CHINA EM FOCO

Confira os robôs mais legais em exposição em Pequim

Conferência Mundial de Robôs 2022 está sendo realizada na capital chinesa até este domingo (21) e apresenta uma série de novidades tecnológicas

Créditos: CFP - Um engenheiro de robôs mostra um humanóide que se parece com ele na Conferência Mundial de Robôs, Pequim, China (18/8/22)
Escrito en GLOBAL el

Mais de 500 robôs, 30 deles exibidos pela primeira vez, podem ser vistos na Conferência Mundial de Robôs 2022 (WRC 2022, da sigla em inglês), em Pequim, capital da China, até este domingo (21). A exposição foi aberta na última quinta-feira (18) e é realizada em formato híbrido, com atividades presenciais e online que incluem três grandes eventos, incluindo fórum, exposição e competição.

As novidades apresentadas durante a WRC 2022 combinam as mais recentes tecnologias de IA (inteligência artificial), fabricação e controle para atender especialistas, fábricas e consumidores. Robôs cirúrgicos, enfermeiros, exoesqueletos, cães, cozinheiros, industriais, escavadeira de controle remoto 5G e por aí vai.  Veja alguns deles 

Mestre-cuca

CMG - Robô cozinha uma porção de jianbingguozi em uma máquina de venda automática de alimentos.

Uma máquina de venda automática que cozinha Jianbingguozi, um rolo de panqueca ao estilo chinês, parecido com um burrito, atraiu crianças, adultos e até potenciais parceiros de negócios. O prato é muito comum no norte da China e perde o charme se for servida fria, então os vendedores costumam cozinhá-la apenas por encomenda. A máquina tem um braço robótico que prepara as panquecas. 

Enfermeiro

Xinhua - Robô faz coleta de material para exame de Covid-19.

Como a pandemia da Covid-19 dura sem data de término prevista, alguns fabricantes de robôs chineses decidiram construir robôs de teste que limpam automaticamente a garganta das pessoas em busca de amostras. Um dos modelos é equipado com câmeras para "procurar" a garganta das pessoas usando visão computacional e um braço robótico para fazer a coleta.

Exoesqueleto

CFP - Visitantes experimentam produtos de exoesqueleto.

A China lidera o segmento de robôs exoesqueletos, um esqueleto externo que sustenta e protege o corpo e dá força para fazer coisas quase impossíveis. Um dos modelos serve de apoio para pessoas cujas pernas são deficientes devido a lesões na medula espinhal e ajuda a andar sem usar nenhuma força na parte inferior do corpo.

China comenta os efeitos negativos da presença dos EUA no Afeganistão

CNS - Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin.

Na avaliação do governo chinês, o Afeganistão é um exemplo vivo da beligerância e dos impactos negativos da agressão dos EUA contra o país da Ásia central, que persistem um ano após a retirada das tropas estadunidenses. A declaração foi feita pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, na última sexta-feira (19).

A invasão de duas décadas do Afeganistão pelos EUA reduziu o país a escombros, arruinou o futuro de toda uma geração de afegãos, matou 174 mil pessoas, incluindo mais de 30 mil civis, e deslocou dezenas de milhões. Embora as tropas americanas tenham partido, o Afeganistão ainda não emergiu da longa sombra da invasão, descreveu Wang.

"Milhões de afegãos estão lutando à beira da morte. Cerca de três milhões de crianças afegãs são pobres demais para ir à escola. E 18,9 milhões de pessoas enfrentam escassez aguda de alimentos. Os EUA devem assumir a responsabilidade por tudo isso."
Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin

Wang ressaltou que o Afeganistão é uma prova viva do fracasso do programa estadunidense de 'transformação democrática'. A guerra de duas décadas no Afeganistão custou aos EUA mais de US$ 2 trilhões, a vida de mais de 2 mil e 400 soldados americanos além de ferir outros mais de 20 mil. "Apenas para terminar com o maior desastre militar dos EUA desde a Guerra do Vietnã. As pessoas comparam o 'momento Cabul' ao 'momento Saigon', comparou o porta-voz.

O público dos EUA também pagou caro. De acordo com organizações sem fins lucrativos dos EUA, desde 2001, 114 mil veteranos, ou 18 por dia, tiraram suas próprias vidas e quase 40 mil veteranos ficaram desabrigados, listou Wang.

"O 'momento de Cabul' colocou em plena exibição a hipocrisia dos EUA sobre a democracia e os direitos humanos e suas verdadeiras cores de depender de políticas de poder e práticas de bullying", afirmou o porta-voz. 

