Um número recorde de empresas participa da Conferência Mundial de Inteligência Artificial (WAIC, da sigla em inglês) 2023, que foi aberta em Xangai nesta quinta-feira (6) em meio à mais recente agitação da indústria de Inteligência Artificial (IA).
Mais de 400 empresas participam do evento deste ano, que tem uma área total de exposição de 50 mil metros quadrados em seu local principal. Houve crescimento do número de participantes e da área do evento desde 2018, quando o evento anual foi inaugurado.
Te podría interesar
Desde que o ChatGPT causou furor no mundo no final do ano passado, a indústria de IA da China tem estado em frenesi, com gigantes da tecnologia e startups se apressando para lançar produtos de IA generativos semelhantes nos últimos meses.
Com o título de "Conectividade Inteligente, Gerando o Futuro", o evento reúne mais de 1.400 convidados, incluindo os principais cientistas, empreendedores, autoridades governamentais e delegados de organizações internacionais.
Te podría interesar
As principais exposições da conferência se concentram em setores como tecnologia de ponta, terminais inteligentes, capacitação de aplicativos e tecnologia de vanguarda.
As empresas têm apresentado uma variedade de produtos, o que inclui grandes modelos de linguagem, chips, robôs e veículos de direção autônoma, e lançaram ou exibiram pela primeira vez mais de 30 novos produtos na WAIC.
O evento sedia ainda várias sessões plenárias e dezenas de fóruns focados na indústria e se tornou uma plataforma influente para cooperação e intercâmbio de IA, além de ser um catalisador para o setor de Xangai.
Boom de desenvolvimento
A indústria de IA da China está em meio a um boom de desenvolvimento, com o tamanho da indústria central em cerca de 69,4 bilhões de dólares dos EUA e o número de empresas de IA superando 4.300, afirmou Xu Xiaolan, vice-ministro da Indústria e Tecnologia da Informação, na cerimônia de abertura do evento.
"A China tem acelerado a construção de infraestrutura relacionada à IA, com sua capacidade de computação total classificada em segundo lugar mundialmente e o número de estações 5G ultrapassando 2,8 milhões", disse Xu.
Mais de 2.500 oficinas e fábricas digitais e inteligentes foram construídas em todo o país, o que ajudou a reduzir o ciclo de pesquisa e desenvolvimento em 20,7% e melhorar a eficiência de produção em 34,8%, listou o vice-ministro.
A WAIC 2023, que será encerrada neste sábado (8), está sendo sediada pelo governo municipal de Xangai e sete agências do governo central, incluindo a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma e o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação.
Com informações da Xinhua