CHINA EM FOCO

Chineses celebram o 96º aniversário de fundação do Exército de Libertação Popular

Além de operações de combate, oficial e militares também atuam na prevenção e mitigação de desastres, como o resgate das vítimas das fortes chuvas que atingem a China

Créditos: VCG - Desfile militar em Nanchang, província de Jiangxi, celebra 96 anos de fundação do Exército de Libertação Popular.
Escrito en GLOBAL el

Nesta terça-feira (1º) a República Popular da China celebra os 96 anos de fundação do Exército de Libertação Popular (ELP). Nesta data, em 1927, o Partido Comunista da China (PCCh) iniciou sua primeira resistência militar contra os contra-revolucionários do Kuomintang. Como resultado, a data foi designada para comemorar o estabelecimento do ELP.

Pelas redes sociais, a atmosfera calorosa de "apoiar o exército e amar o exército" se espalhou por todo o país, com tópicos relacionados também sendo tendência nas principais plataformas de mídia social, incluindo o Sina Weibo. Milhares de internautas enviaram felicitações e homenagens aos soldados chineses, que eles chamam de "pessoas mais adoráveis" da China.

Atuação de militares durante as tempestades

Enquanto a circulação residual do tufão Doksuri, o quinto deste ano, continua a se mover para o norte, a região de Pequim-Tianjin-Hebei tem visto chuvas extremamente intensas recentemente. Enfrentando raras catástrofes de chuvas intensas, os soldados do ELP e os policiais se apressaram para a linha de frente da prevenção e socorro de enchentes, passando seu festival em operações de resgate.

Na segunda-feira, um alerta vermelho para chuvas intensas foi emitido em Pequim. A unidade da polícia armada da capital enviou mais de dois mil oficiais e soldados com equipamentos de resgate para a linha de frente do desastre e evacuou e transferiu prontamente as pessoas presas. Até as 22h daquele dia, os oficiais e soldados haviam resgatado com sucesso mais de 100 pessoas presas.

Operações combatentes e não combatentes

VCG - Soldado celebra aniversário do ELP 

Song Zhongping, um especialista militar chinês e comentarista de TV, observou que o ELP tem uma missão dupla - operações militares ou a luta contra a agressão, e operações não combatentes, incluindo contra o terrorismo, anti-pirataria, ajuda humanitária, prevenção e mitigação de desastres.

O pessoal de serviço do ELP  não tem folgas, incluindo em 1º de agosto, pois eles precisam participar do combate a enchentes, resgates e auxílio em desastres, além de realizar diversas atividades de treinamento, afirmou Song, observando que também há muitas tropas envolvidas na defesa das fronteiras do país.

"Tudo isso é para proporcionar um ambiente pacífico e harmonioso. Portanto, nosso exército, nossos membros de serviço, bem como nossos veteranos são algumas das pessoas mais adoráveis do nosso tempo", explicou Song.

"Proteger o país é o dever de todo cidadão. A China está enfrentando um ambiente externo instável e o mundo não está em paz", enfatizou Song.

Ao longo dos anos, a capacidade de construção militar do ELP avançou a passos largos. É porque o mundo não é pacífico que é ainda mais necessário fortalecer seus preparativos para o conflito, de acordo com especialistas militares.

"Só estando preparado para a guerra podemos evitá-la, e a paz pode ser conquistada e consolidada através da dissolução da guerra. Portanto, o ELP ainda precisa se esforçar para se tornar mais forte", apontou Song.

"Estou ansioso pelo meio do século, quando o ELP se tornará um poderoso exército para melhor salvaguardar a soberania, segurança e interesses de desenvolvimento da China, e também para melhor preservar a paz regional e mundial", finalizou Song.

Com informações do Global Times