CHINA EM FOCO

Opinião: Um olhar sobre o mercado de carros elétricos na China

Artigo do brasileiro radicado na China, Renato Peneluppi, sobre a liderança mundial chinesa na produção de veículos movidos a eletricidade

Créditos: Divulgação - Carro elétrico sendo recarregado na China
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O mercado de carros elétricos da China emergiu como um jogador crucial na indústria automotiva global ao exibir um crescimento notável e estabelecer tendências para o futuro. Com as vendas de veículos elétricos (VE) em ascensão e uma substancial participação de mercado, a potência asiática se posiciona como líder na transição para o transporte sustentável.

Além disso, a busca incessante do país por avanços tecnológicos impulsionou o desenvolvimento de baterias de alta capacidade, que vão desempenhar um papel crucial na moldagem do futuro da indústria de VE em todo o mundo.

À medida que a revolução elétrica ganha impulso, seu impacto se estende muito além das fronteiras da China, com a América Latina emergindo como um novo território para a adoção de VE, apresentando oportunidades e desafios significativos nessa mudança transformadora em direção à mobilidade elétrica. Como está o mercado de carros elétricos na China?

Um vislumbre sobre o mercado de carros elétricos da China

Getty Images - Linha de montagem do carro elétrico T03 na fábrica da chinesa Leapmotor em Jinhua, província de Zhejiang

Em 2022, as vendas de veículos elétricos, incluindo veículos elétricos híbridos plug-in (PHEVs) e veículos elétricos a bateria (BEVs), alcançaram uma marca significativa, representando 10% das vendas totais de carros no mercado global.

Enquanto a participação da Europa em veículos elétricos ficou em 11%, a China superou ambas as regiões, com as vendas de veículos elétricos representando 19% do mercado doméstico. De acordo com a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis (CAAM), a China foi responsável por aproximadamente dois terços das vendas globais de BEVs em 2022.

Para compreender o estado atual da indústria global de VE, é crucial considerar que em 2020 houve um crescimento mínimo no registro de novos carros. A pandemia de Covid-19 e o impacto econômico subsequente tiveram um efeito negativo no mercado automobilístico global.

No entanto, 2020 acabou sendo inesperadamente positivo, testemunhando um crescimento de 43% nas vendas globais de VE em comparação com 2019. Além disso, a indústria de carros elétricos alcançou uma participação de mercado global recorde de 4,6% em 2020.

O momentum continuou em 2021, com as vendas de veículos elétricos dobrando em relação ao ano anterior, alcançando a marca recorde de 6,75 milhões de unidades. O número de VE vendidos em uma única semana em 2021 superou as vendas totais de todo o ano de 2012.

Os veículos elétricos devem desempenhar um papel central na realização da ambiciosa meta de emissão zero até 2050, e a indústria está se esforçando ativamente para alcançar esse objetivo.

Crescimento impressionante e sucesso nas exportações

Xinhua -Ônibus com piloto automático de nova energia participa de um teste perto do local do Fórum Boao para a Ásia (BFA) em Boao, Província de Hainan, sul da China, em 16 de abril de 2022.

Até o final de 2020, a China já havia alcançado uma impressionante participação de mercado de 6,3% para veículos elétricos (EVs), dos quais 5,1% eram veículos elétricos a bateria (BEVs). No ano seguinte, em 2021, essa participação aumentou ainda mais para 15%, com os BEVs representando 12%.

Apesar da desaceleração prevista, a China agora atingiu uma impressionante participação de mercado de 30% para veículos elétricos, com os BEVs correspondendo a 22% do mercado. Em 2022, mais de 5,2 milhões de novos carros elétricos plug-in foram registrados na China, quase dobrando os números do ano anterior e superando as vendas totais de 2021.

Dentro da China, os veículos elétricos híbridos (HEVs) representaram 1,40 milhão de unidades (8% do total em 2022), enquanto os BEVs corresponderam a 3,85 milhões de unidades (22% do total em 2022). O total combinado de ambos os tipos alcançou 5,25 milhões de unidades, constituindo 30% do mercado de VE em 2022. Além disso, as montadoras chinesas exportaram 3,398 milhões de veículos em 2022, um aumento de 55% em comparação com 2021, dos quais 1,12 milhão de unidades eram veículos elétricos.

Dados da autoridade da indústria automobilística da China revelaram que as exportações de automóveis da China ultrapassaram 300 mil unidades pela primeira vez, com as exportações totais em 2022 superando a Alemanha e ocupando o segundo lugar, atrás apenas do Japão, o maior exportador mundial de automóveis, com 3,7 milhões de unidades exportadas em 2022.

Ralf Brandstatter, o chefe da Volkswagen China, expressou sua crença de que os veículos elétricos continuarão a se expandir rapidamente, possivelmente levando a um declínio permanente nas vendas de veículos convencionais, à medida que os veículos plug-in ganham mais participação de mercado na China.

