- Os 'companheiros' virtuais garantem que os alunos permaneçam atentos e focados nas tarefas, mas também oferecem companhia e alívio do estresse
- O serviço pago é um dos muitos oferecidos na China, incluindo um que conta piadas para animar as pessoas
A crescente pressão contínua para se destacar academicamente na China resultou em um aumento na demanda por um novo negócio online - supervisão e companhia de estudo virtuais.
Na maior plataforma de comércio eletrônico do país, o Taobao, da gigante do e-commerce Alibaba, o estúdio Juanwu, uma loja especializada em serviços de supervisão de estudo virtuais, conta com mais de 1.600 seguidores e centenas de pedidos mensais.
Te podría interesar
Por um preço modesto que varia de cerca de 13 reais a cerca de 87 reais, os clientes podem receber 10 horas de serviço online dedicado, desde fazer companhia aos estudantes durante seus estudos por meio de chamadas de vídeo até trabalhar em estreita colaboração e avisá-los se a concentração diminuir.
Além do serviço individual, a loja também vende ingressos para uma sala de estudos online que eles criaram em um aplicativo de chamadas de vídeo, onde as pessoas podem estudar com outras.
Te podría interesar
Um comprador de tal ingresso disse: "A sala de estudos online me oferece uma experiência de aprendizado que estudar sozinho em casa simplesmente não proporciona."
De acordo com o proprietário da loja, Hu Xueliang, seus serviços são mais populares entre os estudantes universitários do continente chinês, que precisam estudar para exames de pós-graduação, concursos para cargos públicos e todos os tipos de certificados que os tornam mais competitivos no acirrado mercado de trabalho.
Pressão por sucesso na educação
A pressão para ter sucesso na educação na China tem sido alimentada por uma alta taxa de desemprego no grupo etário de 16 a 24 anos. Após atingir novos patamares entre abril e junho, o desemprego entre o grupo atingiu 21,3% em junho e só começou a cair abaixo de 20% em julho.
Enquanto isso, o número de candidatos tanto para o exame de pós-graduação quanto para o exame nacional de servidores públicos atingiu novos recordes em 2023, totalizando 4,74 milhões e 1,52 milhão, respectivamente.
Estima-se que um número recorde - 11,58 milhões - de estudantes universitários se formará na China este ano.
O serviço de supervisão de estudos de Hu é um dos vários serviços virtuais que se tornaram virais no continente. Por exemplo, há um serviço de "repreensão e despertar para pessoas apaixonadas" oferecido por entre um pouco mais de 3 reais e 13 reais, que ajuda as pessoas a superar relacionamentos românticos fracassados.
Outros oferecem um serviço de contar piadas e "ouvir desabafos" por meio de aplicativos de mensagens para animar as pessoas e oferecer apoio emocional.
Outro serviço peculiar, o "mosquito virtual", simplesmente zune para os clientes com palavras onomatopeicas por meio de um aplicativo de mensagens. O serviço, com preço de um yuan (68 centavos de real), recebeu mais de 200 assinaturas mensais no Taobao.
Um proprietário de uma loja de serviços virtuais, Jiang Nan, disse que o negócio se tornou popular porque um número crescente de jovens chineses enfrenta uma tremenda pressão nos estudos, no trabalho e na vida, e precisa de uma saída anônima para suas emoções.
"Quando estou passando por um momento difícil, não quero que ninguém que eu conheça descubra minha situação constrangedora. Também não quero chorar sozinho. Então pago por companhia", disse um comprador de um serviço de companhia online.
Com informações do SCMP