CHINA EM FOCO

Guerra dos Chips: Nvidia vai driblar proibição dos EUA de exportação para a China

Fabricante de chips estadunidense anuncia adaptação de conjunto de produtos feitos sob medida para clientes chinesas para burlar regras de Washington contra Pequim

Créditos: Nvidia - Nvidia vai adaptar novos chips para o mercado chinês para cumprir com as restrições comerciais, diz distribuidor
Escrito en GLOBAL el
  • A Nvidia desenvolveu um novo servidor e dois novos GPUs para o mercado chinês depois que seus GPUs A800 e H800 foram banidos, diz o distribuidor.
     
  • Essa ação é mais um sinal da importância do mercado chinês para as empresas de chips dos EUA e de como elas estão se esforçando para permanecer em conformidade com o novo regime.

A gigante estadunidense de semicondutores, Nvidia Corp, adaptará novos chips de inteligência artificial (IA) para clientes chineses após suas unidades de processamento gráfico (GPU) A800 e H800, também projetadas especificamente para clientes chineses, serem proibidas na atualização de outubro do regime de controle de exportações dos Estados Unidos, de acordo com um distribuidor de chips Nvidia no continente chinês.

A Nvidia desenvolveu um novo servidor, o HGX H20, e duas novas GPUs, a L20 e L2, para clientes chineses após suas GPUs A800 e H800 - anteriormente feitas para atender às necessidades de clientes chineses e cumprir com uma versão anterior das regras de exportação dos EUA - serem proibidas de serem vendidas para clientes chineses no mês passado, de acordo com um gerente de vendas de um importante distribuidor Nvidia em Pequim, que preferiu não se identificar.

O distribuidor afirmou ter sido informado sobre o desenvolvimento no início desta semana e que os novos chips, que estão em conformidade com as últimas regras de exportação dos EUA, serão oferecidos aos clientes chineses como substitutos para os A800 e H800.

O veículo de mídia local chinês CLS.cn, um aplicativo de notícias online de tecnologia e finanças, foi o primeiro a relatar as notícias sobre os novos chips da Nvidia para clientes chineses nesta quinta-feira (9).

De acordo com a matéria, os três novos produtos foram modificados a partir de uma versão do GPU H100, um GPU de alto desempenho usado para treinamento de IA, que também foi bloqueado para venda à China em agosto de 2022. A Nvidia ainda não fez comentários.

Se a Nvidia confirmar a mudança, será mais um sinal de quão importante é o mercado chinês para as empresas de chips dos EUA e até que ponto algumas delas estão dispostas a ir para permanecerem em conformidade com as restrições em constante evolução de Washington.

A partir de 17 de novembro, os controles de exportação mais rigorosos de outubro dos EUA, destinados a conter as ambições da China na área de inteligência artificial e na fabricação de semicondutores, proibirão a venda das GPUs A800 e H800 para a China. Esses produtos estavam em alta demanda por clientes como Tencent Holdings, Alibaba Group Holding e ByteDance

 

Temas