Os fabricantes de veículos de nova energia (NEV) que participam do Congresso Mundial de Veículos de Nova Energia de 2022 apresentam ideias e produtos mais inovadores para demonstrar como as futuras necessidades de transporte das pessoas podem ser atendidas de maneira mais ecológica e eficiente.
O evento de três dias começou na sexta-feira (26) em Pequim e na província de Hainan, no sul da China, com atividades online e offline.
Um microônibus sem motorista com autonomia máxima de 400 quilômetros tem chamado a atenção dos visitantes com a aparência de cápsula espacial e console sem volante. Os passageiros podem tomar os assentos e interagir com o veículo sem motorista por meio de um sistema de voz com Inteligência Artificial (AI, da sigla em inglês) a bordo.
A tecnologia de troca rápida de bateria domina a exposição e está pronta para resolver três dores de cabeça para os proprietários de veículos elétricos: quilometragem de resistência, inconveniência na troca de bateria e alto custo de troca de baterias. Especialistas comentam que os modos de troca de bateria dos veículos elétricos e carregamento de bateria funcionarão juntos para facilitar o acesso à rede de carregamento nos próximos dias.
A exposição de tecnologia ocorre em uma área de 13 mil metros quadrados e apresenta exibições de tecnologias e produtos principais de mais de 40 empresas, incluindo NEVs, baterias de energia, motores de acionamento, células de combustível de hidrogênio, chips de carro e fornecimento de energia e instalações de suporte.
Vinte e quatro fóruns e simpósios ocorrem ao longo do evento para compartilhar experiências e discutir tendências de inovação no setor e buscar encontrar novos caminhos para o desenvolvimento da área. Além da conferência, também são organizados roadshows e atividades de educação pública.
Desempenho industrial chinês segue em recuperação
O desempenho industrial da China segue em ritmo de recuperação, embora os lucros industriais tenham caído como resultado de vários fatores. A informação foi divulgada pelo Departamento Nacional de Estatísticas (NBS, da sigla em inglês) no sábado (27).
As principais empresas industriais, cada uma com receita anual de negócios de pelo menos 20 milhões de yuans (cerca de US$ 2,92 milhões), viram os lucros caírem 1,1% ano a ano nos primeiros sete meses de 2022, atingindo 4,89 trilhões de yuans, mostraram os dados do NBS.
As receitas combinadas dessas empresas mantiveram um ritmo de crescimento mais rápido durante o período, aumentando 8,8% ano a ano, para 76,57 trilhões de yuans. Um total de 16 das 41 principais indústrias tiveram crescimento nos lucros no período de janeiro a julho, e 14 delas relataram crescimento de mais de 5%.
O estatístico sênior do NBS, Zhu Hong, destacou a recuperação da indústria de fabricação de equipamentos e o aumento dos lucros industriais do setor de fabricação de automóveis, à medida que as cadeias de suprimentos e produção são retomadas e as políticas pró-consumo, como os cortes de impostos na compra de carros, entram em vigor.
Em julho, os lucros da indústria de fabricação de equipamentos aumentaram 6,8% na comparação anual, alta de 2,7 pontos percentuais em relação ao crescimento registrado em junho e se recuperando por três meses consecutivos.
A fabricação de automóveis foi uma das indústrias que teve o crescimento de lucro mais rápido, relatando um forte aumento de lucro de 77,8% em julho, um aumento de 30,1 pontos percentuais em relação a junho.
À medida que a China tomou medidas mais fortes para garantir o fornecimento de energia, a expansão da produção de carvão e petróleo bruto, bem como a produção de energia, impulsionou o crescimento do lucro das indústrias relacionadas, observou Zhu.
De janeiro a julho, os lucros do setor de mineração de carvão saltaram 1,05 vezes em relação ao mesmo período do ano passado, o que contribuiu com um crescimento de 10,3 pontos percentuais para os lucros das principais empresas industriais.
A indústria de fabricação de matérias-primas tem o maior peso nos lucros industriais gerais, pontuou Zhu. Nos primeiros sete meses, os lucros do setor caíram 21,6% ano a ano, expandindo 7,6 pontos percentuais em relação à queda do primeiro semestre.
São necessários mais esforços para consolidar a recuperação, avaliou Zhu. Ele citou razões que incluem custos relativamente mais altos para as empresas, diminuição da demanda do mercado em certos setores, aumento da pressão operacional, bem como um cenário global mais complexo.
