Às vésperas da Cúpula do G20 e da visita de Estado do presidente chinês, Xi Jinping, ao Brasil, o programa Clássicos Citados por Xi Jinping, em sua terceira temporada e versão em português, começou a ser transmitido em vários veículos de comunicação brasileiros desde o início de novembro.
LEIA TAMBÉM: Qual a agenda de Xi Jinping com Lula?
Te podría interesar
A série é uma produção do Grupo de Mídia da China (CMG, da sigla em inglês) e traz uma seleção de frases clássicas e antigas citadas por Xi em discursos, artigos e conversas, com foco em temas como preservação da biodiversidade, inovação cultural e intercâmbio entre civilizações.
Em um ano que marca o 50º aniversário das relações diplomáticas entre China e Brasil, o programa destaca valores e temas que refletem a visão de Xi Jinping sobre uma "comunidade com futuro compartilhado para a humanidade" e a importância da diversidade cultural.
Te podría interesar
LEIA TAMBÉM: 50 anos das relações diplomáticas Brasil-China: Celebrando o passado e lançando as bases do futuro
Uma das expressões escolhidas para ilustrar essa perspectiva foi o antigo ditado chinês: "a menos que aprendam com os pontos fortes de cem escolas de pensamento, não poderão alcançar a singularidade individual." Com isso, o programa busca transmitir ao público brasileiro as abordagens e soluções chinesas para desafios globais.
Assista
Episódio 1 - Grandes mudanças na costa leste do Pacífico: “De Chancay a Shanghai”
Episódio 2 - Cabelo preto e branco: protegendo o passado e o futuro de Dunhuang
Episódio 3 - Vida Nova na Montanha Daliang
Episódio 4 - A carpa nua de Qinghai “nada” por uma nova era ecológica
Episódio 5 - O Velho e o Deserto
Episódio 6 - A beleza da harmonia entre civilizações no Porto de Piraeus
Siga os perfis da Revista Fórum e da jornalista Iara Vidal no Bluesky