CHINA EM FOCO

Robôs inteligentes em destaque na Universíade de Chengdu

Na Vila Universitária, onde os atletas ficarão hospedados, robôs vão executar danças de boas-vindas, auxiliar em emergências médicas e em treinamento de competidores de tênis de mesa

Créditos: Xinhua - Robô de treinamento pode aprimorar habilidades de atletas de tênis de mesa
Escrito en GLOBAL el

Com um braço mecânico lançando uma bola de pingue-pongue para cima e o outro braço balançando a raquete, um robô inteligente habilmente rebateu a bola para o adversário do outro lado.

Essa cena ocorreu no local de tênis de mesa do High-tech Zone Sports Center Gymnasium, em Chengdu, capital da província de Sichuan, no sudoeste da China. Os 31º Jogos Mundiais Universitários da Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu) terão início na cidade em dez dias, e o ginásio sediará as competições de tênis de mesa.

Antes da Universíade de Verão da Fisu, o "robô parceiro de treinamento" tem atraído muita atenção. Com cerca de 1 metro de altura, ele foi projetado especificamente para treinamento de saques e tem um par de "mãos mecânicas", uma equipada com uma "palma" redonda e a outra com uma raquete e pode executar ações precisas durante os saques de bola.

"Comparado aos seres humanos, o robô tem um controle mais preciso da velocidade e do efeito durante o saque. O robô pode ajudar os jogadores a melhorar suas habilidades de observação e antecipação em relação aos movimentos de saque do adversário. Eles podem praticar repetidamente um tipo específico de saque, tornando seu treinamento mais direcionado e eficaz", disse Li Pengfei, treinador de uma associação de tênis de mesa em Chengdu, que jogou com o robô.

Além disso, o robô oferece diversos modos de treinamento, desde níveis divertidos adequados para amadores até níveis profissionais para atletas. O nível de entretenimento permite que jogadores casuais desfrutem de uma partida descontraída com o robô, tornando a experiência de treinamento agradável e acessível.

Há também um modelo de robô médico também utilizado em muitos locais. Chamado de "Rongbao", este robô pode entregar kits de emergência, desfibriladores e outras ferramentas de emergência médica.

Após receber uma chamada de emergência, o Rongbao irá imediatamente se dirigir ao local, abrir automaticamente seu kit de primeiros socorros e exibir um vídeo instrucional para usar o desfibrilador. Ele também pode estabelecer conexões de vídeo remoto com especialistas médicos para orientação profissional.

O Rongbao também pode fornecer serviços inteligentes, como orientação, transmissão de informações, tradução de idiomas, realização de chamadas remotas e participação em consultas.

No centro de boas-vindas da Vila Universitária, um grupo de adoráveis robôs humanóides bipedais vai realizar danças de boas-vindas para os convidados de diversos países.

"À medida que a Universíade se aproxima, mais robôs inteligentes irão aparecer. Acredito que as inovadoras aplicações de alta tecnologia na Universíade deixarão uma impressão duradoura nos participantes", disse Guo Ji, do comitê executivo da Universíade de Chengdu.

Com informações da Xinhua