O presidente chinês, Xi Jinping, pediu nesta segunda-feira (26) à Liga da Juventude Comunista da China (CYLC, da sigla em inglês) que assuma suas missões para unir ainda mais os jovens chineses e fazer maiores contribuições para realizar a grande rejuvenescimento da nação. Ele fez os comentários durante uma reunião com os principais membros recém-eleitos do Comitê Central da liga.
A CYLC realizou seu 19º congresso nacional em Pequim de 19 a 22 de junho, com a participação de quase 1.500 delegados que representam os 73 milhões de membros da liga em todo o país. Foi o primeiro congresso nacional da CYLC após o 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh).
Te podría interesar
Juventude como força do PCCh
A CYLC é considerada uma auxiliar e uma força de reserva do PCCh. Xi afirmou que o trabalho da organização deve estar em conformidade com a tarefa central trazida pelo 20º Congresso Nacional do partido.
Há mais de 100 anos, ter a tarefa central do PCCh como tema e direção do movimento juvenil chinês e do trabalho juvenil tem sido uma experiência básica, afirmou o presidente chinês.
Te podría interesar
Fundada em 1922, a CYLC é uma organização juvenil de massa sob a liderança do PCCh. Seu primeiro congresso nacional propôs a ideia elevada de construir uma sociedade comunista, que injetou força de fé nos corações de gerações de jovens. Ao longo do último século, ela tem se dedicado à rejuvenescimento nacional enraizando-se profundamente entre os jovens do país, concentrando seu trabalho na maioria esmagadora de jovens trabalhadores, agricultores e outros jovens.
De acordo com estatísticas divulgadas pelo Comitê Central da CYLC em maio, a liga tinha mais de 73,58 milhões de membros no final de 2022.
Xi instou a CYLC a educar bem os jovens preparados para se juntarem à causa socialista e ao Partido.
Ele destacou o papel significativo da CYLC na educação de seus membros e dos jovens, orientando-os a estudar e compreender o pensamento do socialismo com características chinesas na nova era.
Até 2023, mais de 3,7 milhões de jovens receberam treinamento e instruções por meio do programa Jovem Marxista, segundo o China Youth Daily. A CYLC emitiu uma regra de gestão em fevereiro para otimizar a seleção de estagiários e mentores, bem como o funcionamento do programa.
Modernização chinesa
Nos últimos cinco anos, sob a orientação da CYLC, os jovens chineses têm mostrado coragem e competência na promoção do desenvolvimento de alta qualidade, vencendo a batalha contra a pobreza e lutando contra a pandemia de Covid-19.
Eles se destacaram nos principais campos científicos da China. Cerca de 80% dos participantes nos Programas Nacionais-Chave de P&D (pesquisa e desenvolvimento) tinham menos de 45 anos, de acordo com o Ministério da Ciência e Tecnologia da China em fevereiro.
Durante a pandemia de Covid-19, os jovens arriscaram suas vidas para combater a doença. Mais de 5,5 milhões de jovens chineses trabalharam na linha de frente, segundo um relatório sobre jovens divulgado pelo Escritório de Informação do Conselho de Estado no ano passado.
Dos 28.600 enfermeiros das equipes médicas enviadas para a província de Hubei, onde ocorreu o primeiro surto de Covid-19 na China, 90% nasceram nas décadas de 1980 e 1990, observou o relatório.
Em seu discurso para os principais membros recém-eleitos da CYLC, Xi pediu à organização que mobilizasse a maioria dos jovens chineses para participar ativamente do avanço da modernização chinesa e agir como pioneiros na inovação científica e tecnológica, revitalização rural, desenvolvimento sustentável, serviços sociais e defesa de fronteiras.
"Uma nação prosperará apenas quando seus jovens prosperarem", observou Xi em seu relatório ao 20º Congresso Nacional do PCCh. Essa é uma opinião que ele reiterou em várias ocasiões.
"À medida que vocês se esforçam para construir a China em um país socialista moderno em todos os aspectos, sua juventude e vitalidade florescerão em todo o seu esplendor", afirmou Xi no relatório.
Com informações da CGTN