Escrito en GLOBAL el
O presidente chinês, Xi Jinping, anunciou oito medidas que a China tomará para apoiar a cooperação de alta qualidade da Iniciativa Cinturão e Rota (ICR) durante seu discurso de abertura no terceiro Fórum da Cinturão e Rota para Cooperação Internacional (BRF, da sigla em inglês).
O evento ocorre em Pequim, capital nacional da China, e teve início nesta terça-feira (17) e termina nesta quarta-feira (18). O tema central do fórum é "Cooperação de alta qualidade no Cinturão e Rota: Juntos para o Desenvolvimento e Prosperidade Comum".
Te podría interesar
- Construção de uma Rede de Conectividade Multidimensional: A China acelerará o desenvolvimento do China-Europe Railway Express, participará do corredor internacional de transporte trans-Cáspio e estabelecerá um novo corredor logístico em todo o continente euroasiático ligado por transporte ferroviário e rodoviário direto. Eles integrarão portos, serviços de navegação e comércio e acelerarão a construção do Novo Corredor Comercial Internacional Terra-Mar e da Rota Aérea da Seda.
- Apoio a uma Economia Mundial Aberta: A China visa superar 32 trilhões de dólares em comércio total de bens e 5 trilhões de dólares em comércio total de serviços no período de 2024 a 2028. Eles planejam estabelecer zonas-piloto para cooperação em comércio eletrônico da Rota da Seda, celebrar acordos de livre comércio e tratados de proteção de investimentos com mais países e remover restrições ao acesso de investimento estrangeiro no setor de manufatura.
- Cooperação Prática para a Iniciativa Cinturão e Rota (ICR): A China fornecerá mais apoio financeiro para projetos da Nova Rota da Seda, com o Banco de Desenvolvimento da China e o Banco de Exportação e Importação da China estabelecendo janelas de financiamento. Eles também realizarão 1.000 projetos de assistência à subsistência em pequena escala e intensificarão a cooperação em educação profissional.
- Promoção do Desenvolvimento Sustentável: A China aprofundará a cooperação em infraestrutura sustentável, energia verde e transporte sustentável. Eles apoiarão a Coalizão Internacional de Desenvolvimento Verde da BRI e realizarão a Conferência de Inovação Verde da BRI. A China também implementará os Princípios de Investimento Verde para a Iniciativa Cinturão e Rota e fornecerá oportunidades de treinamento para países parceiros até 2030.
- Avanço na Inovação Científica e Tecnológica: A China continuará a implementar o Plano de Ação de Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação da Iniciativa Cinturão e Rota e realizará a primeira Conferência de Intercâmbio de Ciência e Tecnologia da Iniciativa Cinturão e Rota. O país também aumentará o número de laboratórios conjuntos com outros países da Iniciativa Cinturão e Rota para 100 nos próximos cinco anos e apoiará cientistas jovens de outros países a participarem de programas de curto prazo na China. A China também apresentará a Iniciativa Global para Governança da Inteligência Artificial (IA) no fórum deste ano.
- Apoio a Intercâmbios Pessoais: A China sediará o Fórum Liangzhu para aprimorar o diálogo sobre civilizações com países parceiros da Iniciativa Cinturão e Rota. Além da Liga Internacional de Teatros da Rota da Seda, do Festival Internacional de Artes da Rota da Seda, da Aliança Internacional de Museus da Rota da Seda, da Aliança Internacional de Museus de Arte da Rota da Seda e da Aliança Internacional de Bibliotecas da Rota da Seda, a China também lançou a Aliança Internacional de Turismo de Cidades da Rota da Seda. A China continuará com o Programa de Bolsas de Governo Chinês da Rota da Seda.
- Promoção da Cooperação da Iniciativa Cinturão e Rota com Base na Integridade: A China, juntamente com seus parceiros de cooperação, divulgará as Conquistas e Perspectivas da Construção da Integridade da Iniciativa Cinturão e Rota e os Princípios de Alto Nível para a Construção da Integridade da Iniciativa Cinturão e Rota e estabelecerá o Sistema de Avaliação de Integridade e Conformidade para Empresas Envolvidas na Cooperação da Iniciativa Cinturão e Rota.
- Fortalecimento da Construção Institucional: A China trabalhará com países parceiros da BRI para fortalecer a construção de plataformas de cooperação multilateral que abrangem diversos campos, incluindo energia, tributação, finanças, desenvolvimento sustentável, redução de desastres, combate à corrupção, think tanks, mídia, cultura e outros. A China continuará a sediar o Fórum BRF e estabelecerá uma secretaria para o Fórum.