O Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República do Brasil, foi palco de um momento emblemático nesta quarta-feira (20), quando o presidente Lula organizou uma calorosa cerimônia de boas-vindas ao presidente chinês, Xi Jinping.
Entre discursos e gestos de amizade, um destaque cultural emocionou os presentes: a apresentação da canção chinesa "Minha Pátria", interpretada em chinês por uma cantora brasileira.
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A jornalista chinesa que fala português e trabalha na Rádio China Internacional em Pequim, Isabela Shi, comentou, emocionada, sobre a execução da música.
Canção sobre amor à pátria
Composta na década de 1950, com letra de Qiao Yu e música de Liu Chi, a canção "Minha Pátria" simboliza o amor do povo chinês por sua terra, retratando paisagens deslumbrantes e a unidade nacional.
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A música se tornou uma das peças patrióticas mais icônicas da China, frequentemente executada em celebrações e eventos culturais, além de ser um símbolo de intercâmbio cultural internacional. Confira a tradução livre para o português:
Minha Pátria
Um grande rio com ondas largas,
O vento traz a fragrância do arroz de ambas as margens.
Minha casa está ao lado do rio,
Eu cresci sob seu amor.A água do rio é doce e clara,
Como nossas canções, como nossas risadas.
Amigos vêm de terras distantes,
E todos são recebidos com calor.Este é o belo e rico lugar onde eu nasci,
É o solo amado da minha pátria.
Em tempos de perigo, ergueremos nossos corações,
E defenderemos nossa terra com coragem e união.
Gestos recíprocos reforçam laços culturais
A escolha de "Minha Pátria" não foi casual. Lula explicou que o gesto expressa gratidão pela recepção calorosa que recebeu em sua visita à China no ano passado, quando o lado chinês tocou a música brasileira "Novo Tempo" na cerimônia de boas-vindas.
"Fiz questão de arranjar, na cerimônia de boas-vindas, uma apresentação da famosa música chinesa Minha Pátria por uma artista brasileira. O objetivo foi para expressar agradecimento à parte chinesa pela acolhida calorosa durante a minha visita à China do ano passado, e manifestar a profunda afinidade do povo brasileiro com o povo chinês", explicou Lula durante sua reunião com Xi.
Ambas as canções, profundamente significativas em seus respectivos contextos nacionais, foram usadas para fortalecer a amizade entre os dois países.
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O símbolo do Palácio da Alvorada
O local de recepção a Xi Jinping, o Palácio da Alvorada, também é cheio de mensagens simbólicas. Situado às margens do Lago Paranoá em Brasília, é a residência oficial do presidente da República Federativa do Brasil.
Projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, é uma das mais icônicas obras do modernismo brasileiro e foi o primeiro edifício inaugurado na nova capital, em 30 de junho de 1958, dois anos antes da fundação oficial de Brasília.
O edifício não é apenas uma residência oficial; é um ícone da identidade nacional, refletindo a criatividade, o talento arquitetônico e a ambição de um país que buscava projetar-se como moderno e progressista na segunda metade do século XX.
Arquitetura
- Estilo Modernista: O projeto reflete o uso elegante de linhas simples, grandes espaços abertos e integração com o ambiente natural, características marcantes do modernismo.
- Colunata em destaque: Uma das principais marcas do Alvorada é sua sequência de colunas brancas em formato parabólico, que criam uma sensação de leveza e simbolizam o movimento das águas do lago próximo.
- Materialidade: O edifício é construído em concreto armado, com revestimentos de mármore e vidro, destacando-se pela sua aparência limpa e contemporânea.
Uso e estrutura
O Palácio da Alvorada funciona como a residência oficial do presidente e sua família, mas também é um espaço para recepções oficiais, encontros diplomáticos e eventos governamentais. Ambientes internos:
- Área residencial: Inclui quartos, salas de estar e áreas privativas para o presidente e sua família.
- Salão Nobre: Utilizado para eventos oficiais.
- Biblioteca: Um espaço reservado para estudos e reuniões menores.
- Capela Privativa: Dedicada a momentos de reflexão e orações.
- Jardins: Os jardins, projetados pelo paisagista Roberto Burle Marx, complementam a arquitetura do palácio, criando um ambiente harmonioso com o Lago Paranoá.
Simbolismo e nome
O nome "Alvorada" foi escolhido pelo então presidente Juscelino Kubitschek, idealizador de Brasília, como uma referência ao início de uma nova era para o Brasil. O palácio simboliza o otimismo do período, marcado pela modernização e o desenvolvimento nacional.
