CHINA EM FOCO

Xi Jinping defende novos sistemas para uma economia aberta

Presidente chinês insta a construção de um novo modelo de desenvolvimento centrado em serviços, com foco na abertura institucional de áreas-chave como investimento, comércio, finanças e inovação

Créditos: Xinhua - Presidente da China, Xi Jinping
Escrito en GLOBAL el

O presidente chinês, Xi Jinping, defendeu nesta terça-feira (11) a importância de implementar novos sistemas para uma economia aberta de padrão mais elevado e promover a transição gradual do controle duplo sobre a quantidade e intensidade do consumo de energia para o controle duplo sobre a quantidade e intensidade das emissões de carbono.

Xi fez a declaração ao presidir uma reunião da comissão central para aprofundar a reforma geral, da qual é líder.

"Construir novos sistemas para uma economia aberta de padrão mais elevado é uma medida estratégica para a China promover a reforma e o desenvolvimento por meio da abertura", destacou Xi.

Ele instou a construção de um novo modelo de desenvolvimento centrado em serviços, com foco na abertura institucional, aprofundamento da reforma do sistema e dos mecanismos em áreas-chave como investimento, comércio, finanças e inovação, além de melhorar as políticas e medidas de apoio para elevar a abertura do país a um novo patamar.

Modernização agrícola

O presidente chinês defendeu a necessidade de estabelecer o objetivo estratégico de realizar a modernização agrícola e rural e construir uma agricultura forte. Ele instou acelerar a melhoria das deficiências no desenvolvimento agrícola e rural para estabelecer uma base sólida para a construção de um país socialista moderno em todos os aspectos.

Xi observou que a construção da civilização ecológica da China entrou em um período crítico com a redução de carbono como direção estratégica chave. Ele pediu a melhoria da regulamentação do consumo total de energia e intensidade para gradualmente fazer a transição para um sistema de controle duplo sobre a quantidade e intensidade das emissões de carbono.

"Esforços devem ser feitos para aprofundar a reforma do sistema de energia, acelerar a construção de um novo sistema de energia que seja limpo e de baixo carbono, seguro e abundante, economicamente eficiente, com coordenação entre oferta e demanda e inteligente para promover melhor a revolução na produção e consumo de energia, e garantir a segurança energética nacional", disse ele.

Expansão do mercado

A reunião destacou a necessidade de aprofundar a reforma de sistemas e mecanismos no comércio e investimento, expandir o acesso ao mercado e otimizar de forma abrangente o ambiente de negócios para melhorar a qualidade e o padrão da cooperação comercial e de investimento.

Durante o encontro foi ressaltada também que a implementação de novos sistemas para uma economia aberta de padrão mais elevado deve estar ligada a estratégias nacionais, como a construção conjunta da Iniciativa do Cinturão e Rota, e foi solicitada uma participação ativa na reforma e construção do sistema de governança global.

Houve ainda destaque para a importância de priorizar a conservação e enfatizada a necessidade de realizar um bom trabalho na conservação de energia em um nível mais alto e com maior qualidade para alcançar benefícios máximos com custos mínimos.

A relação entre desenvolvimento e redução de emissões deve ser coordenada, pedindo o ajuste científico e a otimização de políticas.