O presidente chinês, Xi Jinping, declarou abertos os 31º Jogos Mundiais Universitários da Fisu nesta sexta-feira (28), no Estádio do Parque Esportivo Dong'an Lake, em Chengdu, capital da província sudoeste da China, Sichuan.
Realizada de 28 de julho a 8 de agosto, a Universíade de Chengdu, com o slogan "Chengdu Realiza Sonhos", é a primeira competição esportiva multi-esportiva internacional realizada na China após a pandemia de Covid-19.
Te podría interesar
Líderes estrangeiros presentes na cerimônia de abertura incluem o presidente Joko Widodo, da Indonésia; o presidente Mohamed Ould Cheikh Ghazouani, da Mauritânia; o presidente Evariste Ndayishimiye, do Burundi; o presidente Irfaan Ali, da Guiana; e o primeiro-ministro Irakli Garibashvili, da Geórgia.
Chengdu, uma metrópole no sudoeste da China, tornou-se a terceira cidade do continente chinês a sediar a Universíade de Verão bienal, seguindo Pequim, em 2001, e Shenzhen, em 2011.
Te podría interesar
Infraestrutura para os jogos
Embora a Universíade tenha sido adiada duas vezes devido à pandemia de Covid-19, Chengdu concluiu a construção, renovação e expansão de 49 instalações esportivas, que contam com infraestrutura e serviços de primeira classe.
Um total de 6.500 atletas de 113 países e regiões estão competindo em 269 eventos de 18 esportes. Além dos 15 esportes obrigatórios, a Universíade de Chengdu também apresenta três esportes opcionais - remo, tiro e Wushu. A China, como nação anfitriã, enviou 411 atletas para competir em todos os 18 esportes.
Para minimizar o impacto da pandemia e garantir a participação dos estudantes, a Fisu elevou a idade máxima dos participantes de 25 para 27 anos.
Além disso, uma regra que permitia apenas a participação de estudantes atuais e aqueles que se formaram dentro de um ano foi relaxada, permitindo a participação de estudantes formados em 2020, 2021 e 2022.
Festa de abertura dos jogos
A cerimônia de abertura começou com fogos de artifício e o brilho radiante de "Sol e Pássaros Imortais", o logotipo do Patrimônio Cultural da China.
Às 21h15, horário de Pequim, quando o presidente chinês Xi declarou aberta a Universíade de Chengdu, fogos de artifício em formato de "boas-vindas" em inglês explodiram no céu.
A pira olímpica foi acesa por Ye Guangfu, astronauta chinês da missão Shenzhou-13, juntamente com outros 30 condutores da tocha, que correram em direção à torre com o formato de 12 raios de "Sol e Pássaros Imortais", que representa a aspiração das pessoas de ascender ao sol e simboliza luz, força e esperança.
Ao som do coro infantil da área montanhosa cantando "Nossa Bandeira Nacional é Tão Linda" e dos jovens representantes das 56 etnias da China cantando "Ode à Pátria", uma guarda de honra de oito homens escoltou a bandeira nacional da China até o estádio, antes de ela ser hasteada ao som do hino nacional.
Todas as delegações participantes desfilaram pela passarela com padrões de brocado de Sichuan.
Encabeçada pelos porta-bandeiras Hu Zhenzhuo e Guo Hanyu, a delegação chinesa, composta por mais de 700 membros, entrou por último como nação anfitriã.
Jogos para a juventude e amizade
Em seu discurso, Huai Jinpeng, presidente do comitê organizador da Universíade de Chengdu, deu uma calorosa recepção aos atletas, treinadores, oficiais técnicos e convidados de todo o mundo.
"Os Jogos Mundiais Universitários da Fisu são um evento esportivo global para a juventude e amizade, e fizemos preparativos elaborados com o objetivo de realizar Jogos simplificados, seguros e esplêndidos. Desejo sinceramente que todos os nossos jovens amigos possam desafiar seus limites, lutar por sua excelência, fortalecer os laços interculturais e de amizade e demonstrar o carisma da juventude aqui", disse Huai.
O presidente interino da Fisu Leonz Eder, expressou sincera gratidão ao governo chinês, à província de Sichuan, à cidade de Chengdu e a todos os participantes por seus esforços conjuntos na criação de uma gala esportiva excepcional e muito esperada.
"Aqui estamos nós, finalmente, prontos para aproveitar esta maravilhosa Universíade Mundial da FISU em Chengdu. Juntos, criamos Jogos que valeram a pena esperar. Embora tenhamos uma sociedade global agora, os momentos em que você pode conviver com tantos jovens de tantos países (e regiões), mesmo que por um curto período, são profundamente especiais", declarou Eder .
Eder também desejou o melhor a todos os atletas, dizendo: "Queridos atletas... lembrem-se de que há muito mais na Universíade Mundial da Fisu do que seus resultados esportivos. Aproveitem este tempo precioso juntos, aprendam uns com os outros, criem novas memórias e façam novos amigos."
O campeão olímpico de snowboard de Pequim, Su Yiming, o quatro vezes vencedor da Universíade de tênis de mesa, Ma Yuefei, e outros seis jovens destacados entraram no estádio segurando a bandeira da FISU.
O atleta Tang Ziting e o oficial técnico Liu Jiang fizeram o juramento em nome de seus respectivos grupos.
Uma performance de gala intitulada "Jovens Perseguidores de Sonhos" foi apresentada com segmentos de Busca da Luz, Paixão pelo Esporte e Celebração da Amizade.
Com informações da Xinhua