CHINA EM FOCO

China inicia instalação da maior turbina eólica do mundo

Com altura de um prédio de 50 andares, o equipamento pode varrer uma área equivalente a sete campos de futebol

Créditos: CMG - A instalação da turbina eólica offshore de 16 megawatts da China está em andamento.
Escrito en GLOBAL el

A instalação de uma gigantesca turbina eólica offshore com capacidade instalada de 16 megawatts teve início nesta segunda-feira (26) na província de Fujian, no sudeste da China, e espera-se que seja concluída em alguns dias.

O cubo da turbina eólica tem 152 metros de altura, equivalente à altura de um prédio de 50 andares, e está 34 metros mais alto do que o das turbinas eólicas offshore de 10 megawatts normalmente utilizadas. Equipada com pás de 123 metros de comprimento, a turbina eólica pode varrer uma área de cerca de 50 mil metros quadrados, equivalente a sete campos de futebol padrão.

Quando operando na potência nominal, a turbina gera 34,2 quilowatt-hora de eletricidade por rotação, o que pode sustentar uma família de três pessoas por uma semana. Ela pode gerar mais de 66 milhões de quilowatt-hora de eletricidade limpa por ano, atendendo às necessidades anuais de eletricidade de 36 mil residências.

Produção local

O sistema de geração de energia, responsável por converter a energia eólica capturada pelo rotor em eletricidade, é uma das partes mais críticas das turbinas eólicas offshore.

O gerador desenvolvido internamente para a turbina eólica offshore de 16 megawatts alcançou uma redução de peso para cerca de 20 toneladas, marcando um avanço tecnológico na miniaturização de geradores de grande capacidade. Sua grande rolamento principal do eixo e pás ultralongas e leves também são produzidos domesticamente.

Centenas de sensores também cobrem a turbina eólica, juntamente com um radar a laser que pode detectar temperatura, umidade e velocidade do vento para monitorar o status operacional. Com o auxílio de sistemas inteligentes, ela pode ajustar automaticamente o ângulo e regular a potência em condições climáticas adversas.

A aplicação de sistemas digitais e inteligentes melhora a adaptabilidade ambiental da turbina eólica, tornando possível sua ampla aplicação na costa sudeste da China.

A plataforma utilizada para o trabalho de instalação é conhecida como Baihetan, a quarta geração de plataforma de instalação de energia eólica offshore da China, com capacidade de elevação de duas mil toneladas.

É uma das plataformas de instalação de energia eólica autopropulsadas e autolevantáveis mais avançadas do país, capaz de operar em profundidades de até 70 metros debaixo d'água.

Com informações da CGTN