Ele mencionou que no ano anterior, um em cada quatro veículos vendidos pela Volkswagen na China era um VE, e este ano espera-se que seja um em cada três. Brandstatter prevê que o ponto de inflexão será alcançado entre 2025 e 2030. Embora a Volkswagen esteja atrás dos fabricantes domésticos chineses de veículos elétricos, como a BYD, em termos de vendas de veículos elétricos na China, a empresa mantém uma visão otimista sobre o futuro do mercado de veículos elétricos na China. Os modelos mais vendidos na China incluem o BYD Song (VEB+VEPH), Wuling Mini EV, BYD Han (VEB+VEPH), Tesla Model Y e BYD Dolphin.

Expandindo a infraestrutura de veículos elétricos

Xinhua - Motorista carrega um carro elétrico em uma estação compartilhada de carregamento de ônibus elétrico em Qingdao, Província de Shandong, leste da China

Há uma década, a China tinha menos de 30 mil estações de carregamento público para veículos elétricos. Hoje, o país está testemunhando um crescimento rápido, com centenas de milhares de novas estações de carregamento sendo construídas anualmente.

A aliança de carregamento de veículos elétricos da China relatou que, até 2022, o país havia construído um total de 1,8 milhão de carregadores públicos, sendo que 650 mil foram adicionados apenas nesse ano. Na província de Guangdong, existem 383 mil carregadores públicos, mais do que o dobro do número de carregadores em todo os Estados Unidos.

Além disso, a China instalou 2,6 milhões de carregadores residenciais privados em 2022. No entanto, é a extensa rede de estações de carregamento público que realmente revoluciona a experiência de veículos elétricos para os habitantes urbanos da China, já que mais de 900 milhões de pessoas residem em áreas urbanas onde possuir uma casa unifamiliar ou uma vaga de estacionamento pessoal não é comum. Assim, instalar um carregador residencial não é viável para muitas pessoas.

A infraestrutura de carregamento da China também se destaca em termos de velocidade de carregamento. Veículos convencionais podem abastecer seus tanques de combustível em apenas cinco minutos. Para que os carros elétricos ganhem popularidade, é essencial minimizar o tempo de carregamento.

Na frota de carregamento público da China, 40% das estações são "carregadores rápidos", superando a proporção encontrada em outros países. Em média, esses carregadores rápidos permitem que os motoristas retomem suas jornadas após apenas 20 minutos, em vez de exigir um carregamento noturno em estações mais lentas.

Carros Elétricos e Baterias

Xinhua - Montagem de veículos de nova energia em fábrica em Liuzhou, Região Autônoma Zhuang de Guangxi, sul da China

A capacidade instalada de baterias de energia da China teve um crescimento constante em 2022, impulsionado principalmente pelo boom do mercado de veículos de energia limpa (NEVs, na sigla em inglês). A capacidade instalada de baterias de energia para NEVs alcançou 294,6 gigawatt-horas em 2022, representando um aumento de 90,7% em relação ao ano anterior. As baterias de íon de lítio corresponderam a 183,8 gigawatt-horas da capacidade instalada, refletindo um aumento significativo de 130,2% em comparação com 2021 e compreendendo 62,4% da capacidade total.

Prevê-se que o mercado de baterias para veículos elétricos cresça de US$ 17 bilhões em 2019 para US$ 95 bilhões até 2028. Em 2022, a CATL da China emergiu como uma das principais fornecedoras de atualizações de baterias para empresas como Tesla, BMW e Volkswagen. A participação de mercado da CATL expandiu de 32% em 2021 para 34% em 2022.

A empresa sul-coreana LG Energy Solution detém 14% de participação no mercado de baterias e recentemente concordou em reembolsar a GM em US$ 1,9 bilhão para cobrir o recall de 143.000 veículos Chevy Bolt devido a riscos de incêndio causados por baterias defeituosas. Enquanto isso, a empresa chinesa BYD, com 12% de participação de mercado, superou a participação de 10% da Panasonic ao dobrar sua presença no mercado no ano passado. A BYD, apoiada por Warren Buffett, também é a terceira maior montadora de automóveis do mundo.

O mercado de carros elétricos da China emergiu como uma força global, moldando a transição para o transporte sustentável. Com um crescimento impressionante e avanços tecnológicos, o país está impulsionando o futuro da indústria automobilística, impactando o mundo com seu compromisso em promover uma mobilidade mais verde.

* José Renato Peneluppí Jr é advogado radicado na China desde 2010. É especialista em Administração Pública Chinesa e associado ao Centro para China e Globalização (CCG).

** Texto originalmente publicado em inglês no site Latam China Tech e traduzido e adaptado por Iara Vidal

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Revista Fórum