CHINA EM FOCO

Economia digital fortalece o desenvolvimento de alta qualidade da China

Tecnologia digital e digitalização estão no centro dos avanços da potência asiática

Créditos: Xinhua - Nova energia e veículos inteligentes conectados exibidos durante o Fórum Zhongguancun em Pequim
Escrito en GLOBAL el

Inteligência artificial, computação quântica, tecnologia blockchain, interface cérebro-computador e transformação digital de empresas. Todos esses componentes da tecnologia digital e da digitalização têm ganhado força no desenvolvimento econômico global e estão no centro do desenvolvimento de alta qualidade da China.

O setor da economia digital chinês teve um crescimento robusto para cerca de 7,09 trilhões de dólares americanos em 2022. Isso representa um aumento nominal anual de 10,3% e posiciona a potência asiática em segundo lugar globalmente.

A participação da economia digital no PIB da China aumentou para 41,5% segundo relatório divulgado no dia 27 de abril durante a 6ª Cúpula da China Digital, realizada na cidade de Fuzhou, província de Fujian, no leste da China.

"O progresso digital da China tem sido espetacular", avaliou o ex-presidente da Academia Mundial de Ciências da Produtividade, Thomas C. Tuttle, durante o Fórum Zhongguancun (ZGC), realizado entre os dias 25 e 30 de maio em Pequim.

Apoio de Pequim

Tuttle destacou ainda que a China criou plataformas digitais que fornecem fontes ricas de dados de mercado de clientes que podem ser analisadas para impulsionar a inovação.

O apoio político deu impulso ao crescimento da economia digital da China, que conta com medidas adotadas por Pequim, informou o representante do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação do país, Wang Jianwei, durante o ZGC.

Wang ressaltou que nos últimos anos o governo chinês lançou planos para facilitar o desenvolvimento da economia digital e integrar seu setor industrial com tecnologias da informação no 14º Período do Plano Quinquenal (2021-2025), enquanto os governos locais introduziram mais de 300 políticas de apoio.

Impulso de empresas

Além do apoio do governo, as empresas na China também têm aberto caminho para a digitalização e impulsionado a tentativa do país de tornar seus setores industrial, rural e outros mais eficientes e avançados.

A provedora de telecomunicações China Unicom considera os serviços de digitalização como um de seus principais negócios, observou o presidente da companhia, Li Guangju, durante o ZGC. 

Com base nas necessidades de transformação digital das empresas, a China Unicom construiu um conjunto completo de plataformas de digitalização para que as empresas conectem seus aplicativos novos e antigos.

Até agora, a empresa forneceu serviços de digitalização para mais de 300 empresas de grande porte em gerenciamento, operação e produção, informou Li.

Tecnologia no campo 

Enquanto isso, a aplicação e a promoção da tecnologia digital no campo da agricultura e assuntos rurais geraram novas formas de negócios, novas plataformas e novos modelos, apontou o vice-presidente da gigante varejista online chinesa JD.com, Gao Liqiang, em sua apresentação no ZGC. 

Gao comentou que a empresa tem promovido a atualização digital de todo o processo de produtos agrícolas, desde a produção até as vendas, com sua tecnologia de cadeia de suprimentos digital.

Cooperação internacional 

O desenvolvimento do setor digital da China também tem oferecido mais oportunidades para a cooperação internacional.

O presidente da Associação Digital China-Europa, Luigi Gambardella, destacou que a economia digital oferece enormes oportunidades para a criação de empregos, crescimento econômico e desenvolvimento social.

"A Europa e a China, como dois grandes atores na arena digital, têm um papel crucial na formação desse futuro compartilhado. Ao unir as mãos, podemos definir novos padrões, estabelecer estruturas comuns e impulsionar a agenda digital", disse Gambardella.

Próximos passos

Para o próximo passo, a China continuará a fortalecer o layout de 5G, internet industrial, inteligência artificial e outras infraestruturas digitais, setores de nível superior, como big data e software básico, e construir clusters industriais digitais competitivos internacionalmente, informou o representante do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação chinês, Wang Jianwei.

Esforços também serão feitos para cultivar uma plataforma de internet industrial abrangente entre setores e campos e conduzir a transformação digital no setor de manufatura para promover a transformação digital a um nível mais profundo, finalizou Wang.

Com informações da Xinhua