CHINA EM FOCO

Serviços de conselheiros amorosos on line bombam na China

Indústria de aconselhamento para corações partidos oferece companheiros para repreender e confortar clientes

Créditos: Shutterstock - Conselheiros amorosos virtuais bombam na China
Escrito en GLOBAL el
  • O termo "cérebro do amor" refere-se a uma condição que torna os afetados incapazes de tomar decisões racionais em relação aos relacionamentos.
     
  • Um empresário do ramo afirma que os funcionários que atuam como "companheiros de conversa" para clientes apaixonados precisam ter alta inteligência emocional.

Um serviço de suporte por chat para pessoas que estão tão fixadas no romance a ponto de terem perdido a capacidade de ter uma perspectiva racional sobre seu relacionamento está em alta na China.

A condição, que passou a ser conhecida como lian ai nao, ou "cérebro do amor", deu origem a uma infinidade de lojas online que oferecem companheiros de "conversa" que vão "repreender e acordar uma pessoa" que sofre com isso. Algumas lojas online chegam a ganhar até 70 mil yuan (cerca de 46.800 reais ) por mês ao oferecer esse serviço.

Uma mulher, com sobrenome Lu, cuja loja online oferece serviço de companheiro de conversa, disse que a demanda por ajuda para lidar com o "cérebro do amor" está aumentando e representa metade de seu negócio.

Inspiração no cinema

Ela afirmou que muitos clientes foram inspirados a buscar ajuda após assistir ao recente sucesso de bilheteria "Perdidos nas Estrelas".

O filme trata de uma mulher de família rica cujo marido sem dinheiro a mata para quitar dívidas devido a um vício em jogos de azar. Muitos espectadores foram profundamente afetados pela tragédia e pelo fato de ela ter sido causada pela confiança cega no amor.

"A maioria dos meus clientes tem entre 20 e 25 anos, e 98% são mulheres", disse Lu.

Mas devo dizer que eles ainda não estão profundamente afetados por um grave 'cérebro do amor'. Eles ainda estão conscientes de que precisam se livrar dessa condição. Eles esperam superar sua fixação amorosa.

Lu descreveu um cliente que estava zangada com o namorado porque ele frequentemente respondia às suas mensagens horas depois de recebê-las. A mulher continuava se perguntando o que ele estava fazendo e por que ele não respondia a ela de maneira oportuna.

"Essa garota contratou nosso serviço e esperava que pudéssemos convencê-la a ser independente e não depender tanto do namorado", disse Lu.

Tais consultas por chat custam cerca de 10 yuan (cerca de 6 reais) por cinco minutos, 20 yuan (cerca de 12 reais) por 10 minutos e 40 yuan (cerca de 24 reais) por 20 minutos.

Lu disse que seus funcionários que atuam como companheiros de conversa para os clientes devem ter alta inteligência emocional. Às vezes, o companheiro se tornará amigo dos clientes, mas até agora, não surgiu nenhum romance entre os funcionários e os clientes.

"Quando o mercado está bom, o lucro da minha loja pode chegar a até dois mil yuan (cerca de 1.300 reais) ) por dia", disse Lu.

Uma de suas clientes elogiou o conselho que recebeu.

"O guia da Irmãzinha é eficaz. Ela acertou em cheio. Percebi que o que eu fazia antes era um desperdício de tempo e dinheiro", disse a mulher.

Outra cliente satisfeita disse: "Obrigada, Irmãozinho, por ouvir minha história pacientemente. Você dissipou minha confusão. Sua voz gentil também me acalmou."

Cérebro do amor nas redes sociais

Vídeos repreendendo pessoas com "cérebro do amor" também estão em alta na plataforma de vídeos Douyin.

"Quero perguntar àqueles que se ajoelham para implorar que o ex volte com eles: 'Você se considera um ser humano? Você respeita sua dignidade?'" disse um influenciador conhecido como Long Jing Zhu em um vídeo sobre "cérebro do amor" com 190 mil curtidas e 80 mil comentários.

Ele acrescentou: "As outras pessoas não têm obrigação de te amar. Se você não se ama, está diminuindo a si mesmo."

Os serviços relacionados ao "cérebro do amor" se tornaram tema de ampla discussão nas mídias sociais chinesas

"Acho que tenho uma mentalidade clara. Entendo o que você disse. Mas simplesmente não consigo parar de sentir falta dele", comentou um observador online.

"Não acho que as pessoas com 'cérebro do amor' possam ser despertadas", disse outro.

Com informações do SCMP