Para a próxima etapa, Zhu destacou a importância de garantir o bom funcionamento das cadeias produtivas e de fornecimento. Para isso é preciso ampliar o investimento efetivo, impulsionar a demanda do consumidor e fortalecer o apoio às empresas e então criar condições mais favoráveis ??para a recuperação sustentada e constante da economia industrial.
'Declaração de Chengdu': Taiwan é parte inalienável da China
Promover a reunificação pacífica da China foi o tema central da Conferência Mundial Chinesa Ultramarina para a Promoção da Reunificação Pacífica da China. O evento foi realizado neste sábado (27) em Chengdu, província de Sichuan, sudoeste do país.
Mais de três mil pessoas de organizações de mais de 120 países e regiões participaram da conferência, pessoalmente ou online. Ao fim do evento foi divulgada a Declaração de Chengdu, que abordou especificamente a questão de Taiwan.
O documento se opôs fortemente à visita da presidenta da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, à região chinesa de Taiwan no início de agosto.
"Existe apenas uma China no mundo, Taiwan é uma parte inalienável do território da China, e a República Popular da China é o único governo legal que representa toda a China. Esta é uma norma universalmente reconhecida que rege as relações internacionais e o consenso comum da comunidade internacional."
Declaração de Chengdu
A Declaração de Chengdu também pediu aos amantes da paz em todo o mundo que "respeitem seriamente a soberania nacional e a integridade territorial da China". Instou que a comunidade internacional entenda "o desejo para realizar a reunificação do país" e apoie os esforços incessantes do povo chinês em ambos os lados do Estreito de Taiwan para alcançar a reunificação pacífica com base no "Consenso de 1992", que incorpora o princípio de 'Uma só China'.
O desenvolvimento pacífico e o desenvolvimento integrado das relações através do Estreito são o caminho certo para manter a paz através do Estreito e beneficiar os compatriotas de ambos os lados do Estreito, pontua a declaração.
O documento acrescenta que manterá laços de parentesco e valores compartilhados, forjará laços mais próximos de coração e mente entre as pessoas de ambos os lados e trabalhará com o povo chinês em casa e no exterior para criar e compartilhar um futuro brilhante para o rejuvenescimento nacional.
Uma história de cinco anos provou que a reunificação sempre foi a corrente principal da história chinesa. "Esperamos sinceramente que a maioria dos compatriotas de Taiwan possa entender completamente que o futuro de Taiwan está na reunificação nacional e o bem-estar do povo de Taiwan depende do rejuvenescimento da nação chinesa", afirma a declaração.
Além disso, o texto observa que a "independência de Taiwan" é o maior obstáculo à reunificação da China, um sério perigo oculto para o rejuvenescimento nacional que vai contra a maré da história e é um caminho que não leva a lugar nenhum.
As tentativas das chamadas "forças de independência de Taiwan" estão fadadas ao fracasso, e o resultado só pode ser arruinado. A reunificação da China trará mais oportunidades ao mundo e não prejudicará os interesses legítimos de nenhum país, garante a declaração.
As atividades que se opõem à "independência de Taiwan" e pedem a reunificação, realizadas por chineses no exterior de acordo com as leis e regulamentos locais, são completamente "justificadas, razoáveis ??e legítimas", destacou. A declaração também instou alguns países a "pararem de interferir nos assuntos internos da China" e "voltarem à posição correta de respeito mútuo e cooperação igualitária com o povo chinês".
Mais alta legislatura da China estabelecerá mais dez escritórios de divulgação
A Comissão de Assuntos Legislativos do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional da China (APN) vai estabelecer mais dez escritórios legislativos locais para melhorar plataformas e canais de comunicação com o público em geral.
O anúncio da abertura de novos escritórios foi feito na sexta-feira (26) pelo porta-voz da Comissão de Assuntos Legislativos do Comitê Permanente da APN, Yang Heqing. Ele afirmou que eles serão localizados em 10 regiões de nível provincial, incluindo Shanxi, Mongólia Interior, Liaoning, Jilin, Heilongjiang, Yunnan e Tibete.
Junto com os 22 gabinetes legislativos locais já criados pela comissão desde julho de 2015, os gabinetes legislativos irão abranger 31 províncias, regiões autônomas e municípios na China.
