CHINA EM FOCO

Xi Jinping: desenvolvimento sustentável é 'chave de ouro' para resolver problemas globais

Presidente da China participa de encontro com lideranças de países da Ásia-Pacífico em São Francisco, na Califórnia (EUA)

Créditos: Xinhua - Presidente da China, Xi Jinping, participa de reunião de líderes da APEC
Escrito en GLOBAL el

Para o presidente da China, Xi Jinping, o desenvolvimento sustentável é a "chave de ouro" para resolver os problemas globais atuais. A declaração foi feita durante um diálogo informal em um almoço de trabalho durante a Reunião de Líderes Econômicos da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), nesta quinta-feira (16).

Xi afirmou que, nos últimos anos, a APEC cumpriu a Visão Putrajaya 2040 e implementou vigorosamente os Objetivos de Bangkok para a Economia Bio-Circular-Verde (BCG), contribuindo positivamente para o crescimento verde e sustentável global.

"Sob as circunstâncias atuais, precisamos construir um consenso adicional e focar em ações para injetar maior impulso na causa do desenvolvimento sustentável global", disse ele. Primeiro, acelerar a implementação da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, propôs.

Devemos colocar o desenvolvimento firmemente no centro da agenda global, construir um consenso político de que todos valorizam o desenvolvimento e todos os países trabalham juntos pela cooperação.

A China apresentou a Iniciativa de Desenvolvimento Global (GDI, da sigla em inglês) e fez esforços positivos para promover a sinergia entre a comunidade internacional e abordar os déficits de desenvolvimento, disse Xi.

O presidente chinês também propôs forjar um novo caminho de transformação para o desenvolvimento verde. Ele comentou que os países devem promover conjuntamente essa mudança e elencou quatro pontos:

  • Modificar e atualizar estruturas de energia, indústria e transporte
  • Promover a redução de carbono, da poluição, a expansão verde e o crescimento de maneira coordenada,
  • Transformar de forma justa a força de trabalho e o emprego de alta qualidade
  • Construir uma pátria de avanço coordenado da economia e do meio ambiente

Mudanças climáticas

Outra proposta apresentada por Xi foi a construção de uma sinergia global para enfrentar as mudanças climáticas. Ele convocou os países a defender a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima como um canal principal na governança climática global.

O presidente chinês também apelou que as nações façam a adesão ao princípio das responsabilidades comuns, mas diferenciadas, formulem metas climáticas de acordo com as condições nacionais respectivas, atendam às preocupações dos países em desenvolvimento em termos de financiamento, capacitação e transferência de tecnologia, e promovam a implementação plena e eficaz da convenção e do Acordo de Paris.

A China implementou completamente o novo conceito de desenvolvimento, promoveu a transformação verde e de baixo carbono da economia e da sociedade de maneira abrangente e contribuiu continuamente para a construção de uma pátria de coexistência harmoniosa entre a humanidade e a natureza.

Nova Rota da Seda

Para promover a Iniciativa do Cinturão e Rota Verde, a China continuará a aprofundar a cooperação em infraestrutura verde, energia verde, transporte verde e outros campos, e apoiar a capacitação dos países em desenvolvimento por meio do fundo especial para a cooperação Sul-Sul sobre mudança climática, afirmou Xi.

A China está pronta para trabalhar com todas as partes para fazer maiores contribuições para a construção de uma comunidade de desenvolvimento global, bem como um mundo limpo e belo, acrescentou Xi.

O diálogo, presidido pelo Presidente dos EUA Joe Biden, teve como tema a sustentabilidade, o clima e a transição energética justa.

Com informações da Xinhua