CHINA EM FOCO

Chengdu a todo vapor para os Jogos Mundiais de Verão Universitários

Bandeiras e o mascote da Universíade estão por toda parte nas ruas; ônibus e metrôs decorados com imagens de pandas transportam principalmente jovens atletas estrangeiros

Créditos: VCG
Escrito en GLOBAL el

Bandeiras com o logotipo dos 31º Jogos Mundiais Universitários da Fisu decoram as estradas; Rongbao, a mascote da Universíade de Chengdu, está por toda parte nas ruas; ônibus e metrôs decorados com imagens de pandas estão ocupados transportando pessoas, muitas delas estrangeiros sorridentes e jovens carregando brinquedos de pandas...

Rádio China Internacional 

Chengdu, capital da província de Sichuan, no sudoeste da China, e uma cidade icônica do oeste conhecida por sua energia e diversidade, está em pleno vapor para dar as boas-vindas aos visitantes de todo o mundo para os Jogos Mundiais Universitários da Fisu, que terá início nesta sexta-feira (28) com a presença confirmada do presidente chinês, Xi Jinping, na cerimônia de abertura em Chengdu para anunciar a abertura da competição.

Analistas acreditam que o grande evento esportivo, que foi adiado devido à pandemia da Covid-19, servirá como uma plataforma para jovens atletas competirem e aprenderem uns com os outros e também como uma oportunidade para aprofundar amizades e entendimento mútuo.

Além disso, os Jogos Mundiais Universitários da Fisu em Chengdu também serão um bom começo para a diplomacia de verão da China, pois a atmosfera positiva de intercâmbio entre as pessoas ecoará com as interações próximas dos principais líderes para mostrar ao mundo a solidariedade e a amizade necessárias diante dos desafios compartilhados.

Expectativas elevadas

VCG

A Universíade de Chengdu, que será realizada de 28 de julho a 8 de agosto, contará com 269 eventos em 18 esportes. A delegação chinesa, composta por mais de 700 pessoas, sendo 411 atletas de mais de 100 universidades em 25 regiões provinciais, participará de todos os 18 esportes dos jogos.

Atletas de muitos países e regiões já chegaram a Chengdu cheios de empolgação em visitar a China e de expectativas de melhor desempenho no evento.

A Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK) envia a maior delegação para participar do evento. Os atletas têm treinado duro por meses em preparação para a Universíade de Chengdu com o objetivo é "dar o melhor" de suas habilidades e orgulhar a RAEHK.

Chidiebere Ezeani, secretário-geral da Associação de Jogos Universitários da Nigéria, disse ao jornal chinês Global Times que o objetivo da delegação nigeriana, que é composta por 30 atletas, é mostrar o talento e o potencial da Nigéria em diversos esportes, e espera que essa experiência inspire e motive os atletas a se destacarem ainda mais em suas carreiras esportivas.

Ezeani afirmou que seus atletas estão determinados e se prepararam diligentemente para dar o melhor desempenho nos Jogos.

"Estamos entusiasmados em representar a Nigéria na Universíade em Chengdu, e acreditamos que essa experiência será um marco significativo no crescimento e desenvolvimento de nossos atletas na arena esportiva internacional", disse Ezeani.

A delegação austríaca, que inclui 37 estudantes atletas, nove treinadores e oito oficiais, participará de nove eventos, incluindo arco e flecha, esgrima, judô e Wushu. O porta-voz do grupo comentou que, após a Covid-19, os estudantes devem novamente ter inúmeras oportunidades de praticar seu esporte em nível de competição e que estão felizes que os Jogos estão ocorrendo, pois é importante para os atletas poderem competir novamente.

O representante da Áustria também disse que os preparativos em Chengdu têm sido impressionantes e os atletas estão empolgados para conhecer uma cidade vibrante com um grande histórico e aprender sobre a vida moderna em uma cidade chinesa bem conhecida.

Tesouros de Chengdu

Chengdu é a terceira cidade da China a sediar o evento esportivo, após Pequim, em 2001, e Shenzhen em 2011.