Acesso e importância histórica
Embora o Alvorada seja uma residência privada, é possível visitá-lo em eventos especiais ou conhecer sua fachada e jardins durante passeios turísticos em Brasília. Ele é um marco histórico e cultural, representando o auge do modernismo e a visão de JK para uma capital inovadora e integrada.
Amizade histórica e cooperação estratégica
A visita de Xi Jinping ao Brasil celebra cinco décadas de relações diplomáticas entre os dois países e marca sua quinta visita ao país sul-americano.
Durante o encontro com Lula, os líderes anunciaram a elevação dos laços bilaterais ao nível de Comunidade de Futuro Compartilhado China-Brasil por um Mundo Mais Justo e um Planeta Mais Sustentável, alinhando estratégias de desenvolvimento como a Iniciativa Cinturão e Rota da China e programas brasileiros como o PAC e o Plano de Transformação Ecológica.
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Xi destacou que Brasil e China encontraram ao longo de 50 anos um caminho baseado no respeito mútuo e no benefício recíproco. "Os laços China-Brasil estão no seu melhor momento na história", afirmou o líder chinês.
Lula, por sua vez, classificou a visita como um novo marco nas relações bilaterais. "Estamos abrindo um novo capítulo na formação da Comunidade de Futuro Compartilhado Brasil-China", disse o presidente brasileiro.
Cultura como ponte entre nações
A escolha das músicas "Minha Pátria" e "Novo Tempo" simboliza mais do que gestos diplomáticos – representam uma compreensão mútua das culturas e valores que moldam as duas nações. Com compromissos renovados, Brasil e China reforçam seu papel como líderes no desenvolvimento global, mirando um futuro de cooperação, sustentabilidade e prosperidade compartilhada.
Os dois países fortaleceram os laços culturais por meio de três importantes acordos firmados neste mês voltados para o audiovisual e o setor cinematográfico. As iniciativas, assinadas entre o Ministério da Cultura do Brasil e as entidades chinesas China Media Group (CMG), o China Film Archive (CFA) e a China Film Administration, reforçam o intercâmbio cultural, a capacitação técnica e a preservação de registros históricos.
Cooperação audiovisual e novas mídias
O acordo firmado com o CMG, assinado em Brasília, tem como objetivo principal promover o intercâmbio cultural e a produção conjunta de obras audiovisuais. Com validade inicial de dois anos, o Memorando prevê:
- Fortalecimento cultural: Incentivo à realização de eventos e produções conjuntas.
- Cooperação técnica: Formação de profissionais e troca de conhecimentos no setor de novas mídias.
- Respeito à legislação: Condução de iniciativas em conformidade com as leis locais de ambos os países.
A assinatura contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do presidente do CMG, Shen Haixiong, marcando um novo capítulo na colaboração cultural sino-brasileira.
Leia aqui o memorando de entendimento.
Preservação e capacitação no cinema
No Rio de Janeiro, dois outros Memorandos de Entendimento foram assinados, voltados para o setor cinematográfico.
Com o China Film Archive:
- Preservação audiovisual: Cooperação em ações de salvaguarda de acervos históricos.
- Intercâmbio técnico e cultural: Mostras de cinema e eventos conjuntos para valorizar produções brasileiras e chinesas.
- Capacitação profissional: Treinamentos e programas de formação para técnicos e gestores do setor audiovisual.
O acordo terá validade inicial de três anos, com possibilidade de renovação tácita.
Leia aqui o memorando de entendimento.
Com a China Film Administration:
- Produção e intercâmbio de filmes: Estímulo à criação de obras que reflitam a diversidade cultural.
- Educação cinematográfica: Parcerias voltadas para o aprimoramento técnico de profissionais do setor.
- Festivais e eventos: Participação mútua em festivais e organização de seminários bilaterais.
Este Memorando terá vigência inicial de cinco anos e prevê renovação automática.
Leia aqui o memorando de entendimento.
Aproximação cultural
Os acordos ressaltam o compromisso de Brasil e China em promover valores como amizade, tolerância e diversidade, utilizando o cinema e o audiovisual como ferramentas para fortalecer o entendimento entre os povos. As parcerias refletem uma estratégia de integração cultural e tecnológica, com benefícios diretos para a economia criativa e o desenvolvimento profissional em ambos os países.
Esses esforços conjuntos simbolizam um avanço significativo na diplomacia cultural, destacando a importância do Brasil e da China como líderes no intercâmbio global de ideias e expressões artísticas.
China Media Group (CMG)
O China Media Group (CMG), também conhecido como Grupo de Mídia da China, é o conglomerado estatal de mídia da República Popular da China. Criado em março de 2018, o CMG reúne três das principais organizações de comunicação do país: China Central Television (CCTV), China National Radio (CNR) e China Radio International (CRI). A fusão dessas entidades foi uma iniciativa do governo chinês para consolidar sua presença global no setor de comunicação e fortalecer a influência midiática do país.