Ele disse ainda que os EUA falharam no Afeganistão, mas ainda precisam abandonar sua política de interferência. Washington ainda frequentemente se intromete nos assuntos internos de outros países em nome da democracia e dos direitos humanos, e continua a vender a chamada narrativa 'democracia versus autoritarismo' para alimentar a divisão e o confronto em todo o mundo. Isso só levaria os EUA a novos e maiores fracassos, observou Wang.

China renova alerta vermelho para onda de calor

CNS - Moradores jogam mahjong em uma piscina no distrito de Fuling, em Chongqing.

O Centro Meteorológico Nacional (CNM) da China renovou no sábado (20) um alerta vermelho para altas temperaturas e sinalizou para o mais grave do sistema de quatro níveis. Ondas de calor sufocantes continuarão em muitas regiões do país.

Neste domingo (21), partes das províncias Gansu (noroeste), Shaanxi (noroeste), Henan (centro), Anhui (leste) e outras regiões provinciais registraram altas temperaturas de 35 a 39 graus Celsius, segundo o CNM.

A autoridade metereológica chinesa aconselhou as autoridades locais a tomar medidas de emergência contra as ondas de calor, suspender o trabalho ao ar livre exposto a altas temperaturas, prestar muita atenção à segurança contra incêndios e cuidar particularmente dos grupos vulneráveis.

A China tem um sistema de alerta meteorológico de quatro níveis, codificado por cores, com o vermelho representando o alerta mais grave, seguido por laranja, amarelo e azul.

China lança atividades de C&T para inspirar inovação

Entre os dias 20 e 27 de agosto é celebrada a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (C&T) na China. Neste ano, a programação das atividades em Pequim, capital do país, inclui uma exposição das últimas realizações científicas e tecnológicas aplicadas nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 e no combate à Covid-19, entre outros.

Uma variedade de atividades públicas temáticas de C&T serão realizadas em todo o país. Iniciadas em 2001, as atividades da semana tornaram-se cada vez mais influentes e populares para aumentar o conhecimento científico e a conscientização das pessoas.

China lança com sucesso mais satélites de sensoriamento remoto

Xinhua - Um foguete transportador 2D Longa Marcha carregando um grupo de satélites de sensoriamento remoto decola do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang.

A China lançou com sucesso o quarto grupo da família Yaogan-35 de satélites de sensoriamento remoto do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na província de Sichuan, no sudoeste da China, na manhã de sábado (20). 

Os satélites foram lançados às 1h37 (horário de Pequim) por um foguete transportador Long March-2D e entraram na órbita planejada com sucesso. Os satélites vão realizar experimentos científicos, pesquisar os recursos da terra, prever os rendimentos agrícolas e ajudar na prevenção e alívio de desastres.

Restauração da seção Jiankou da Grande Muralha entra na reta final

Xinhua - Seção de Jiankou da Grande Muralha da China

Os trabalhos de restauração da seção Jiankou da Grande Muralha da China, localizada em Pequim, capital chinesa, entraram na reta final e devem estar concluídos no final de outubro.

O projeto para restaurar o trecho do patrimônio está focado em uma parede de 1.678 metros de comprimento com oito torres de vigia na parte oeste da seção de Jiankou que é considerada uma das partes mais perigosas da relíquia.

Em paralelo está sendo realizado um projeto de pesquisa para reforçar e eliminar possíveis riscos à segurança, além de mudanças e condições existentes da Grande Muralha por meio de cooperação multidisciplinar. 

Primeiro musical com tema de panda da China é lançado em Chengdu

Zhu Zhu - Material promocional para 'Panda the Musical'

Criar um lar espiritual acolhedor para o público apreciar a cultura chinesa. Esse é o principal objetivo do espetáculo Panda the Musical' (Panda, o musical, em tradução livre), que acaba de estrear nos palcos de Chengdu, província de Sichuan, no sudoeste da China. 

O musical apresenta cinco personagens pandas que protegem o planeta em que habitam e que remete à China. Os heróis panda são sábios, poderosos, modestos e otimistas, qualidades celebradas na cultura tradicional chinesa, e demonstram confiança chinesa para o mundo através da arte do teatro.

A estreia do primeiro musical com tema de panda na China foi realizada na Base de Pesquisa de Criação de Pandas Gigantes de Chengdu na quinta-feira (18).

Com informações da Xinhua, China Daily, Global Times e CGTN