CHINA EM FOCO

Xi Jinping reforça China como país do Sul Global

Presidente chinês faz discurso em vídeo para cerimônia de abertura das celebrações do 60º aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento

Créditos: Xinhua - Presidente chinês, Xi Jinping, faz discurso na UNCTAD
Escrito en GLOBAL el

Nesta quarta-feira (12), o presidente chinês, Xi Jinping, fez um discurso por vídeo na cerimônia de abertura das celebrações do 60º aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

 Xi destacou que, ao longo dos últimos 60 anos, desde sua fundação, em vista de sua missão de alcançar a prosperidade para todos, a UNCTAD avançou vigorosamente na cooperação Sul-Sul, defendeu o diálogo Norte-Sul, promoveu uma nova ordem econômica internacional e fez importantes contribuições para o comércio e desenvolvimento global.

"Hoje, o mundo está passando por mudanças rápidas e sem precedentes em um século. Paz e desenvolvimento enfrentam novos desafios. Devemos assumir nossas responsabilidades com a história e as pessoas, manter o rumo certo e trabalhar juntos para construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade", discursou Xi.

O presidente chinês enfatizou que este ano marca o 75º aniversário da República Popular da China, que tem avançado na modernização chinesa em todas as frentes por meio do desenvolvimento de alta qualidade, o que proporcionará novas e maiores oportunidades para o desenvolvimento mundial.

"A China será sempre um membro do Sul Global e do mundo em desenvolvimento. A China buscará ativamente importar mais de outros países em desenvolvimento, intensificar nossa cooperação em comércio, investimento e desenvolvimento, e ajudar a implementar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Tendo o futuro da humanidade e o bem-estar das pessoas no coração, a China trabalhará junto com todas as partes para dar ao mundo um futuro brilhante de paz, segurança, prosperidade e progresso", observou.

Comentário da diplomacia chinesa

Durante a conferência regular de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da China desta quinta-feira (13), o porta-voz Lin Jian ressaltou a importância do discurso de Xi Jinping, que recebeu ampla atenção e resposta calorosa da comunidade internacional.

Lian destacou que o discurso do presidente chinês elogiou o papel da UNCTAD e conclamou todas as partes a assumirem suas responsabilidades com a história e com o povo, manterem o rumo certo e trabalharem juntos para construir uma comunidade com um futuro compartilhado.

O porta-voz destacou as três importantes proposições apresentadas por Xi:

  1. Promover um ambiente internacional para o desenvolvimento pacífico. "Precisamos buscar o verdadeiro multilateralismo, defender um mundo multipolar igualitário e ordenado, cumprir os propósitos e princípios da Carta da ONU e apoiar um papel mais eficaz da UNCTAD e de outras agências multilaterais".
     
  2. Seguir a tendência de desenvolvimento aberto. "Devemos defender uma globalização econômica universalmente benéfica e inclusiva, promover a liberalização e facilitação do comércio e do investimento, resolver adequadamente o desequilíbrio do desenvolvimento e outras questões, e tornar o sistema de governança global mais justo e equitativo".
     
  3. Aproveitar a oportunidade histórica para o desenvolvimento impulsionado pela inovação. "Precisamos aproveitar a oportunidade histórica para o desenvolvimento impulsionado pela inovação. É importante construir um ambiente aberto, inclusivo e não discriminatório para a economia digital, seguir o princípio centrado nas pessoas e de IA para o bem, fortalecer as regras e a governança relacionadas à IA no âmbito das Nações Unidas, avançar ativamente na transição verde e ajudar os países em desenvolvimento a aderirem à tendência de desenvolvimento digital, inteligente e verde."

Outro ponto do discurso de Xi destacado pelo porta-voz da diplomacia chinesa foi que a China está avançando na modernização chinesa em todas as frentes por meio do desenvolvimento de alta qualidade, o que proporcionará novas e maiores oportunidades para o desenvolvimento mundial.

A participação de Xi também destacou que a China busca trabalhar com a comunidade internacional para aprofundar a solidariedade e a cooperação, promover a cooperação de alta qualidade no Cinturão e Rota, implementar a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global, abrir um novo capítulo no desenvolvimento global, contribuir para a modernização do mundo todo e alcançar a prosperidade comum.