CHINA EM FOCO

Crise? FMI eleva projeção de crescimento da China

Ao contrário das manchetes sobre PIB, FMI altera projeções da economia chinesa

Crescimento econômico da China deve alcançar meta, aponta FMICréditos: Xinhua
Escrito en GLOBAL el

Nesta quarta-feira (17), o Fundo Monetário Internacional revisou para cima o crescimento econômico da China em 2024 para 5%, ante 4,6% previstos em abril. 5% é a meta definida para crescimento pelo governo chinês para o ano.

A projeção da entidade contraria as manchetes pessimistas da imprensa ocidental que aventavam sobre uma possível crise por conta de um resultado 0,3% abaixo da meta no segundo semestre.

A revisão do FMI se deve à recuperação do consumo privado e às fortes exportações no primeiro trimestre, quando a China cresceu  5,3%.

"O ressurgimento do consumo doméstico impulsionou a alta positiva no primeiro trimestre", segundo o FMI.

A alta nas exportações foi temporária, ligada ao aumento da demanda global do ano passado. A previsão de crescimento global para 2024 foi mantida em 3,2% pelo FMI.

Resultados da economia chinesa

Manchetes como "PIB abaixo do esperado pressiona reunião econômica na China" (Folha), "Terceira plenária começa na China com PIB decepcionante; entenda os principais pontos do encontro" (Valor) e "Sob pressão de investidores estrangeiros, o encontro debaterá desafios econômicos" (MSN) publicadas nesta semana revelam um viés negativo da imprensa ocidental sobre a economia chinesa.

Mas, segundo os dados apresentados pelo Centro Nacional de Estatísticas antes da Terceira Plenária, o crescimento de 0,3% abaixo da meta no segundo trimestre foi equilibrado pelo crescimento de 5,3% no primeiro trimeste, superando a meta.

Temas