A China detém o maior mercado de Veículos de Energia Nova (NEV, na sigla em inglês) do mundo, e o número de NEVs em uso atingiu 20,41 milhões no final de 2023.
Em meio a esse aumento do número de NEV em circulação pelo mundo, poucos sabem que as baterias que movem uma décima parte desses veículos são fabricadas em Changzhou, considerada uma cidade pequena para os padrões chineses.
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Changzhou tem uma população de cerca de 5 milhões de habitantes. Pequim, capital nacional da China, tem mais de 20 milhões de habitantes; Xangai, centro financeiro da potência asiática, tem mais de 27 milhões; e Cantão (Guangzhou), mais de 14 milhões.
A chamada nova capital de energia da China, Changzhou tornou-se a cidade chinesa menos populosa a alcançar um PIB regional superior a 1 trilhão de yuans (aproximadamente 140,8 bilhões de dólares) em 2023. Ela se junta a Suzhou, Nanjing, Wuxi e Nantong como a quinta cidade da província de Jiangsu, no leste da China, a atingir esse marco.
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Changzhou registrou um Produto Interno Bruto (PIB) regional de 1,01 trilhão de yuans (aproximadamente 140,8 bilhões de dólares) em 2023, representando um aumento de 6,8% em relação ao ano anterior, conforme relatado pelo departamento de estatísticas local.
Esforços para a economia verde
Nos últimos anos, a China fez progressos significativos no desbloqueio do potencial de sua nova indústria de energia, não apenas para atingir suas metas duplas de carbono, de olho na redução do pico de emissões de carbono antes de 2030 e a neutralidade de carbono antes de 2060, mas também como meio de aprimorar a qualidade de vida por meio de práticas de baixo carbono.
Changzhou é uma espécie de garota-propaganda desse momento de impulso para a economia verde e de baixo carbono. Uma das mostras dos resultados desses esforços chineses pode ser visto pelas ruas da cidade, onde o número de veículos elétricos aumentou.
A construção de estações de recarga para NEVs também acelerou. Agora, os proprietários de NEV podem encontrar um carregador público dentro de uma viagem de cinco minutos em qualquer lugar no centro da cidade de Changzhou.
"A nova indústria de energia é uma fórmula vencedora para o desenvolvimento de Changzhou", afirmou Chen Jinhu, líder do Partido Comunista da China (PCCh) em Changzhou, à Xinhua.
A única solução para o problema das emissões de carbono nos países em desenvolvimento é desenvolver uma economia verde mais resiliente, disse Richard Kozul-Wright, diretor da divisão de estratégias de globalização e desenvolvimento da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento.
O progresso de Changzhou é o epítome de como a China está continuamente se movendo em direção a uma transição verde.
Nova energia em ascensão
O valor de produção da nova indústria de energia em Changzhou atingiu cerca de 768 bilhões de yuans no ano passado, e a cidade pretende expandir o valor da produção para mais de 1 trilhão de yuans até 2025, de acordo com Chen.
Essa meta ambiciosa equivale a mais do que mera retórica, já que inúmeras oficinas, que reuniram mais de três mil novas empresas relacionadas à energia, estão em pleno funcionamento na cidade.
Dados recentes mostraram que a integridade da cadeia industrial de baterias de energia em Changzhou atingiu 97%, ocupando a primeira posição na China, enquanto a produção representa 20% do total do país.
A cidade também fabrica 10% do número total de células e módulos fotovoltaicos fabricados na China. Além disso, Changzhou produziu cerca de 700 mil NEVs em 2023, representando 70% do número total fabricado em Jiangsu.
A gigante da bateria de energia, Contemporânea Amperex Technology (CATL), investiu mais de 40 bilhões de yuans em Changzhou desde 2016 para construir uma base de produção supergrande. Além disso, fabricantes de NEVs como BYD e Li Auto também estabeleceram operações de fabricação nesta cidade.
Cadeia industrial NEV completa
Na fábrica do fornecedor automotivo Faurecia, um grande volume de assentos de carro é produzido e entregue na fábrica inteligente da BYD, localizada a apenas alguns quilômetros de distância.
Em janeiro de 2022, a BYD começou a lançar NEVs em Changzhou, resultando na formação de uma cadeia industrial NEV completa na região.
"O novo agrupamento da indústria de energia em Changzhou é altamente desenvolvido e concentrado, promovendo assim uma forte capacidade de inovação e eficiência produtiva", afirmou Zhang Yaojun, professor da Universidade Renmin da China.
