como a Global Digital Trade Expo, acelerará a construção de zonas-piloto para a cooperação em comércio eletrônico da Rota da Seda e promoverá o desenvolvimento de novas áreas, como pagamento digital e logística inteligente, como parte dos esforços para compartilhar oportunidades de desenvolvimento digital com outros países da BRI, disse Guo.
Com informações da Xinhua