CHINA EM FOCO

Guerra dos Chips: tudo aponta para mais um drible da China nas sanções dos EUA

Relatório da fabricante chinesa de chips de memória CXMT aponta que pode ter alcançado um avanço importante, apesar das restrições impostas por Washington contra a potência asiática

Créditos: Divulgação CXMT
Escrito en GLOBAL el

A ChangXin Memory Technologies (CXMT), líder chinesa em desenvolvimento de memória de acesso aleatório dinâmico (DRAM, da sigla em inglês), foi destaque durante o 69º Encontro Internacional Anual de Dispositivos Eletrônicos (IEDM), da IEEE, ao apresentar um inovador artigo sobre transistores gate-all-around (GAA), que têm um tipo de estrutura que possibilita a miniaturização contínua.

Especialistas do setor consideram o avanço da CXMT notável, aproximando-se rapidamente de pesquisas e produtos de ponta, apesar das restrições comerciais impostas pelos EUA.

A proximidade da CXMT com as tecnologias mais avançadas, enquanto a empresa nega violar as sanções ou controles de exportação dos EUA, chamou a atenção dos participantes do evento.

A CXMT recentemente produziu o primeiro chip DRAM LPDDR5 de baixo consumo da China, competindo com gigantes como Samsung e SK Hynix.

Lista de restrições de Washington

Sujeita a restrições de exportação dos EUA, a CXMT não figura na Lista de Entidades de Washington, diferentemente da rival Yangtze Memory Technologies. A CXMT, fundada em 2016, é vista como a grande esperança da China para competir no mercado global de DRAM com líderes sul-coreanos e estadunidenses.

O analista Dylan Patel, da SemiAnalysis, publicou no X (antigo Twiiter) que reconhece o artigo da CXMT como um avanço que "viola as sanções dos EUA".  A postagem destaca o desenvolvimento de um transistor GAA sem junção, com um design compacto para DRAM.

X @dylan522p

Limitação para a indústria de chips chinesa

Restrições ao software de automação de design eletrônico (EDA) afetam a capacidade da China de desenvolver processos avançados de 3 nm, mas o país mostra resiliência, com a Huawei lançando um smartphone com chip próprio.

Além disso, a CXMT desenvolve chips de memória de alta largura de banda (HBM), essenciais para aplicações de inteligência artificial IA.

As pesquisas em GAA, vitais para a miniaturização de transistores, começaram em 2000. Este avanço coloca a CXMT em posição de destaque no desenvolvimento de tecnologia de chips lógicos de próxima geração.

Sobre o IEDM

O IEDM é um encontro promovido pela IEEE que é considerado o principal fórum mundial para avanços tecnológicos em semicondutores e dispositivos eletrônicos.

A IEEE é a maior organização técnica profissional do mundo, dedicada ao avanço tecnológico para o benefício da humanidade, com uma comunidade global ativa em publicações, conferências e atividades educacionais.

Com informações do SMCP e IEDM

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar