A 20ª Exposição Internacional da Indústria Automobilística de Xangai, a Auto Shanghai 2023, prenuncia as tendências tecnológicas no mercado automobilístico global e demonstra a força e a confiança das montadoras emergentes da China diante dos gigantes globais estabelecidos.
O evento foi a primeira feira internacional de automóveis de classe A realizada na China desde que o país ajustou suas medidas de resposta à Covid-19. Com uma área de exposição de mais de 360 mil metros quadrados, exibiu 1.413 carros, incluindo 93 veículos em estreia global e 513 veículos de nova energia. Um total de 906 mil visitantes nacionais e estrangeiros participaram do evento.
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A feira foi encerrada nesta quinta-feira (27) no Centro Nacional de Exposições e Convenções de Xangai, onde aproximadamente mil empresas automotivas globais exibiram seus melhores produtos ao longo dos 10 dias da feira.
Marcas chinesas
O salão de exposições da Auto Shanghai 2023 reuniu marcas chinesas de veículos de nova energia (NEV), como NIO, Li Auto, XPeng e ZEEKR, estava lotado de profissionais, representantes da mídia e espectadores nacionais e estrangeiros.
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Executivos de gigantes automobilísticos globais estabelecidos, como Volkswagen, Mercedes-Benz, BMW e Toyota, puderam ser vistos visitando os estandes de marcas chinesas para aprender sobre o rápido crescimento da indústria chinesa de NEV.
"Anteriormente, o pavilhão de carros de luxo era o local mais popular no salão do automóvel. No entanto, a zona mais popular agora é a área de exposição das montadoras chinesas", observou o chefe do Conselho para a Promoção do Comércio Internacional de Xangai, Zhou Minhao, um dos organizadores do show.
Aos olhos de Zhou, isso era raro no passado Auto Shanghai, refletindo que as marcas chinesas deram um salto qualitativo, especialmente no campo de novas energias e inteligência com tecnologia de ponta.
Dados da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis mostram que no primeiro trimestre deste ano, as vendas de veículos de passageiros de marca doméstica aumentaram 5,3% ano a ano, para 2,68 milhões de unidades, representando 52,2% das vendas totais de automóveis de passageiros na China. A participação de mercado das marcas locais de veículos elétricos ultrapassou 80% no ano passado.
Eletrificação
De acordo com a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis, as vendas de NEV na China quase dobraram para 6,89 milhões de unidades no ano passado, respondendo por mais de um quarto do total de vendas de automóveis no maior mercado automotivo do mundo.
Apesar de uma desaceleração no mercado automotivo chinês geral nos primeiros três meses deste ano, as vendas de NEV totalizaram quase 1,59 milhão de unidades, aumentando 26,2% em relação ao ano anterior. A participação de mercado dos NEVs no mercado automotivo da China superou 26% durante o mesmo período.
Os dados mostram que o principal fabricante de NEV da China, BYD, ultrapassou a Volkswagen e a Toyota para se tornar a marca de automóveis de passageiros mais vendida no primeiro trimestre na China, com vendas totais de 440.798 veículos.
A emergente fabricante local de veículos elétricos NIO estreou seu SUV elétrico inteligente de última geração ES6 e lançou seu carro-chefe elétrico atualizado ET7 durante a exposição.
A demonstração no local de sua estação de troca de bateria de terceira geração no estande impressionou a multidão de visitantes.
As primeiras 10 estações de troca de bateria de terceira geração da NIO foram colocadas em operação em 13 de abril em 10 cidades chinesas, incluindo Pequim, Xangai e Shenzhen, com um total de 1.342 estações de troca construídas em todo o país.
Inteligência
"Há duas revoluções acontecendo no mundo automotivo. Uma é a eletrificação e a outra é a direção autônoma e a assistência ao motorista. A China está na vanguarda nessas duas direções", afirmou o presidente da fornecedora automotiva francesa Valeo, François Marion.
Uma variedade de tecnologias inteligentes e digitais domésticas foram aplicadas aos modelos de carros no salão do automóvel.
Na véspera do show, a gigante tecnológica chinesa Huawei revelou seu mais recente sistema de direção autônoma, o ADS 2.0, que tem a capacidade de funcionar sem depender de mapas de alta precisão.
O primeiro modelo a usar o sistema, a versão avançada de direção inteligente do AITO M5 da marca chinesa de veículos elétricos AITO, foi uma das estrelas do evento.
A IM Motors, uma empresa de veículos elétricos inteligentes de ponta lançada em conjunto pela importante montadora chinesa SAIC Motor, Zhangjiang High-tech Park na Nova Área de Pudong, em Xangai, e o gigante do comércio eletrônico Alibaba Group, anunciou sua estratégia inteligente na feira, com o objetivo de criar uma experiência de cena de tráfego inteligente por meio de arquitetura de hardware e software, algoritmos inteligentes de grande escala e uma experiência de cena inteligente.
Tornar-se global
Os dados mostram que em 2022, a China exportou mais de 3,11 milhões de veículos, ultrapassando a Alemanha e se tornando o segundo maior exportador de automóveis do mundo. A tendência continuou no primeiro trimestre deste ano, com a China exportando mais de 990 mil carros, um aumento de 70,6% ano a ano.
As exportações de automóveis da China aumentaram quase 1 milhão de unidades por ano nos últimos dois anos, devido à melhoria da competitividade na cadeia de suprimentos, qualidade, tecnologia e marcas do país.
Mais montadoras chinesas não estão mais satisfeitas com seus mercados existentes, incluindo o Sudeste Asiático e a América Latina, e agora estão de olho no mercado europeu.
Na Auto Shanghai 2023, marcas emergentes de automóveis chineses, como ZEEKR, NETA e HiPhi, anunciaram seus planos de ir para a Europa, que é dominada por gigantes automotivos globais estabelecidos.
A ZEEKR, uma marca de veículos elétricos da gigante automotiva chinesa Geely, informou que seus primeiros veículos para a Europa serão lançados na Suécia e na Holanda este ano.
O CEO da ZEEKR Europe,Spiros Fotinos, disse que a empresa entrará na maior parte da Europa Ocidental até 2026 e pretende se tornar uma marca líder no mercado de EV na Europa até 2030.
A NETA estabeleceu uma subsidiária na Europa e está se preparando para seus modelos de carros, incluindo o NETA S e o NETA GT, entrarem no mercado europeu.
A HiPhi, uma marca chinesa de luxo puramente elétrica, disse que começará em Munique e Oslo, com dois modelos que devem começar a ser vendidos na Europa no terceiro trimestre deste ano.
Estratégia de localização
A maioria das montadoras globais tem avançado a toda velocidade com suas estratégias de localização para o mercado chinês.
A Volkswagen trouxe 20 veículos elétricos para a exposição, incluindo o Volkswagen ID.7, que fez sua estreia mundial no evento. Até o final de 2030, o grupo oferecerá mais de 30 modelos totalmente elétricos para clientes na China. Ele fortalecerá maciçamente sua competência local não apenas em mobilidade elétrica, mas também nas áreas de digitalização e direção autônoma, incluindo software e P&D. A Maserati lançou três novos veículos no salão, incluindo um esportivo elétrico e um SUV elétrico.
"Propomos os carros elétricos porque a China está na vanguarda da tecnologia e o mercado está crescendo dramaticamente", disse o diretor-gerente da Maserati Greater China, Mirko Bordiga.
Com informações da Xinhua