A decisão da alta legislatura inspirou comitês permanentes de congressos populares provinciais e municipais a estabelecerem mais de 4.700 escritórios próprios de divulgação legislativa, medida que torna mais conveniente para o público alcançar os legisladores e contribuir com a legislação.
China acelera renovação de antigas comunidades residenciais urbanas
A China acelerou a renovação de antigas comunidades residenciais urbanas em um esforço para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Cerca de 44 mil e 300 projetos antigos de reforma de comunidades residenciais urbanas tiveram início de construção nos primeiros sete meses deste ano. O balanço foi divulgado pelo Ministério da Habitação e Desenvolvimento Urbano-Rural chinês
O número representa quase 87% da meta anual do país de iniciar a reforma de 51 mil antigas comunidades residenciais urbanas. Estima-se que os projetos de renovação deste ano beneficiem 8,4 milhões de famílias, prevê o ministério.
China divulga primeiro relatório de pesquisa sobre filmes românticos
Ao longo do ano de 2021, a China lançou 12 filmes de romance, que arrecadaram 3,15 bilhões de yuans no total (cerca de 458,5 milhões de dólares americanos). Comparado com as estatísticas dos últimos anos, o número dessas produções ficou estável, mas a receita de bilheteria diminuiu em decorrência, sobretudo, dos impactos da pandemia da Covid-19.
Os dados são de um relatório com foco no desenvolvimento de filmes românticos da China lançado no dia 21 de agosto, durante a 3ª Semana Internacional de Cinema Romântico de Lushan, cidade localizada na província de Jiangxi, no leste da China. Durante o evento também foram selecionados os melhores filmes românticos e atores de 2021.
O relatório foi divulgado pelo comitê organizador do evento de cinema Lushan, pela Fundação de Filme da China e pelo Instituto de Pesquisa Lighthouse Research Institute, com apoio acadêmico da Associação de Críticos de Filme da China.
Entre os lançamentos românticos de 2021, 105 foram feitos na China (incluindo quatro das regiões de Taiwan e Hong Kong), arrecadando 2,98 bilhões de yuans, e os sete restantes foram importados de países estrangeiros, arrecadando 170 milhões de yuans.
O relatório mostra que quanto mais elementos de amor em um filme romântico, mais reconhecimento o filme receberá do mercado. No entanto, filmes de amor feitos sob medida para festivais românticos especiais e ocasiões como o Dia dos Namorados e o Festival Qixi geralmente recebiam críticas ruins do público porque a qualidade em grande parte não correspondia às expectativas.
A análise também mostrou que as pessoas em cidades de segunda linha são o maior público a consumir filmes românticos, respondendo por 43,3% de todas as audiências que foram vê-los nas telas de cinema em todo o país. Enquanto isso, os jovens, especialmente aqueles com menos de 25 anos, são a grande força motriz, representando 48% de todas as audiências.
Um conselho de especialistas convocado pela Fundação de Filme da China e pela Associação de Críticos de Filme da China distribuiu cinco prêmios para filmes de destaque. O aclamado romance em dialeto de Xangai "B for Busy" ganhou o prêmio de melhor filme de romance do ano, e seu diretor e escritor Shao Yihui ganhou o prêmio de melhor roteirista.
O diretor Sha Mo ganhou o prêmio de melhor diretor por seu filme "Love Will Tear Us Apart", com Zhang Jingyi também ganhando como melhor atriz por sua participação no filme. Wang Chuanjun ganhou o prêmio de melhor ator por seu papel principal em "O Curioso Conto do Sr. Guo".
Feira Internacional do Livro de Pequim 2022 foi adiada para novembro
A organização da Feira Internacional do Livro de Pequim 2022 (BIBF, da sigla em inglês) anunciou o adiamento do evento. A mensagem veiculada no site informa que a feira estava planejada para ocorrer entre os dias 24 e 28 de agosto no Centro Internacional de Exposições da China em Pequim, capital chinesa, e que será remarcada para 24 a 27 de novembro no mesmo local.
"Gostaríamos de nos desculpar pela inconveniência causada pelas mudanças da feira do livro e expressar nossos sinceros agradecimentos por sua compreensão e apoio contínuos. Estamos ansiosos para conhecê-lo no BIBF!", informa a mensagem.
Com informações da CGTN, Xinhua e China.org