O governo da China, através do seu Ministério das Relações Exteriores, se pronunciou sobre o atentado contra o ex-presidente e candidato à presidência dos EUA Donald Trump.
O porta-voz da pasta, Lin Jian, se pronunciou oficialmente.
Te podría interesar
A China está acompanhando o incidente do tiroteio no comício de campanha do ex-presidente dos EUA, Donald Trump. O presidente Xi Jinping expressou simpatia ao ex-presidente Trump", afirmou Lin Jian.
Relações EUA-China
Desde que Trump venceu a eleição em 2016, a postura dos EUA frente à China foi marcada pela agressividade de Washington e o distanciamento dos princípios de amizade que regiam a relação entre os países.
Te podría interesar
Durante o governo Trump, foram implementadas tarifas agressivas sobre as importações chinesas, o que resultou em uma guerra comercial de grande escala.
A administração Trump adotou uma postura confrontacional, vendo a ascensão da China como uma ameaça aos interesses dos EUA, e procurou retardar o progresso econômico e tecnológico do país asiático.
A administração Biden manteve a maioria das tarifas de Trump sobre produtos chineses, incluindo aço e alumínio, e continuou a restringir o investimento dos EUA em setores sensíveis de tecnologia chinesa.
Ambos os governos adotaram uma abordagem mais protecionista em relação ao comércio com a China e agressiva em níveis diplomáticas, apesar de Biden ter suavizado o discurso relativamente em comparação a Trump.