Principais funções do CMG
- Produção de conteúdo multimídia: O CMG é responsável pela produção de conteúdos audiovisuais, radiofônicos e digitais em múltiplos idiomas, com o objetivo de atingir audiências domésticas e internacionais. A CCTV, por exemplo, opera diversos canais de televisão, incluindo a CCTV International (CGTN), que transmite conteúdos em inglês, espanhol, francês, árabe e russo.
- Promoção de cultura e diplomacia: O grupo utiliza seus recursos para promover a cultura chinesa e os valores do país, servindo como uma ferramenta de diplomacia cultural. Por meio de sua programação, o CMG busca apresentar ao mundo uma visão positiva e moderna da China.
- Expansão internacional: O CMG opera centros de produção e transmissão em diversos países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, África e América Latina. Sua atuação global é parte de uma estratégia para ampliar a influência da narrativa chinesa em questões internacionais.
- Inovação tecnológica: O grupo tem investido em tecnologias de ponta, como inteligência artificial, big data e transmissão em 4K/8K, para modernizar suas operações e melhorar a qualidade de suas produções.
Estrutura
- China Central Television (CCTV): A principal emissora de televisão do grupo, conhecida por sua ampla cobertura nacional e internacional. Seu braço internacional, a CGTN (China Global Television Network), é voltado para audiências globais.
- China National Radio (CNR): A rádio estatal, que opera emissoras voltadas para notícias, entretenimento e cultura.
- China Radio International (CRI): Especializada em conteúdos multilíngues e direcionada a audiências internacionais.
Relevância global
O CMG desempenha um papel estratégico na disseminação da narrativa chinesa globalmente. Suas operações estão alinhadas com os objetivos de soft power da China, promovendo cooperação internacional em setores como cultura, tecnologia e comunicação. No Brasil, o grupo tem firmado parcerias com instituições culturais e veículos de comunicação, como parte de sua estratégia de expansão na América Latina.
A atuação do CMG reflete a importância que a China atribui à mídia como ferramenta de influência e conexão global. A organização está na vanguarda dos esforços do país para moldar a percepção internacional de sua cultura, política e economia.
China Film Archive (CFA)
O China Film Archive (CFA) é uma das principais instituições da China voltadas para a preservação, pesquisa e promoção da herança cinematográfica do país. Fundado em 1958, o arquivo é responsável por coletar, catalogar e conservar filmes, roteiros, fotografias, equipamentos e outros itens relacionados à história do cinema chinês. Principais funções:
- Preservação de acervos: armazena e restaura filmes históricos, garantindo a conservação de obras importantes para a cultura e história da China.
- Pesquisa e documentação: realiza estudos acadêmicos sobre cinema, publica materiais relacionados ao tema e promove seminários e exposições.
- Educação e exibição: organiza mostras de cinema e promove a educação sobre a importância do cinema na sociedade.
- Colaboração internacional: participa de intercâmbios culturais e colabora com arquivos e instituições cinematográficas de outros países.
O CFA desempenha um papel estratégico na preservação do cinema como patrimônio cultural e na promoção da indústria cinematográfica chinesa no cenário internacional.
China Film Administration (CFA - Administração de Cinema da China)
A China Film Administration é a agência governamental responsável por regular e supervisionar a indústria cinematográfica na China. Parte do sistema de administração estatal, a instituição é vinculada ao Departamento de Publicidade do Partido Comunista da China, que regula a produção cultural do país. Principais funções:
- Regulação da indústria: Aprova roteiros, regula a produção, distribuição e exibição de filmes, assegurando conformidade com as políticas nacionais.
- Políticas de fomento: Desenvolve estratégias para o crescimento da indústria cinematográfica, incentivando a produção local e a inovação tecnológica.
- Cooperação internacional: Facilita acordos bilaterais e promove o intercâmbio cultural no setor audiovisual.
- Fiscalização e censura: Garante que os filmes respeitem as normas éticas e culturais definidas pelo governo, alinhando a produção cinematográfica com os valores e objetivos políticos nacionais.
A China Film Administration desempenha um papel crucial na expansão da indústria cinematográfica chinesa, fortalecendo sua competitividade global e promovendo produções que reflitam a diversidade cultural e os valores do país.
Ambas as instituições – China Film Archive e China Film Administration – são pilares fundamentais do setor cinematográfico chinês, com enfoques complementares: enquanto o CFA preserva e celebra a história do cinema, a Administração de Cinema foca na regulação e desenvolvimento da indústria no presente e no futuro.
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