O ex-vice-ministro das Relações Exteriores e ex-subsecretário-geral da ONU, Liu Zhenmin, foi nomeado o novo enviado especial da China para a mudança climática.
Ele sucede Xie Zhenhua, conforme anunciado pela porta-voz da chancelaria chinesa, Mao Ning, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (15) em Pequim.
Te podría interesar
Liu Zhenmin é um diplomata sênior com vasta experiência em negociações multilaterais sobre mudança climática e desenvolvimento sustentável.
Liu, em sua nova função, pretende continuar a promover o diálogo e a cooperação internacional, contribuindo para a transição global para um desenvolvimento sustentável e de baixo carbono, bem como para a construção de uma comunidade de vida integrada entre humanidade e natureza.
Te podría interesar
Seu histórico em posições-chave da ONU, especialmente no Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais, o posiciona como uma figura influente nas discussões ambientais globais.
Durante mandato do antecessor no cargo, Xie Zhenhua, foi desempenhado um papel fundamental na cooperação entre China e EUA no âmbito da mudança climática e no desenvolvimento global verde e de baixo carbono, ganhando reconhecimento internacional por suas contribuições.
LEIA TAMBÉM: Principal enviado climático da China deixa o cargo após mais de 15 anos de diplomacia ambiental
Perfil de Liu Zhenmin
Liu Zhenmin exerceu o cargo de subsecretário-geral para Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas. Já atuou como vice-ministro das Relações Exteriores da China e acumula vasta experiência diplomática para o cargo, incluindo um período como embaixador e representante permanente da China no Escritório da ONU em Genebra.
Com mais de três décadas de serviço diplomático, Liu é reconhecido por seu papel significativo nas negociações climáticas globais, incluindo sua participação decisiva no Protocolo de Quioto e no Acordo de Paris. Sua carreira é marcada pelo envolvimento em importantes questões ambientais, incluindo a proteção da Antártica e dos oceanos.
Liu, nascido em agosto de 1955 na província de Shanxi, China, também é um acadêmico, com um mestrado em Direito pela Universidade de Pequim.