CHINA EM FOCO

Símbolos antigos da China iluminam os próximos Jogos Universitários Mundiais

Embora os esportes dominem o foco das competições, a cultura desempenha um papel significativo na formação da experiência de Chengdu tanto para os moradores quanto para os visitantes

Créditos: Xinhua
Escrito en GLOBAL el

O revezamento da tocha dos 31º Jogos Universitários Mundiais da Fisu (Federação Internacional de Esporte Universitário) tem encantado observadores nos campi das universidades de Chengdu, na província de Sichuan, sudoeste da China,  muitos dos quais são cativados pelo design vibrante da tocha.

Não apenas uma mistura de quatro tons gradientes - vermelho vibrante, amarelo ensolarado, azul sereno do lago e verde jade rico - a tocha da Universíade de Chengdu carrega um design único. Ela incorpora a imagem de um ornamento de ouro com um sol e pássaros imortais, um dos estimados tesouros antigos da China, desenterrado em 2001 no Sítio de Jinsha - o epicentro do extinto Reino de Shu.

Com uma história que abrange aproximadamente três mil anos, o Sítio de Jinsha foi a antiga capital do Reino de Shu e um berço da civilização antiga, situado ao longo do rio Yangtzé, na China.

Símbolo do patrimônio cultural chinês

Atualmente abrigado no salão de exposições do Museu do Sítio de Jinsha, encontra-se o Ornamento de Ouro do Sol e Pássaros Imortais, uma descoberta arqueológica crucial do Sítio de Jinsha.

Esse ornamento de ouro circular possui duas camadas, sendo que a camada interna consiste em 12 apêndices em forma de dente, dispostos em formato de arco. Esses apêndices são circundados por quatro pássaros voando, conectados cabeça a cauda em direção anti-horária. Em um dia claro, a luz do sol projeta elegantemente a dança do Sol e dos Pássaros Imortais em uma grande parede curva.

Xinhua - Cúpula do Museu do Sítio de Jinsha em Chengdu

Zhu Zhangyi, o curador do Museu do Sítio de Jinsha, afirmou que o sol e o pássaro solar são símbolos reverenciados na antiga cultura Shu há milhares de anos.

"O pássaro celestial circundando o sol simboliza as aspirações dos ancestrais chineses de ascender ao sol e receber a luz", explicou ele.

Em 2005, esse ornamento de ouro do sol e pássaros foi selecionado entre 1.600 artefatos como um símbolo do Patrimônio Cultural Chinês. Como mais uma prova de sua importância, em 12 de outubro de 2005, uma peça de bordado Shu com o design "Sol e Pássaros Imortais" embarcou em uma jornada espacial de cinco dias a bordo da espaçonave Shenzhou VI.

Xinhua - Símbolo em um campo de flores em Chengdu

O Sol e os Pássaros Imortais não apenas representam a antiga civilização Shu, mas também ressoam na vida cotidiana dos 20 milhões de habitantes de Chengdu.

No coração de Chengdu, a Praça Tianfu - um hub de transporte de 88 mil metros quadrados - abriga uma imponente escultura dos Pássaros Imortais em seu centro.

Além disso, o terminal do Aeroporto Internacional Tianfu de Chengdu, uma porta de entrada significativa no oeste da China, foi projetado em forma de Pássaro Imortal, oferecendo uma primeira impressão memorável da cidade aos viajantes.

Localizado a 15 quilômetros do Aeroporto Internacional Tianfu, o Parque Nacional da Floresta de Longquan tornou-se um destino popular para os caminhantes, apresentando um mirante em espiral de 360 graus, no centro do qual se encontra um Pássaro Imortal.

"O 'Sol e os Pássaros Imortais' não apenas incorporam o símbolo cultural da cidade, mas também refletem a destacada cultura tradicional chinesa de buscar a luz, a renovação e o empreendimento", disse Wang Fang, vice-curador do Museu do Sítio de Jinsha.

Onipresente nas imagens da Universíade

Xinhua - Símbolo em uma ponte de Chengdu

Apesar de ser um artefato cultural de três mil anos atrás, Zhu Zhangyi percebe uma ressonância entre o Ornamento de Ouro do Sol e Pássaros Imortais e o lema olímpico "Mais rápido, mais alto, mais forte - Juntos".

Na próxima Universíade de Chengdu, o Sol e os Pássaros Imortais, simbolizando elementos da antiga cultura Shu, também serão destacados.

O Parque Esportivo do Lago Dong'an é um exemplo primordial. Seu estádio, onde a cerimônia de abertura ocorrerá em 28 de julho, apresenta um telhado anelar feito de vidro colorido trapezoidal, imitando a forma do Ornamento de Ouro do Sol e Pássaros Imortais.

O design da medalha da Universíade apresenta o Pássaro Solar em voo, simbolizando o lema do evento "Chengdu torna os sonhos realidade".

Embora os esportes dominem o foco da Universíade, a cultura desempenha um papel significativo na formação da experiência de Chengdu tanto para os moradores quanto para os visitantes.

Com a Universíade a apenas 12 dias de distância, o profundo patrimônio cultural da cidade promete contribuir para uma experiência global extraordinária nos Jogos Mundiais Universitários.

Com informações da Xinhua