O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), após sugerir que quem dá conotações eleitorais ao atentado contra Donald Trump nos Estados Unidos é "babaca", sendo que seu próprio irmão Eduardo Bolsonaro (PL-SP) o fez, decidiu incorrer exatamente na atitude que criticou reciclando uma fake news em que tenta associar o PT e o ex-presidente do partido José Diceu à facada sofrida por seu pai, Jair Bolsonaro, na campanha eleitoral de 2018.
Neste domingo (14), Carlos Bolsonaro foi às redes sociais e publicou um vídeo de uma entrevista concedida por Dirceu em 2021. No fragmento que vem sendo usado para atacá-lo, o petista falava sobre possíveis erros de seu campo político e outros fatos imprevisíveis na política, como o episódio da facada, que poderiam impedir uma vitória de Lula ou Fernando Haddad na eleição de 2018.
Te podría interesar
Carlos Bolsonaro, no entanto, encampa a narrativa de que Dirceu teria afirmado que a facada "foi um erro nosso".
"A FACADA EM BOLSONARO FOI UM ERRO NOSSO! Prisões, buscas e apreensões, Jornal Nacional, inquéritos, intimidações, tabelinhas do sistema? Óbvio que não! Tudo não passa de MAIS UMA grande coincidência. Ainda bem que vivemos na Venezuela e não no Brasil", escreveu o vereador ao publicar o vídeo em questão.
Te podría interesar
Acontece que Dirceu não disse em momento algum que a facada foi "erro nosso". Ainda em 2021, o petista já havia desmentido Carlos Bolsonaro e outros bolsonaristas. O que Dirceu falou foi sobre fatos imprevisíveis, como a facada, e "erros" do PT que poderiam ter levado Jair Bolsonaro à vitória em 2018.
"Minha fala é uma lista de fatos imprevisíveis na política, que poderiam impedir a eleição do Lula ou do Haddad em 2018. Dentre eles, possíveis erros nossos E a facada em Bolsonaro. Coisas diferentes, compondo a mesma listagem de fatos imprevisíveis", respondeu Dirceu à época.
"Minha fala é uma LISTA de fatos imprevisíveis na política. Só não entenderá quem não sabe interpretar. Bolsonaro está desesperado. Na falta de um fato novo, para se livrar de debates, seu filho mais parecido tenta girar teorias conspiratórias baratas. Mas agradeço a audiência!", disse ainda.
Confira, abaixo, a íntegra da entrevista original de Dirceu que foi distorcida por Carlos Bolsonaro: