O Exército de Libertação do Povo Chinês (ELP) intensificou as atividades de navios de guerra ao redor da ilha de Taiwan e quebrou o recorde de número de embarcações implantadas em exercícios na região.
Analistas avaliam que os exercícios intensivos recentes demonstram as capacidades do ELP em cercar a ilha e provavelmente incluíram treinamento de desembarque anfíbio.
Te podría interesar
A autoridade de defesa na ilha de Taiwan informou em um comunicado à imprensa no sábado (15) que detectou 15 aeronaves e 16 embarcações da ELP operando ao redor da ilha de Taiwan na sexta-feira (14).
O número recorde ocorreu depois que o ELP aumentou a escala de seus exercícios diários e patrulhas ao redor da ilha de Taiwan na última semana, enviando nove embarcações na terça-feira (11), quarta-feira (12) e quinta-feira (13), todas acompanhadas por atividades em grande escala de caças, bombardeiros, aeronaves de missões especiais e drones no ar, relataram as mídias da ilha.
Te podría interesar
Em comparação, o número médio diário de embarcações da ELP operando ao redor da ilha é de cerca de quatro. Mesmo durante os exercícios militares em grande escala do ELP em agosto do ano passado e em abril deste ano, esse número não ultrapassou 14, de acordo com os comunicados de imprensa da autoridade de defesa da ilha.
Em meio a eventos recentes, incluindo a aprovação pela Câmara dos Representantes dos EUA do Ato de Autorização de Defesa Nacional de 2024, a divulgação do comunicado da cúpula da Otan e exercícios conjuntos pelos EUA, Reino Unido, Austrália e Japão, o aumento das atividades de navios de guerra da ELP ao redor da ilha provavelmente tem como objetivo mostrar suas capacidades de bloqueio do território insular, e possivelmente envolve forças não apenas do Comando do Teatro Oriental, mas também do Comando do Teatro Sul, relataram as mídias da ilha, citando um especialista militar de Taiwan
A autoridade de defesa na ilha não divulgou os tipos de embarcações da ELP que estão participando das atividades, mas o Ministério da Defesa do Japão afirmou no final de junho que avistou uma frota da ELP composta pelo navio de assalto anfíbio Tipo 075 Guangxi, pelo destroyer Tipo 052D Baotou, pela fragata Tipo 054A Anyang e pelo navio de reabastecimento abrangente Tipo 903A Chaohu quando os navios de guerra navegaram do Mar da China Oriental para o Pacífico Ocidental na época.
Sem relatos indicando que os navios de guerra tenham retornado, o grupo anfíbio liderado pelo Tipo 075 poderia participar de exercícios nas águas a leste da ilha de Taiwan, disse Song Zhongping, um especialista militar chinês continental, ao Global Times.
Em uma missão de desembarque, é lógico iniciar o desembarque anfíbio após estabelecer a superioridade aérea e o controle do mar, portanto, faz sentido praticar desembarques anfíbios após o treinamento de ataques precisos, combate aéreo e combate no mar, disse outro especialista chinês continental que pediu para não ser identificado.
Com informações do Global Times