Na oficina de montagem de 59 mil m² da Li Auto, em Changzhou, diferentes tipos de peças automotivas são coletadas e transportadas por veículos guiados automaticamente, sendo posteriormente transformadas em diversos NEVs de luxo.
A empresa de NEV com sede em Changzhou entregou 376 mil carros em 2023, um aumento de 182,2% em relação ao ano anterior, com o preço médio de seus carros ultrapassando 300 mil yuans.
"Planejamos entregar 800 mil veículos e construir 2.000 estações de supercarregamento até 2024", calcula Li Xiang, CEO da empresa.
O robusto crescimento da Li Auto está diretamente ligado à nova força de inovação energética encontrada em Changzhou. Dados revelam que, a partir de outubro de 2023, a cidade registrou 7.315 novas patentes de invenção na indústria de energia, representando 21,9% do total da cidade.
Mais árvores pela cidade
Uma filosofia de baixo carbono também pode ser refletida através da ecologização urbana, e Changzhou integrou suas paisagens de parques com o espaço urbano para se transformar em uma cidade arborizada. A área verde per capita (por habitante) em Changzhou atingiu quase 15 m²
A quantidade mínima preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 12 m² de área verde por habitante, e a ideal é de 36 m², cerca de três árvores, por morador. Pequim tem 12 m² de área verde por habitante; Xangai, aproximadamente 8 m²; Cantão, 9 m²; Shenzhen, 25 m².
"O desenvolvimento verde é claramente visível, pois a cidade agora tem mais árvores e menos poluição, além de mais iniciativas de economia de energia e redução de carbono em andamento. O ar está mais limpo e fresco agora", disse Zhou Xiafeng, que reside em Changzhou há mais de 50 anos, à Xinhua.
Vida da baixo carbono
O conceito de desenvolvimento verde permitiu que Changzhou não apenas prosperasse economicamente e reduzisse as emissões de carbono, mas também criasse um estilo de vida de baixo carbono para seus residentes.
Recentemente, a cidade construiu uma estação avançada de armazenamento de calor, capaz de extrair calor residual de resíduos industriais para produzir e armazenar vapor a aproximadamente 160 graus Celsius. Esse vapor pode ser utilizado por empresas têxteis e de vestuário, promovendo o uso sustentável da energia.
Tecnologias de economia de energia são amplamente adotadas em Changzhou, onde o hub industrial tem promovido ativamente a aplicação de métodos energeticamente eficientes para reduzir a intensidade do consumo de energia. A cidade alcançou uma redução de 11,1% no consumo de energia por unidade do PIB em 2022.
O processo de descarbonização em Changzhou avança de maneira constante. A cidade adotou uma abordagem de polo de ferro para gerenciar o descarte de resíduos industriais e aumentou o suporte tecnológico para empresas tradicionais de manufatura, ajudando-as a se tornarem mais sustentáveis.
A indústria da construção é um dos principais contribuintes para as emissões de carbono na China. Nesse sentido, Changzhou construiu a única zona de demonstração do país para o agrupamento da indústria de construção verde, adicionando 13,5 milhões de metros quadrados de área de construção verde no ano passado.
Liderança chinesa global de NEV
A China lidera o mercado global de NEV, com o número de veículos em uso atingindo 20,41 milhões até o final de 2023. No ano passado, a China exportou 1,2 milhão de NEVs, um aumento de 77,6% em relação a 2022, e a BYD se tornou a principal vendedora mundial de veículos elétricos puros no quarto trimestre de 2023.
As exportações dos três principais produtos verdes intensivos em tecnologia - NEVs, baterias de íons de lítio e produtos fotovoltaicos - na cidade totalizaram 29,97 bilhões de yuans no ano passado, registrando um aumento anual de 12,3% e representando uma participação de 15,4% do total dessas exportações em toda a província.
As baterias de íons de lítio apresentaram um crescimento notável de 36,5%, enquanto as exportações de veículos elétricos de passageiros aumentaram mais de 165 vezes.
A cidade tem compartilhado oportunidades de desenvolvimento com o mundo, pois muitas empresas financiadas por estrangeiros no novo setor de energia escolheram se estabelecer em Changzhou e se beneficiar da cadeia industrial local.
É o caso da empresa estadunidense EnerVenue, fornecedora de baterias de armazenamento.
"Escolhemos Changzhou porque precisamos de um local onde possamos expandir rapidamente, e Changzhou oferece uma combinação única de infraestrutura da cadeia de suprimentos. Queremos fazer parte da nova visão energética de Changzhou e planejamos crescer significativamente aqui," relatou à Xinhua o CEO da companhia, Jorg Heinemann.