CHINA EM FOCO

Jogos Asiáticos: Hangzhou se prepara para competições inteligentes e sustentáveis

Evento multiesportivo vai aproveitar vantagens da região na economia digital para integrar tecnologias inovadoras ao longo da competição

Créditos: Xinhua (Huang Zongzhi) - Mascotes dos Jogos Asiáticos de Hangzhou, Chenchen, Congcong e Lianlian.
Escrito en GLOBAL el

Além das emocionantes competições, os Jogos Asiáticos de Hangzhou também têm como objetivo alcançar a neutralidade de carbono e oferecer soluções de ponta.

Para eventos esportivos multiesportivos como os Jogos Asiáticos, a competição entre atletas de elite pode dominar o foco principal, mas as inovações para tornar esses eventos esportivos uma realidade sustentável também merecem a atenção do público.

Com os 19º Jogos Asiáticos em Hangzhou, província de Zhejiang, no leste da China, se aproximando, os organizadores estão esperançosos de que seus esforços para realizar Jogos verdes e inteligentes contribuirão para uma experiência extraordinária para atletas, oficiais e espectadores.

O secretário-geral executivo do Comitê Organizador dos Jogos Asiáticos de Hangzhou (HAGOC), Chen Weiqiang, falou sobre as expectativas do evento.

Vamos aproveitar ao máximo a vantagem de Hangzhou na economia digital para integrar tecnologias inovadoras ao longo de nossos preparativos para os Jogos Asiáticos, a fim de contribuir para um evento esportivo e cultural de sucesso, esplêndido e inesquecível.

Jogos sustentáveis 

Todos os 56 locais de competição para os Jogos Asiáticos de Hangzhou foram concluídos até o final de março do ano passado, sendo que 12 foram construídos recentemente e o restante foi renovado ou construído temporariamente.

Xinhua - Vista do Centro de Esportes Eletrônicos de Hangzhou, um local dos 19º Jogos Asiáticos de Hangzhou 2022 em Hangzhou, na província de Zhejiang, leste da China.

Enquanto Hangzhou busca sediar os Jogos Asiáticos com neutralidade de carbono, o uso de eletricidade verde nos locais é um passo concreto.

De acordo com a State Grid Hangzhou Electric Power Supply, parte da eletricidade verde utilizada nos locais é energia fotovoltaica transmitida de áreas como a Bacia de Qaidam na Província de Qinghai, o Passo Jiayu na Província de Gansu e o Planalto de Loess no noroeste da China, enquanto outra parte é energia eólica gerada em áreas, incluindo a Região Autônoma Uigur de Xinjiang.

Além da energia verde, tecnologias ecologicamente corretas têm sido amplamente utilizadas em equipamentos, transporte e serviços de entrega na preparação para os Jogos.

Na Vila dos Jogos Asiáticos, estão localizadas as primeiras estações de recarga de alta potência e sem fio de Veículo-à-Rede (V2G) do país, equipadas com oito dispositivos de recarga de 500 quiloWatts, oito vagas de estacionamento de recarga sem fio e oito pilhas de recarga V2G. A instalação fornecerá um serviço de recarga eficiente e conveniente para garantir o transporte verde naquela área.

Com o objetivo de aumentar a sustentabilidade, diversos locais adotaram sistemas de reciclagem de água. Por exemplo, graças a um sistema de reciclagem de água da chuva, o Centro de Esportes Aquáticos de Fuyang pode economizar cerca de mil toneladas de água por mês, o que equivale a 35%  de seu consumo.

Xinhua (Weng Xinyang) - Vila dos Atletas

Os mascotes dos Jogos Asiáticos de Hangzhou, cujo tecido é feito com tecnologia de impressão digital, também são uma tentativa inovadora de serem ecologicamente corretos.

Comparado com a tecnologia de impressão tradicional, o processo digital não gera desperdício de água, gás ou polpa. Os bonecos dos mascotes são cortados por trabalhadores usando tesouras elétricas em vez de máquinas de corte a laser para reduzir a poluição do ar.

Jogos inteligentes

Para Hangzhou, que é apelidada de polo de empresas e inovação, os Jogos Asiáticos são uma janela para mostrar as tecnologias de ponta da cidade, incluindo big data, inteligência artificial e realidade virtual.

A primeira rota de ônibus autônomo para os Jogos Asiáticos de Hangzhou foi lançada no Shaoxing Baseball & Softball Sports Center em junho. Os ônibus shuttle são equipados com câmeras de alta definição, radar a laser, radar de ondas milimétricas e um sistema de radar e posicionamento ultrassônico para garantir a segurança.

Os serviços de transporte autônomo também estão disponíveis na zona de competição de Huzhou. Os ônibus operam em uma rota de loop de 10 quilômetros entre o Deqing Sports Center Gymnasium e o Deqing Geographic Information Town Basketball Court.

Xinhua (Weng Xinyang) - Jornalistas experimentam ônibus de realidade aumentada na Vila dos Jogos Asiáticos de Hangzhou

O gerente do projeto, Qian Jiangfeng, explicou a iniciativa e disse que, embora os ônibus sejam autônomos, um operador de segurança é obrigatório para supervisionar sua operação por enquanto.

O ônibus dirige suavemente a uma velocidade de no máximo 50 quilômetros por hora, respondendo de forma sensível e reduzindo a velocidade ao encontrar ultrapassagens, mudanças de faixa e semáforos.

Outro destaque dos esforços de Hangzhou para sediar "Jogos inteligentes" é o programa de condutores da tocha digital, que permite que qualquer usuário de smartphone participe do revezamento da tocha.

Os organizadores disseram que o revezamento da tocha digital online atraiu mais de 100 milhões de participantes desde o seu lançamento em 15 de junho.

Ele será concluído com um espetáculo de luz digital na cerimônia de abertura - o primeiro dos Jogos Asiáticos - em 23 de setembro. O diretor-geral do Conselho Olímpico da Ásia, Husain Al-Musallam, comentou a novidade.

Este é o primeiro condutor de tocha online na história dos Jogos Asiáticos, uma conquista notável para Hangzhou em seus esforços para sediar Jogos Asiáticos inteligentes.

De acordo com Han Chongxin, um oficial da China Mobile Hangzhou, a tecnologia 5G proporcionará uma experiência de visualização de jogos mais rápida e suave para o público.

Xinhua (Xu Yu) - Transportadoras de logística inteligente serão usadas no Centro de Mídia Principal durante os Jogos Asiáticos de Hangzhou.

Sem as restrições de cabos de fibra óptica, as pessoas podem assistir aos jogos de onde estiverem, seja no escritório ou em espaços públicos abertos, e com menos atraso.

"SmartHangzhou2022", o primeiro mini-programa digital de parada única na história dos Jogos Asiáticos, oferece informações sobre seis aspectos dos Jogos, apresentando ingressos, alimentação, acomodação, transporte, pontos turísticos famosos e informações de compras em Hangzhou e outras cidades co-anfitriãs.

Segundo o HAGOC, o programa já conta com mais de 100 milhões de usuários registrados e mais de 4,3 bilhões de visitas.

"Durante os Jogos Asiáticos de Hangzhou, a plataforma pode fornecer a solução de parada única para atender às diversas necessidades, como alimentação, acomodação, viagens, turismo, compras e entretenimento", disse o prefeito de Hangzhou, Yao Gaoyuan.

Com informações da Xinhua