A China revelou neste domingo (29), em Pequim, os protótipos do trem-bala CR450, que atingiram uma velocidade de teste de até 450 quilômetros por hora e uma velocidade operacional de 400 quilômetros por hora. Essa estreia destaca os avanços de ponta do país em tecnologia ferroviária e sua contribuição para a indústria ferroviária global.
O CR450 é significativamente mais rápido que os trens de alta velocidade CR400 Fuxing, atualmente em operação, que atingem velocidades de 350 quilômetros por hora.
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A China State Railway Group (China Railway) realizará uma série de testes em linhas ferroviárias e otimizará os indicadores técnicos para garantir que o CR450 entre em serviço comercial o mais rápido possível.
Foco em inovação
Em relação aos modelos anteriores, o CR450 terá uma redução de 22% na resistência operacional e uma diminuição de 10% em seu peso, conforme informou a China Railway.
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Os novos protótipos incluem dois modelos: o CR450AF e o CR450BF, ambos com oito vagões, sendo quatro motorizados e quatro não motorizados, de acordo com a CRRC Corporation Limited (CRRC), principal fabricante de trens da China.
Os trens apresentam um sistema de tração de ímã permanente refrigerado a água, altamente avançado e estável, garantindo desempenho e segurança excepcionais durante as operações.
Eles também têm um sistema de frenagem de emergência em múltiplos níveis e mais de quatro mil sensores para monitoramento em tempo real de sistemas essenciais, como controle do trem, pantógrafo de alta tensão e detecção de incêndios.
O CR450 introduz um novo design de bogie (estrutura que suporta os vagões) para minimizar a resistência ao ar em altas velocidades, além de utilizar materiais leves e técnicas avançadas de redução de ruído. Comparado a seus antecessores, reduz o ruído interno em 2 decibéis e aumenta o espaço para serviços aos passageiros em 4%.
Essas inovações prometem impulsionar o avanço global da tecnologia ferroviária de alta velocidade, segundo a CRRC.
Alcance global
Desde o lançamento da ferrovia intermunicipal Pequim-Tianjin em 2008, com velocidades projetadas de 350 quilômetros por hora, a China construiu a rede ferroviária de alta velocidade mais extensa e avançada do mundo, totalizando cerca de 47 mil quilômetros de trilhos operacionais, segundo dados da Administração Nacional de Ferrovias.
Os projetos ferroviários têm desempenhado um papel crucial no desenvolvimento econômico e social da China, reduzindo tempos de viagem e impulsionando indústrias ao longo das rotas ferroviárias.
Os trens de alta velocidade da China, exemplo bem-sucedido de inovação independente, têm sido recebidos globalmente. Desde o início das operações comerciais em outubro de 2023, a ferrovia de alta velocidade Jacarta-Bandung, na Indonésia, transportou 4 milhões de passageiros, operando a 350 quilômetros por hora, no primeiro projeto internacional a utilizar totalmente sistemas, tecnologia e componentes industriais chineses.
Outro projeto de destaque é a ferrovia Belgrado-Novi Sad, na Sérvia, que celebrou seu segundo aniversário em março e tem contribuído significativamente para a conectividade local.
A China lidera o desenvolvimento dos 13 padrões internacionais de alta velocidade estabelecidos pela União Internacional de Ferrovias (UIC). O próximo Congresso Mundial de Alta Velocidade da UIC será realizado em Pequim, de 8 a 11 de julho de 2025, destacando ainda mais o progresso e as contribuições da China para a indústria ferroviária global.
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Com informações da Xinhua