A China anunciou que pretende construir um sistema abrangente mais onipresente, integrado e inteligente com a próxima geração do Sistema BeiDou (BDS) em seu núcleo até 2035. O objetivo é fornecer serviços eficientes de posicionamento, navegação e cronometragem. O anúncio foi feito durante a Conferência Anual de Navegação por Satélite da China realizada em Pequim, nesta quarta-feira (26).
O BDS, também conhecido como Compass, é o sistema chinês de posicionamento global por satélite. O país asiático tem investido em implementar o próprio sistema global de navegação por satélites, similar ao GPS dos EUA e ao GLONASS russo. Os chineses também participam do sistema de posicionamento global Galileo em parceria com a União Europeia.
Te podría interesar
Com o tema “economia digital, navegação inteligente”, a conferência anual vai até sexta-feira (28) e pretende que o BDS desempenhe um papel cada vez maior e mais importante na construção económica nacional e no desenvolvimento social.
Mais de quatro mil pessoas da indústria nacional e estrangeira de navegação por satélite participam da conferência online e offline.
Te podría interesar
A expectativa é de que os especialistas e acadêmicos discutam de forma abrangente as perspectivas e o enorme potencial da integração inovadora da economia digital e da navegação por satélite.
Durante a conferência, o primeiro lote de 14 empresas recebeu a certificação de produto básico BeiDou.
O BDS alcançou aplicação em larga escala em muitas indústrias e campos domésticos e tornou-se uma importante força científica e tecnológica que permite o desenvolvimento econômico e social.
Até o final de 2021, o número total de produtos terminais com funções de posicionamento BDS ultrapassou 1,2 bilhão de unidades.
No campo do transporte, o BDS foi aplicado em mais de 7,9 milhões de carros, 47 mil navios e 40 mil veículos postais e de entrega expressa.
No setor agrícola, o sistema de direção autônoma BDS foi instalado em mais de 100 mil máquinas agrícolas em todo o país.
Na área de conservação de água, o BDS foi aplicado em 2.587 reservatórios para atender o monitoramento hidrológico.
China realiza cúpula para promover desenvolvimento digital
A 6ª Cúpula da China Digital foi aberta nesta quinta-feira (27) na cidade de Fuzhou, na província de Fujian, leste da China. A cúpula de dois dias vai se concentrar em mostrar as últimas conquistas da iniciativa China Digital e compartilhar as experiências em desenvolvimento digital.
Os participantes têm a oportunidade de testemunhar progressos em áreas como infraestrutura digital, economia digital e sociedade digital numa exposição dedicada ao desenvolvimento do setor.
Uma exposição de produtos digitais, uma competição de inovação digital e uma série de fóruns também serão realizadas durante o evento.
A cúpula é co-patrocinada pela Administração do Ciberespaço da China, Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Indústria e Informatização, Comissão de Supervisão e Administração de Ativos Estatais do Conselho de Estado e pelo Governo Popular da Província de Fujian.
Com informações da Xinhua e Global Times