Após sete anos de construção, o trabalho no túnel rodoviário de alta altitude mais longo do mundo foi concluído nesta quarta-feira (28) na Região Autônoma do Tibete, na China.
O Túnel Gokarla conecta a capital regional do Tibete, Lhasa, com a cidade de Lhokha. A estrutura é uma seção-chave da Rodovia Lhasa-Tsethang, uma das medidas importantes para criar um círculo econômico de uma hora na parte central da região.
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O líder do projeto, Zhou Xiaobing, da empresa China Communications Construction Company, responsável pela obra, comentou que a altitude média do túnel é de 4.300 metros, e as condições geológicas ao longo da rota são extremamente complexas.
Melhorias para a população
A previsão é de que a estrutura seja aberta ao público até o final do ano, o que vai reduzir o tempo de viagem entre as cidades para cerca de uma hora, em comparação com as três horas atuais.
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"Isso irá mudar fundamentalmente o transporte local, não apenas melhorando muito as viagens, mas também impulsionando o desenvolvimento do turismo, agricultura e pecuária ao longo da rota. Isso tem grande valor para promover o desenvolvimento econômico e social do Tibete e transformar a região em uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos", disse Zhou.
Drolma Kelsang, uma moradora tibetana que vive ao longo da rota, disse que está satisfeita com o túnel e aguarda ansiosamente a abertura da rodovia.
"Será conveniente para meus filhos irem à escola em Lhasa, e nossa vida se tornará mais prática. Também ajudará os moradores a buscar mais oportunidades de emprego e vender nossos produtos agrícolas locais em um mercado maior", comentou.
Desafios na alturas
As altitudes nas entradas do túnel são de 4.248 metros e 4.117 metros acima do nível do mar. Com uma pista do túnel se estendendo por 12.790 metros e a outra por 12.780 metros, o túnel é o mais longo do mundo em tal altitude, de acordo com a empresa.
"Durante a construção, enfrentamos dificuldades em termos do comprimento do túnel, ventilação, grandes inclinações, falta de oxigênio e clima extremamente frio", disse Zhou, que acrescentou que o excesso de umidade do solo e gases perigosos também se mostraram perigosos.
Zhou disse ainda que se o projeto não estivesse localizado nas montanhas, levaria no máximo quatro anos para ser concluído, mas quando a altitude média está acima de quatro mil metros, as coisas se complicam.
Para lidar com as dificuldades da construção, os trabalhadores utilizaram equipamentos avançados, como perfuratrizes de três braços, manipuladores de pulverização úmida, carregadeiras elétricas e escavadeiras elétricas.
"O uso desses equipamentos avançados reduziu significativamente o número de trabalhadores e a intensidade do trabalho envolvida, além de melhorar consideravelmente a eficiência e segurança da construção", afirmou Zhou.
Com informações do China Daily