A China registrou um crescimento robusto na capacidade instalada de energia renovável no primeiro semestre de 2023 e, pela primeira vez, supera energia à base de carvão. Essa virada ocorre em meio aos esforços incansáveis do país para impulsionar a transição verde, com sua capacidade total atingindo cerca de 2,71 bilhões de quilowatts (kw), de acordo com o último relatório da Administração Nacional de Energia (NEA, da sigla em inglês).
A capacidade instalada de energia renovável do país chegou a cerca de 1,32 bilhão de kw no primeiro semestre, um aumento de 18,2% em comparação com o mesmo período do ano passado. Isso representa 48,8% da capacidade total de geração de energia da China, superando historicamente a capacidade instalada de energia à base de carvão.
Te podría interesar
Em detalhes, a capacidade instalada de energia eólica cresceu 13,7% em relação ao ano anterior, chegando a 389 milhões de kw, enquanto a de energia solar atingiu cerca de 470 milhões de kw, representando um aumento anual de 39,8%.
A capacidade instalada total de geração de energia da China chegou a cerca de 2,71 bilhões de kw, um aumento de 10,8% em relação ao ano anterior, informou a NEA.
Te podría interesar
O país tem aumentado seu investimento em energia renovável ao longo dos anos como parte de seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.
Nos primeiros seis meses de 2023, o investimento total das principais empresas de energia da China em energia solar aumentou impressionantes 113,6% em relação ao ano anterior, atingindo 134,9 bilhões de yuan (cerca de US $18,8 bilhões), de acordo com os dados da NEA.
Com informações da CGTN