CHINA EM FOCO

Um olhar sobre a resiliência econômica da China em meio ao crescimento global lento

Enquanto a economia ainda enfrenta desafios e a base de recuperação não é estável, a potência asiática intensificou as medidas para aumentar a confiança, garantir a recuperação sustentada e promover o desenvolvimento de alta qualidade

Créditos: Xinhua - Oficina da fabricante chinesa de veículos elétricos Li Auto Inc. em Changzhou, na província de Jiangsu, leste da China.
Escrito en GLOBAL el
  • Apesar do crescimento global lento, a China tem navegado pelos ventos contrários econômicos com uma mistura eficaz de políticas até agora este ano.
     
  • O país intensificou as medidas para aumentar a confiança, garantir a recuperação sustentada e promover o desenvolvimento de alta qualidade.
     
  • As autoridades estão confiantes em sustentar a tendência sólida e alcançar as metas de desenvolvimento para o ano inteiro.

Apesar do crescimento global lento, a China navegou contra os ventos econômicos com uma mistura eficaz de políticas, o que facilitou uma recuperação geral até agora este ano e abriu caminho para um desenvolvimento sustentado no longo prazo.

De acordo com especialistas, a economia chinesa manteve uma trajetória ascendente consistente durante o primeiro semestre deste ano, marcada por uma estrutura aprimorada e qualidade melhorada.

O produto interno bruto aumentou 5,5% em relação ao ano anterior no primeiro semestre, mais rápido do que a expansão de 3% de 2022. O consumo, atuando como uma força motriz mais vigorosa, contribuiu com 77,2% do crescimento econômico, e os preços ao consumidor retornaram a um aumento mês a mês em julho, indicando uma demanda em recuperação.

"O crescimento da China foi significativamente mais rápido do que o das principais economias desenvolvidas do mundo, em meio a um risco crescente de recessão global, demonstrando assim uma grande resiliência econômica", disse Liu Xueyan, pesquisador da Academia Chinesa de Pesquisa Macroeconômica.

Em meio à agravante inflação global, a China garantiu com sucesso tanto a estabilidade de preços quanto o avanço econômico por meio de seu abrangente sistema de produção industrial, fornecimento seguro de energia e alimentos, bem como políticas direcionadas e eficazes, acrescentou Liu.

Yan Min, pesquisadora do Centro de Informações do Estado, apontou que o crescimento da China possui alta qualidade, garante o bem-estar das pessoas e tem o potencial e a vitalidade para resistir a choques e alcançar um desenvolvimento sólido e de longo prazo.

Desenvolvimento de alta qualidade

A economia da China registrou progresso sólido no desenvolvimento de alta qualidade no período de janeiro a junho.

O setor de serviços contribuiu com 66,1% do crescimento econômico, superando o setor secundário. Os investimentos em alta tecnologia aumentaram 12,5% em relação ao ano anterior, mais rápido do que a taxa de crescimento do investimento total. Em um sinal de capacidade aprimorada de inovação, a produção na fabricação de equipamentos espaciais e baterias de íon de lítio aumentou 22,9% e 29,7%, respectivamente.

As regiões orientais da China continuaram liderando o caminho, enquanto as regiões centrais fortaleceram suas capacidades na produção de grãos e manufatura avançada, e as regiões ocidentais continuaram a desbloquear seu potencial.

A região de Pequim-Tianjin-Hebei, a região do delta do rio Yangtze e a Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, que são os principais impulsionadores regionais do crescimento do país, continuaram a desfrutar de um forte impulso de crescimento, de acordo com Zhang Yan, do centro de pesquisa sob a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC, da sigla em inglês).

À medida que a China acelera a construção de um mercado unificado nacional, a coordenação regional fortalecida expandirá o investimento efetivo e estimulará os polos econômicos locais, promovendo assim a recuperação econômica de todo o país, disse Zhang.

Xinhua - Veículo de nova energia produzido pela GAC Aion New Energy Automobile. em Guangzhou, na província de Guangdong, sul da China. 

Esforços intensificados

Enquanto a economia ainda enfrenta desafios e a base de recuperação não é estável, a China intensificou as medidas para aumentar a confiança, garantir a recuperação sustentada e promover o desenvolvimento de alta qualidade.

As autoridades redobraram os esforços para impulsionar o desenvolvimento de empresas privadas. Uma diretriz de política foi emitida no mês passado para abordar preocupações-chave das empresas privadas, incluindo entrada no mercado, competição justa, proteção legal, suporte financeiro, proteção dos direitos de propriedade intelectual e investimento em inovação.

Os efeitos da política repercutiram na economia privada. O índice de desenvolvimento das pequenas e médias empresas da China subiu pelo segundo mês consecutivo em julho, indicando uma melhoria nas expectativas do mercado.

Ao lado do foco nas empresas privadas, houve um aumento na ênfase em fortalecer o consumo, que desempenha um papel fundamental no impulsionamento do crescimento econômico. O gasto dos consumidores foi incentivado em uma ampla gama de bens e serviços, incluindo veículos de nova energia, eletrodomésticos, eletrônicos, alimentação e turismo.

"Restaurar e expandir o consumo é o foco principal e a tarefa urgente para promover a melhoria sustentada da economia da China", disse Wang Changlin, vice-presidente da Academia Chinesa de Ciências Sociais.

Como ainda há restrições na recuperação e expansão do consumo, "mais medidas devem ser adotadas para aumentar a renda das pessoas, aumentar os benefícios da seguridade social, melhorar os serviços públicos e aumentar o fornecimento de bens e serviços de qualidade, para garantir que as pessoas possam gastar, ousem gastar e estejam dispostas a gastar", afirmou Wang.

Beneficiando-se da eficácia das políticas atuais e com medidas adicionais em planejamento, a economia chinesa espera manter sua trajetória estável durante o restante do ano.

"Temos a confiança, as condições e a capacidade de garantir uma estrutura econômica melhor e um ímpeto de crescimento mais forte, sustentando uma tendência de desenvolvimento sólida e alcançando as metas de desenvolvimento econômico e social para o ano inteiro", disse Li Hui, um oficial da NDRC.

Com informações da Xinhua