- Viagens de inspeção de Xi Jinping revelam pontos-chave do desenvolvimento de alta qualidade da China
-
A chave para a modernização chinesa é a modernização da ciência e tecnologia.
A China estabeleceu a conquista do desenvolvimento de alta qualidade como sua principal tarefa na construção de um país socialista moderno em todos os aspectos.
Te podría interesar
O presidente Xi Jinping definiu o desenvolvimento de alta qualidade como "uma mudança de buscar o crescimento para buscar um crescimento melhor", ilustrando a evolução do desenvolvimento econômico do país, passando da expansão rápida para um foco na qualidade.
Além de participar de reuniões e promulgar políticas, Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente da Comissão Militar Central, impulsionou o desenvolvimento de alta qualidade por meio de suas viagens de inspeção.
Te podría interesar
Desde o início do ano, ele fez várias viagens de inspeção pelo país e fez paradas em empresas de tecnologia, institutos de pesquisa, parques industriais e reservas naturais - locais que indicam pontos focais cruciais para alcançar o desenvolvimento de alta qualidade.
Inovação em ciência e tecnologia
De acordo com Xi, a chave para a modernização chinesa é a modernização da ciência e tecnologia. Ele tem visitado frequentemente atores proeminentes no campo da inovação em ciência e tecnologia em suas viagens de inspeção.
Em abril, Xi visitou a GAC Aion New Energy Automobile, uma produtora de veículos de energia nova na província de Guangdong, no sul da China. A província é considerada um polo de alta tecnologia da China e abriga gigantes da tecnologia como Huawei e Tencent.
Xi enfatizou que as tecnologias centrais em áreas-chave devem ser baseadas em pesquisa e desenvolvimento independentes, e também exigiu maior apoio para pequenas e médias empresas em seus esforços de inovação.
Durante sua visita à província de Hebei, no norte da China, em maio, Xi incentivou os pesquisadores de ciência e tecnologia em um instituto de pesquisa de tecnologia eletrônica a alcançar progresso contínuo na realização de avanços tecnológicos de ponta.
Já em uma visita ao laboratório abrangente de 6G do Purple Mountain Laboratories, na província de Jiangsu, no leste da China, em julho, Xi defendeu a busca da inovação de maneira sólida para fortalecer a autossuficiência e a força da China em avanços em ciência e tecnologia de alto nível.
Sistema industrial moderno
A China tem o maior e mais abrangente sistema industrial do mundo. É o principal produtor global de mais de 220 tipos de produtos industriais, abrangendo todas as categorias industriais na lista de classificação industrial das Nações Unidas.
Um sistema industrial moderno é a base material e tecnológica de um país moderno, enfatizou Xi. A modernização do sistema industrial tem sido outro foco de Xi em suas viagens de inspeção.
Em várias ocasiões, Xi inspecionou iniciativas locais destinadas a promover a transformação verde da indústria de energia e o desenvolvimento da fabricação avançada.
Enquanto inspecionava a região autônoma da Mongólia Interior, rica em energia, em junho, Xi afirmou que a busca pelo desenvolvimento verde é um pré-requisito, e é de extrema importância que a Mongólia Interior promova a transformação e a atualização das indústrias tradicionais de energia, impulsione a energia verde e desenvolva-se como uma base nacional de energia fundamental.
Na província de Sichuan, no sudoeste da China, em julho, Xi instou a construção de um novo sistema de energia para o desenvolvimento complementar de diversos recursos energéticos, como água, vento, energia solar, hidrogênio e gás natural.
Nas províncias de Guangdong e Jiangsu, Xi pediu o avanço das bases industriais, a modernização das cadeias industriais e o crescimento das indústrias estratégicas emergentes.
Xi também enfatizou que a modernização chinesa não deve seguir o caminho que leva ao deslocamento da economia real e instou esforços acelerados para desenvolver um sistema industrial moderno apoiado pela economia real.
Conservação ecológica
Em uma conferência nacional sobre proteção ecológica e ambiental no mês passado, Xi enfatizou a importância de apoiar o desenvolvimento de alta qualidade com um ambiente ecológico de alta qualidade. Ele destacou a necessidade de acelerar o avanço da modernização com harmonia entre humanidade e natureza.
Xi está profundamente preocupado com a conservação e proteção ecológica de relíquias culturais na Bacia do Rio Amarelo.
Durante suas visitas às províncias de Shanxi e Shaanxi em maio, Xi disse que todas as províncias e regiões dentro da Bacia do Rio Amarelo devem considerar a proteção da ecologia da bacia do rio como referência no planejamento do desenvolvimento e na promoção do desenvolvimento de alta qualidade, e devem se abster de fazer coisas que não sejam propícias para a proteção ecológica da Bacia do Rio Amarelo.
Enquanto inspecionava a maior reserva natural de manguezais do país em Guangdong, Xi se referiu às florestas de mangue como tesouros nacionais e disse que elas devem ser protegidas com tanto cuidado quanto as pessoas protegem seus próprios olhos.
Na Mongólia Interior, Xi visitou um local de projeto de reflorestamento e pediu esforços contínuos para prevenir e controlar a desertificação, que ele descreveu como uma missão histórica de longo prazo.
Atualmente, a China possui a maior área de floresta plantada do mundo, com sua taxa de cobertura florestal mais que dobrando de 12% no início da década de 1980 para 24,02% no ano passado.
"Devemos continuar a buscar o desenvolvimento verde, fazer esforços incansáveis ao longo das gerações para construir uma China bela e contribuir para a preservação de nossa aldeia global", disse Xi.
Com informações da Xinhua