CHINA EM FOCO | ESPECIAL CONGRESSO NACIONAL PCCH

Liderança do Partido Comunista da China dá início à execução das tarefas definidas pelo 20º Congresso Nacional

Novos líderes do PCCh realizaram a primeira reunião do grupo de estudos do Birô Político que vai estudar, entender e implementar as decisões do relatório aprovado pelo principal evento político da potência asiática

Créditos: Xinhua - Xi Jinping se reúne com delegados e delegadas do 20º Congresso Nacional do PCCh no Grande Salão do o Povo, em Pequim, em 23/10/22.  de outubro de 2022. Xi tirou fotos de grupo com eles. Outros líderes também participaram do encontro.
Escrito en GLOBAL el

O secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), Xi Jinping, presidiu nesta terça-feira (25) a primeira reunião do grupo de estudos formado pelos integrantes do Comitê Permanente do 20º Comitê Central do PCCh, o Birô Político, que vai se debruçar sobre o relatório aprovado pelo 20º Congresso Nacional do PCCh.

Durante a reunião, Xi enfatizou a necessidade de estudar, entender e implementar totalmente os princípios orientadores do 20º Congresso Nacional do PCCh para buscar novos sucessos na construção de um país socialista moderno.

No encontro, também foram deliberados os regulamentos sobre o fortalecimento e salvaguarda da liderança centralizada e unificada do Comitê Central do PCCh e as regras detalhadas para a implementação da decisão de oito pontos sobre conduta no trabalho do Partido.

Regulamentos de Oito Pontos 

O Regulamento de Oito Pontos é um conjunto de regulamentos estipulados por Xi Jinping, secretário-geral do PCCh e anunciados em 4 de dezembro de 2012, em uma reunião do Politburo da China. O objetivo dessas regras é incutir mais disciplina entre os membros do partido e torná-lo mais próximo das massas.

  1. Os líderes devem manter contato próximo com as bases. Devem compreender a situação real que a sociedade enfrenta através de visitas aprofundadas ao nível de base. Maior atenção deve ser dada aos locais onde os problemas sociais são mais agudos, e as visitas de inspeção devem ser realizadas de forma mais completa. As visitas de inspeção que são uma mera formalidade devem ser estritamente proibidas. Os líderes devem trabalhar e ouvir o público e os funcionários de nível inferior; os problemas mais práticos que as pessoas comuns enfrentam devem ser enfrentados. Para visitas oficiais, não deve haver banner de boas-vindas, tapete vermelho, arranjo floral ou grandes recepções.
     

  2. Reuniões e grandes eventos devem ser rigorosamente regulamentados e sua eficiência melhorada. Os membros do Politburo não estão autorizados a participar de cerimônias de inauguração ou lançamento da pedra fundamental, ou celebrações e seminários, a menos que obtenham aprovação do Comitê Central. As reuniões oficiais devem ser curtas, específicas e diretas, e livres de conversa fiada e tagarelice.
     
  3. A emissão de documentos oficiais deve ser reduzida.
     
  4. As visitas de funcionários a países estrangeiros só devem ser organizadas quando absolutamente necessárias, com menos membros acompanhantes; na maioria das vezes, não há necessidade de mobilizar a recepção de expatriados, instituições e estudantes chineses no aeroporto.
     
  5. Deve haver menos controles de tráfego quando os líderes viajam de carro para evitar inconvenientes desnecessários ao público.
     
  6. A mídia deve procurar reduzir o número de reportagens relacionadas aos membros do Politburo, seu trabalho e suas atividades. A mídia também deve procurar reduzir o tempo gasto com essas notícias e minimizar seu alcance. Essas histórias só devem ser relatadas dependendo das necessidades de trabalho, valor da notícia e potencial impacto social.
     
  7. Os líderes não devem publicar nenhum trabalho por si mesmos ou emitir cartas de congratulações em seu próprio nome, a menos que tenha sido feito um acordo com as autoridades centrais. Documentos oficiais sem muito conteúdo significativo e sem muita importância real devem ser retidos. As publicações dedicadas ao trabalho e às atividades dos altos funcionários também são restritas.
     
  8. Os líderes devem praticar economia e seguir rigorosamente os regulamentos relevantes sobre acomodações e carros.

Pensamento de Xi Jinping como guia da China na Nova Era

A reunião abordou ainda a importância da inclusão do Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas para uma Nova Era na Constituição do PCCh, que adapta o marxismo ao contexto chinês e às necessidades dos tempos, e o caminho chinês para a modernização.

A compreensão dos arranjos estratégicos feitos pelo 20º Congresso Nacional do PCCh para transformar a China em um país socialista moderno em todos os aspectos foi ressaltada. O encontro destacou que as disposições e exigências estabelecidas pela 20a edição do evento político devem ser implementadas em todos os aspectos do desenvolvimento econômico e social.

Como a nova liderança central do PCCh foi formada

A nova liderança central do Partido Comunista da China (PCCh) foi eleita no último sábado (22). O 20º Comitê Central do PCCh é a espinha dorsal da organização partidária que governa a República Popular da China e que conta com mais de 96 milhões de filiados. Os membros desse colegiado para os próximos cinco anos foram escolhidos pelos mais de dois mil delegados e delegadas que participaram do 20o Congresso Nacional do PCCh. 

Xi Jinping foi eleito para o cargo de secretário-geral para o terceiro mandato consecutivo. Ele recebeu a unanimidade dos votos dos membros do 20º Comitê Central do PCCh na primeira sessão plenária do comitê realizada no domingo (23). Ele também foi nomeado presidente da Comissão Militar Central do PCCh (CMC).

Em abril, Xi foi eleito por unanimidade como delegado do 20º Congresso Nacional do PCCh na unidade eleitoral da Região Autônoma de Guangxi Zhuang, e no último sábado também foi eleito por unanimidade membro do novo Comitê Central do PCCh.

Na sessão plenária de domingo, Xi Jinping, Li Qiang, Zhao Leji, Wang Huning, Cai Qi, Ding Xuexiang e Li Xi foram eleitos membros do Comitê Permanente (CPC) do Birô Político do Comitê Central do PCCh.

Vinte e quatro membros do Birô Político do Comitê Central do PCCh também foram eleitos na sessão, que endossou os membros do Secretariado do Comitê Central do PCCh nomeados pelo Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh. A sessão nomeou os membros da CMC.

O plenário aprovou o secretário, vice-secretários e 133 membros da Comissão Permanente da Comissão Central de Inspeção Disciplinar (CCDI) do CPC eleitos na primeira sessão plenária da 20ª CCDI.

Elias Jabbour é o primeiro brasileiro a vencer o 'Oscar' da literatura da China

Reprodução internet - Elias Jabbour e a capa do livro que lhe rendeu um prêmio na China

O brasileiro Elias Jabbour, geógrafo, professor universitário e escritor, foi o grande vencedor do Special Book Award of China Committee 2022, que equivale ao 'Oscar' da literatura concedido pela República Popular da China a obras estrangeiras. 

Jabbour foi premiado pelo livro "China - o socialismo do século XXI" escrito com o economista italiano Alberto Gabriele e lançado em 2021 pela editora Boitempo. Em 2022, os direitos desta obra foram adquiridos pela editora Central Party School Press para publicação em chinês.

O Special Book Award of China é patrocinado pela Administração Nacional de Imprensa e Publicações da República Popular da China. É o mais alto prêmio nacional concedido a autores, tradutores e editores internacionais por contribuições notáveis ??para introduzir a China contemporânea ao público no exterior e promover publicações e produtos culturais chineses. Criado em 2005, este ano o prêmio está na 16ª edição. A cerimônia de premiação está prevista para ser realizada no final de novembro, em data a ser anunciada. 

Com informações da Xinhua

 

Archivos adjuntos