Como a arte e a cultura do passado podem sobreviver em um mundo globalizado? Herdando o tesouro da arte e da cultura dos últimos milhares de anos, os jovens chineses criaram uma nova tendência - Guochao, ou China Chic. Refere-se a um movimento iniciado por um número crescente de jovens que se esforçam para reviver e reinventar a cultura tradicional da China.
É possível ver estilistas de moda se inspirando nos preciosos murais dentro das Grutas de Yungang - conjunto de 53 grutas e mais de 1200 nichos budistas, com mais de 51 mil estátuas de pedra em Datong, na província de Xanxim, norte da China.
Te podría interesar
Ou ainda músicos de instrumentos tradicionais criando músicas modernas e inovadoras no pipa - instrumento de corda chinês que é um dos mais antigos da China, com mais de dois mil anos de história e um dos mais populares do país asiático.
Esses jovens formadores de tendência do Guochao ajudaram a preservar e transmitir o legado cultural da China para as futuras gerações.
Te podría interesar
Dança do leão
Uma das expressões desse movimento da juventude chinesa é o uso de sabedoria e criatividade para reinterpretar a cultura tradicional chinesa em seu campo de especialização. Como, por exemplo, a reinvenção da imagem cativante da dança do leão.
A dança do leão chinesa é uma dança tradicional que mostra a identidade cultural e as crenças espirituais do povo chinês. É realizada em ocasiões festivas, como o Ano Novo Chinês, para atrair boa sorte, prosperidade e felicidade. Teve origem na dinastia Tang (618-907), época em que o leão era considerado um animal poderoso e auspicioso que simbolizava coragem, estabilidade e sabedoria.
Dois estilos principais de dança do leão podem ser encontrados em todo o país: a dança do leão do sul e a dança do leão do norte. Hoje em dia, uma forma sulista é especialmente bem preservada na província de Guangdong, no sul da China, onde seu nome local é xingshi, ou Leão Desperto.
Além dos movimentos de dança empolgantes, a bela máscara e o traje usados na dança - o "leão" - também se tornaram uma fonte de inspiração para os jovens recriarem a cultura tradicional chinesa.
Arte com marcadores
Li Shichuan, um artista de 31 anos da província de Hebei, no norte da China, ganhou reconhecimento por suas magníficas pinturas de xingshi feitas com marcadores. Ele não fazia ideia de que essa forma de arte específica chamaria tanta atenção nas redes sociais chinesas e inspiraria mais jovens criadores a se juntarem ao movimento Guochao.
Inicialmente, Li focava em paisagens e obras arquitetônicas quando começou a pintar, mas gradualmente passou a explorar as inúmeras possibilidades da arte com marcadores.
No início de 2020, Li começou a compartilhar suas obras de arte nas plataformas de mídia social e começou a ganhar popularidade. Mais tarde, uma de suas obras foi exibida em um festival de arte para intercâmbio cultural entre as margens do estreito. Naquele momento, ele percebeu que suas criações deveriam transmitir algo significativo.
Com uma predileção pela cultura tradicional chinesa, ele decidiu usá-la como tema para suas obras de arte. Sua primeira peça temática cultural tradicional, Leão Desperto, atraiu milhões de visualizações ao ser lançada, proporcionando a ele a motivação e a confiança para continuar criando. Com o tempo, a coleção de obras de arte temáticas de leão de Li cresceu, atraindo mais atenção e oportunidades de exposição, o que lhe rendeu o título de jovem artista Guochao.
Usando cores vibrantes como azul, vermelho e branco, Li faz o leão tradicional com seus olhos redondos parecer poderoso e animado, além de vigoroso e misterioso. As pinturas de Li são detalhadas a ponto de retratar claramente a pelagem do leão.
A dança do leão incorpora poder, auspiciosidade e o grande espírito da nação chinesa. Hoje, a dança do leão não apenas serve como forma de entretenimento, mas também conecta pessoas de ascendência chinesa em todo o mundo, representando a alma nacional chinesa. Onde quer que haja comunidades chinesas, haverá danças do leão, simbolizando o espírito indomável de autossuficiência, perseverança e nunca desistir.
Clássicos chineses
Além de sua série de leões, Li também explora a representação de lanternas do céu e jardins clássicos da China.
Sua série Sky Lantern Blessings se inspira na antiga tradição de soltar lanternas no céu, também conhecidas como lanternas Kongming, transmitindo o anseio das pessoas por uma vida melhor e desejos de prosperidade e harmonia nacional.
A série Classical Gardens reflete os cinco anos que Li passou morando em Suzhou, na província de Jiangsu, no leste da China, capturando a essência da filosofia chinesa, história e costumes locais que os jardins clássicos representam em sua arte. Essas obras de arte exibem o patrimônio cultural da China e possuem um valor histórico e artístico significativo no mundo do design de jardins.
Criar um desenho desse tipo pode levar de 12 a 13 horas por dia, e geralmente leva cerca de meio mês para concluir uma pintura assim.
"É cansativo, mas sempre que vejo uma obra quase finalizada, o sentimento de orgulho e empolgação reduz meu cansaço", disse ele.
A maioria das pinturas de Li foi adquirida por colecionadores privados ou empresários que as enviam aos seus clientes, incluindo clientes no exterior, como presentes.
"Eu tenho um cliente em Guangdong, e ele me disse que seus clientes estrangeiros realmente gostam das minhas obras", contou.
Como um jovem artista, Li sente que tem a responsabilidade de transmitir a cultura tradicional chinesa em suas obras. Aos olhos de Li, Guochao significa absorver a excelente cultura tradicional chinesa e herdá-la através da inovação.
Para sua próxima fase de criação, Li disse que planeja adicionar mais símbolos chineses, como dragões chineses e teatro de sombras chinês, como elementos criativos.
"Eu me beneficiei da arte com marcadores. Ela me deu um modo de vida, um senso de direção e a constante motivação para persistir", diz Li.
Ele espera que mais pessoas descubram e apreciem a arte com marcadores, acreditando que ela possa ter um impacto em suas vidas. Além disso, ele encoraja aqueles interessados a se juntarem a essa busca criativa e criarem suas próprias obras de arte únicas com marcadores, espalhando a inspiração do Guochao para ainda mais pessoas.
Com informações do Global Times