CHINA EM FOCO

Economia digital da China cresceu mais de 10% em 2022

Setor aumentou para 7,28 trilhões, se consolida como o segundo maior do mundo e passou a representar 41,5% na participação do PIB chinês

Créditos: CFP - Um visitante experimenta dirigir com controle remoto na Exposição de Conquistas Digitais realizada na cidade de Fuzhou, província de Fujian, sudeste da China (26/4/23)
Escrito en GLOBAL el

A escala da economia digital da China cresceu para cerca de US$ 7,25 trilhões (50,2 trilhões de yuans) em 2022. O crescimento nominal anual foi de 10,3%. A potência asiática ficou em segundo lugar globalmente.

A participação da economia digital no PIB do país aumentou para 41,5%, de acordo com o relatório sobre o desenvolvimento da indústria digital da China divulgado nesta quinta-feira (27), durante a 6ª Cúpula da China Digital, realizada na cidade de Fuzhou, província de Fujian, no leste da China.

O documento aponta que a economia digital do país ocupa o segundo lugar no mundo há vários anos e se tornou um importante motor de crescimento para o país que marcha em direção à modernização.

Até o final de 2022, a China havia colocado 2,31 milhões de estações base 5G em operação, e o número de usuários 5G no país atingiu 561 milhões, representando mais de 60% do total mundial, disse o relatório.

Com o tema "Acelerando a construção da China digital para promover a modernização chinesa", a cúpula de dois dias se concentrou  em mostrar as últimas conquistas da iniciativa China Digital e compartilhar experiências em desenvolvimento digital.

Como parte da cúpula, uma exposição de cinco dias foi aberta ao público em Fuzhou. Os participantes têm a oportunidade de testemunhar o progresso em áreas como infraestrutura digital, economia digital e sociedade digital na exposição.

Para a comunicação digital, uma tecnologia de rede de comunicação segura, estável e em tempo real atraiu a atenção dos participantes.

Além disso, tratores não tripulados, drones agrícolas e atuns robóticos que podem ser patrulhados debaixo d'água foram exibidos na exposição. As tecnologias digitais aplicadas à agricultura podem ajudar a liberar mão de obra e melhorar a eficiência.

Quando usada na cultura, a tecnologia digital pode ajudar a quebrar as limitações do espaço físico, mostrar o conteúdo das relíquias culturais "mais vividamente" e vivenciar as relíquias culturais clássicas de forma imersiva e interativa.