"Vamos ver, qual de vocês vai me acompanhar no meu escritório hoje?" Todos os dias, Wang Jingqi trazia um dos seus cães de companhia para o trabalho na sua recém-inaugurada loja de animais de estimação Marsmart no The Box Youth Energy Center, no distrito de Chaoyang, em Pequim.
Com 28 anos, Wang é co-fundadora de duas lojas de animais de estimação na capital chinesa e cuidadora de seis adoráveis cães. Sua história com seu amigo canino começou em 2015, quando partiu para os Estados Unidos para estudar, acompanhada pelo seu primeiro cachorro. "O cachorro se tornou uma parte integral da minha família, uma fonte de imenso conforto na terra estrangeira", Wang relembrou.
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Essa aventura no exterior deu a Wang uma perspectiva única sobre o futuro da economia de animais de estimação na China. Enxergando seu imenso potencial, ela direcionou sua carreira da educação e tecnologia para o varejo de animais de estimação ao retornar à China, em 2020.
Em parceria com três sócios que deixaram seus empregos em casas noturnas e festivais de música, Wang aproveitou a oportunidade de contribuir de maneira significativa para essa indústria em ascensão.
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Atualmente, Wang atua como diretora de produtos chefe nas lojas de animais de estimação Marsmart, que apresentam uma estética marciana cativante. Ela destacou que a escolha do ícone visual marciano está alinhada com as preferências de varejo moderno da Geração Z de "arte + tecnologia + experiência individual".
Nascidos entre 1995 e 2009, os membros da Geração Z chinesa são sinônimos do boom da internet e das redes sociais.
Crescimento da economia de pets chinesa
De acordo com o Relatório Anual da Indústria de Animais de Estimação da China de 2022, divulgado pelo Instituto da Aliança Pet da Ásia, o número de animais de estimação e donos de animais de estimação na China continua a crescer, sendo que os jovens entre 19 e 30 anos compõem a principal população de tutores de animais.
Com mais integrantes da Geração Z se juntando à comunidade de tutores de animais, a tendência de "ver os pets como membros da família" está se tornando comum, de acordo com o relatório.
Em uma loja Marsmart, é comum ver jovens acompanhados por seus amigos peludos. O ambiente bem projetado permite que os pets escolham seus produtos favoritos com facilidade. Para atender às necessidades, as prateleiras de exposição na loja são especialmente projetadas na altura dos pets, garantindo uma experiência de compra agradável para todos.
Além de cães e gatos, a Geração Z adota uma variedade de animais de estimação não convencionais. "Até recebemos lagartos, patos, papagaios e hamsters para escolher seus brinquedos", compartilhou Wang entusiasticamente.
Como nativos digitais, os integrantes da Geração Z estão cada vez mais conectados por meio das redes sociais, e a plataforma social da Marsmart está cheia de jovens entusiastas fazendo perguntas sobre produtos para animais de estimação e informações relevantes, além de postarem memes fofos feitos por eles mesmos.
Embora os celulares tenham, sem dúvida, melhorado a conveniência, Wang enfatizou que os membros da Geração Z têm um forte desejo de interação presencial. Apesar de realizarem 30% dos negócios online, a Marsmart organiza ativamente atividades sociais offline para pets e seus tutores.
Indivíduos com interesses semelhantes podem compartilhar histórias e seu amor pelos animais juntos. Os pets também ficam empolgados em se conhecerem nas nossas festas offline para pets.
De acordo com Wang, a paisagem da posse de animais de estimação na China foi reformulada pelo crescente número de jovens que vivem sozinhos, levando a um aumento dos pets se tornando membros queridos da família.
O faturamento mensal das duas lojas offline da Marsmart agora atinge impressionantes 1,8 milhão de yuan (cerca de 250.000 dólares americanos), o que Wang acredita que é amplamente impulsionado pelo desejo da Geração Z por apoio emocional e equilíbrio entre trabalho e vida.
De acordo com a iiMedia Research, a economia de animais de estimação na China deve atingir 592,8 bilhões de yuan até 2023, seguindo uma taxa de crescimento composto de 20,2% de 2015 a 2020.
Valores de consumo da Geração Z da China
Em uma mudança brusca em relação a uma década atrás, Wang observou que os jovens tutores de animais de estimação não priorizam mais cegamente marcas prestigiosas ou produtos importados. Agora, eles optam também por produtos nacionais de alta qualidade.
Essa tendência é em parte influenciada pelo crescente afeto e apreciação pela cultura chinesa e produtos caseiros entre os jovens.
Alinhada a essa tendência, Wang e sua equipe projetaram vários produtos com características chinesas distintas. Por exemplo, colheres para pets são elaboradas em formatos auspiciosos de nuvens, inspiradas na mitologia tradicional chinesa.
"Também fiquei surpresa ao descobrir que a Geração Z é altamente consciente das questões ambientais e éticas", observou Wang. Ela disse que a Geração Z demonstra preferência por alimentos para pets e produtos de alta tecnologia que promovem sustentabilidade. "Nossos produtos mais vendidos incluem brinquedos ecologicamente corretos, produtos de resíduos biodegradáveis e embalagens recicláveis para gatis."
Guiada por uma compreensão profunda dos valores de consumo da Geração Z, Wang e sua equipe estão na vanguarda da formatação do futuro do varejo de animais de estimação na China. "Há tantas forças motrizes por trás da abordagem da Geração Z à posse de animais de estimação", concluiu Wang, "por exemplo, o forte ênfase deles na sociabilidade e individualidade."
Na hora certa, o cachorro de Wang surgiu debaixo da mesa, buscando um abraço com entusiasmo. Com um sorriso, ela acrescentou: "E é claro, companheirismo e um senso de família."
Com informações da Xinhua