O presidente chinês, Xi Jinping, destacou nesta terça-feira (11) os esforços para melhorar o sistema corporativo moderno com características chinesas e promover um ambiente aberto e competitivo globalmente para a inovação científica e tecnológica.
Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente da Comissão Militar Central, fez as observações ao presidir a quinta reunião da comissão central para aprofundar a reforma geral do 20º Comitê Central do PCCh, que ele chefia.
Te podría interesar
A reunião deliberou e aprovou diretrizes sobre a otimização do sistema corporativo moderno com características chinesas, a proteção das rendas dos agricultores de grãos e a melhoria dos mecanismos de compensação nas principais áreas produtoras de grãos, além da construção de um ambiente aberto e competitivo globalmente para a inovação científica e tecnológica.
Xi ressaltou a necessidade de fortalecer a liderança do PCCh, melhorar a governança corporativa e promover a criação de um sistema corporativo moderno nas empresas, com responsabilidades claramente definidas e gestão eficaz, para fomentar mais empresas de classe mundial.
Te podría interesar
"Deve-se trabalhar para motivar os agricultores a cultivar grãos e estimular o entusiasmo dos governos locais para aumentar a produção de grãos, a fim de garantir a segurança alimentar. É também imperativo catalisar a inovação por meio da abertura, disse Xi, chamando para a abertura no setor de tecnologia, a construção de um sistema de inovação orientado globalmente e a participação ativa na inovação global", afirmou Xi.
Melhorias no sistema corporativo chinês
A reunião contou com a participação de Li Qiang, Wang Huning e Cai Qi, todos membros do Comitê Permanente do Bureau Político do Comitê Central do PCCh e diretores adjuntos da comissão central para aprofundar a reforma geral.
Para melhorar o sistema corporativo moderno, é essencial respeitar as empresas como atores-chave nas atividades empresariais, melhorar a governança corporativa moderna nas empresas estatais e fortalecer a supervisão e gestão do capital estatal, delineou o encontro. Também foi destacado que as empresas privadas elegíveis devem ser incentivadas a construir sistemas corporativos modernos.
Foram destacados esforços para melhorar a capacidade de produção agrícola abrangente do país, bem como políticas de preços, subsídios e seguros.
As principais áreas produtoras e consumidoras de grãos da China, bem como áreas com produção e consumo equilibrados de grãos, devem compartilhar a responsabilidade de garantir a segurança alimentar.
O apoio às pequenas fazendas e às novas entidades de negócios agrícolas deve ser coordenado para ligar as pequenas fazendas ao desenvolvimento agrícola moderno.
A reunião enfatizou a importância de expandir o intercâmbio científico e tecnológico global para forjar uma parceria cooperativa e de ganho mútuo, bem como construir um ambiente de pesquisa científica internacionalizado que atraia, retenha e aproveite plenamente os talentos.
Também foi solicitado o aprimoramento dos mecanismos de segurança científica e tecnológica e dos mecanismos de proteção contra riscos.