Como uma icônica cidade chinesa do interior com ricos tesouros culturais e um estilo de vida vibrante, Chengdu será uma nova vitrine para mostrar ao mundo o atrativo da cultura chinesa e o amor do povo chinês por uma vida pacífica e colorida.

Uma série de atividades culturais para a Universíade foi lançada em Chengdu e a vila dos atletas servirá como um dos principais locais culturais para os jovens atletas, com a realização de muitos eventos emocionantes que exibem o patrimônio cultural imaterial.

Ezeani, da delegação nigeriana, também expressou a empolgação da delegação em explorar Chengdu e disse que os atletas estão "ansiosos para mergulhar na cultura local e na culinária local".

Ao contrário dos arranjos anteriores que viam grandes eventos esportivos realizados nas regiões leste da China, os Jogos Mundiais Universitários da Fisu estão sendo realizados em Chengdu, uma cidade no sudoeste da China, o que também mostra ao mundo que o desenvolvimento econômico da China está se tornando mais equilibrado em diferentes regiões.

Diplomacia da Temporada de Verão

Nesta quinta-feira (27), o presidente Xi se encontrou com o presidente Joko Widodo, da República da Indonésia, que estava em visita, e o recebeu para participar da cerimônia de abertura dos Jogos.

Xi afirmou que a China está disposta a aproveitar a ocasião como uma oportunidade para aprofundar a cooperação estratégica com a Indonésia, estabelecer um exemplo para países em desenvolvimento de compartilhar um futuro comum, buscar solidariedade e cooperação e impulsionar o desenvolvimento conjunto, injetando mais certeza e energia positiva na região e no mundo.

Xi realizará um banquete de boas-vindas e diversos eventos bilaterais para outros líderes estrangeiros que participarão da cerimônia de abertura, anunciou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, na segunda-feira (24).

O presidente Irfaan Ali, da República Cooperativa da Guiana, e o primeiro-ministro da Geórgia, Irakli Garibashvili, chegaram a Chengdu. Outros líderes mundiais também vão participar dos eventos, entre eles o presidente Mohamed Ould Cheikh Ghazouani, da República Islâmica da Mauritânia, e o presidente Evariste Ndayishimiye, da República do Burundi.

Os Jogos Mundiais Universitários da Fisu também são um bom começo para a "diplomacia da temporada de verão" da China - as interações ativas e amigáveis entre pessoas de todo o mundo estão sendo criadas e ecoando com as interações construtivas entre os principais líderes, comenta Li Haidong, professor da Universidade de Assuntos Estrangeiros da China.

"Os líderes que participarão do evento em Chengdu vêm de países em desenvolvimento, o que também destaca as estreitas relações do Sul Global e enfatiza o apoio mútuo, não apenas no desenvolvimento econômico, mas também na busca por soberania, independência e justiça nos assuntos globais", disse Li.

Analistas afirmam que o evento esportivo também é uma plataforma para que jovens de diferentes países e regiões não apenas compitam juntos, mas também troquem ideias. Essa comunicação também ajudará a ampliar seus horizontes, especialmente após três anos de interrupções da pandemia da Covid-19, e facilitará futuras trocas entre os países em diferentes áreas.

Li disse que o esporte desempenha um papel significativo na aproximação das pessoas de diferentes países e regiões e na melhoria de sua amizade. Os Jogos Mundiais Universitários da Fisu em Chengdu são uma oportunidade valiosa para atletas e pessoas de todo o mundo aprofundarem a compreensão mútua e a confiança, o que também estabelecerá as bases para uma cooperação mais próxima entre os países.

Além disso, o evento esportivo em Chengdu é uma plataforma para mostrar ao mundo o grande potencial das vastas regiões ocidentais da China e as oportunidades para desenvolver o mundo, de acordo com Li.

"A grande vitalidade de Chengdu e das regiões ocidentais da China não apenas promoverá o paradigma de desenvolvimento de 'circulação dupla' da China para sustentar o crescimento nos próximos anos, mas também trará novas oportunidades de desenvolvimento para o mundo", finalizou Li.

Com informações do Global Times