CHINA EM FOCO

Guerra dos Chips: Chinesa Baidu prevê crescimento no setor de IA apesar das restrições dos EUA

Empresa de tecnologia da China mantém estoque de chips de Inteligência Artificial para amenizar impacto do bloqueio de Washington

Créditos: Divulgação Baidu
Escrito en GLOBAL el
  • O CEO da Baidu, Robin Li, disse que a empresa tem chips de IA suficientes para continuar desenvolvendo seu modelo de linguagem de grande porte Ernie pelos próximos dois anos.
     
  • A Baidu teria feito um pedido de chips de IA fabricados domesticamente da Huawei Technologies da China como uma alternativa potencial à Nvidia.

A Baidu tem um estoque de chips de inteligência artificial (IA) avançados para amenizar o impacto a curto prazo das restrições de exportação dos EUA, disse a gigante da tecnologia chinesa ao prever um aumento nas receitas de IA em seus resultados do terceiro trimestre.

Em uma teleconferência de resultados na terça-feira, o CEO da Baidu, Robin Li Yanhong, disse que a empresa espera ter chips de IA suficientes para continuar desenvolvendo seu modelo de linguagem de grande porte Ernie (LLM) pelos próximos dois anos, enquanto tenta acompanhar o ChatGPT da OpenAI.

As restrições à exportação de chips para a China na verdade têm um impacto limitado na Baidu no curto prazo. Acreditamos que nossos estoques de chips, bem como outras alternativas, serão suficientes para apoiar muitos aplicativos nativos de IA para nossos usuários finais.

Li não detalhou fontes alternativas de chips, mas mencionou que, embora essas opções não sejam tão avançadas quanto as dos EUA, a "arquitetura única de IA e força em algoritmos" da Baidu continuariam a ajudar a mitigar desafios e melhorar a eficiência.

No entanto, Li disse que as sanções dos EUA à exportação de chips de IA avançados para a China por empresas-chave como a Nvidia "inevitavelmente impactariam o ritmo do desenvolvimento de IA na China" e poderiam levar à consolidação de empresas chinesas de IA em torno dos principais LLMs.

O CEO da Baidu criticou recentemente esforços de empresas não nomeadas na China para acumular semicondutores avançados e construir centros de computação inteligente como parte dos planos para desenvolver seus próprios modelos de fundação de IA.

Rivalidades locais como Alibaba Group Holding e Tencent Holdings disseram que as restrições de chips de IA dos EUA afetariam seus negócios de computação em nuvem, com o Alibaba retirando um plano para listar independentemente sua unidade de nuvem devido às incertezas em torno das restrições.

A Baidu, Alibaba e Tencent são conhecidas por serem clientes da Nvidia, mas antes do aperto das restrições sobre as vendas de chips avançados da Nvidia para a China, a Baidu teria feito um pedido de chips de IA fabricados domesticamente pela gigante chinesa de telecomunicações Huawei Technologies como uma alternativa potencial à Nvidia.

Inteligência Artificial da Baidu

O ecossistema Ernie Bot da Baidu tornou-se um foco significativo da empresa, que tradicionalmente obtinha a maior parte de sua receita com publicidade na internet. A empresa lançou seu chatbot em março deste ano, tornando-se a primeira grande empresa de tecnologia chinesa a lançar seu concorrente do ChatGPT. Logo em seguida, Alibaba e Tencent seguiram o mesmo caminho.

O Ernie Bot acumulou 70 milhões de usuários três meses após seu lançamento público, e Li disse que agora está lidando com dezenas de milhões de consultas diárias, enquanto milhares de empresas adotaram os serviços de IA da Baidu.

Li disse que a receita atual da Baidu com IA generativa ainda é pequena, com a receita de nuvem de IA diminuindo 2% ano a ano no último trimestre. No entanto, ele prevê que o produto ajudará a gerar centenas de milhões de yuan em receita adicional de publicidade para a Baidu no quarto trimestre.

"Nossa estratégia de negócios e produtos centrada em IA deve preparar o cenário para uma expansão sustentável de receita e lucro por vários anos dentro de nosso ecossistema Ernie e Ernie Bot", Li foi citado no relatório de lucros.

Na teleconferência de resultados, Li também disse que a Baidu realinhará recursos para investir mais em oportunidades de crescimento em IA e se afastará de "esforços de menor prioridade", ecoando declarações do diretor financeiro Rong Luo, que disse na teleconferência que a empresa estava "priorizando investimentos em IA, especialmente em IA generativa e modelos de fundação".

O aumento da receita de produtos de IA generativa poderia ajudar a Baidu a acelerar o crescimento apesar das condições econômicas desafiadoras na China. A empresa reportou receita para o trimestre de setembro de 34,45 bilhões de yuan (US$ 4,7 bilhões), um aumento de 6% em relação ao ano passado e ligeiramente acima das estimativas de analistas consultados pela Bloomberg.

Com informações do SCMP

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar