A ChangXin Memory Technologies (CXMT), líder chinesa em desenvolvimento de memória de acesso aleatório dinâmico (DRAM, da sigla em inglês), foi destaque durante o 69º Encontro Internacional Anual de Dispositivos Eletrônicos (IEDM), da IEEE, ao apresentar um inovador artigo sobre transistores gate-all-around (GAA), que têm um tipo de estrutura que possibilita a miniaturização contínua.
Especialistas do setor consideram o avanço da CXMT notável, aproximando-se rapidamente de pesquisas e produtos de ponta, apesar das restrições comerciais impostas pelos EUA.
Te podría interesar
A proximidade da CXMT com as tecnologias mais avançadas, enquanto a empresa nega violar as sanções ou controles de exportação dos EUA, chamou a atenção dos participantes do evento.
A CXMT recentemente produziu o primeiro chip DRAM LPDDR5 de baixo consumo da China, competindo com gigantes como Samsung e SK Hynix.
Te podría interesar
Lista de restrições de Washington
Sujeita a restrições de exportação dos EUA, a CXMT não figura na Lista de Entidades de Washington, diferentemente da rival Yangtze Memory Technologies. A CXMT, fundada em 2016, é vista como a grande esperança da China para competir no mercado global de DRAM com líderes sul-coreanos e estadunidenses.
O analista Dylan Patel, da SemiAnalysis, publicou no X (antigo Twiiter) que reconhece o artigo da CXMT como um avanço que "viola as sanções dos EUA". A postagem destaca o desenvolvimento de um transistor GAA sem junção, com um design compacto para DRAM.
Limitação para a indústria de chips chinesa
Restrições ao software de automação de design eletrônico (EDA) afetam a capacidade da China de desenvolver processos avançados de 3 nm, mas o país mostra resiliência, com a Huawei lançando um smartphone com chip próprio.
Além disso, a CXMT desenvolve chips de memória de alta largura de banda (HBM), essenciais para aplicações de inteligência artificial IA.
As pesquisas em GAA, vitais para a miniaturização de transistores, começaram em 2000. Este avanço coloca a CXMT em posição de destaque no desenvolvimento de tecnologia de chips lógicos de próxima geração.
Sobre o IEDM
O IEDM é um encontro promovido pela IEEE que é considerado o principal fórum mundial para avanços tecnológicos em semicondutores e dispositivos eletrônicos.
A IEEE é a maior organização técnica profissional do mundo, dedicada ao avanço tecnológico para o benefício da humanidade, com uma comunidade global ativa em publicações, conferências e atividades educacionais.
Com informações do SMCP e IEDM