O ministro chinês de Ecologia e Meio Ambiente, Huang Runqiu, exortou o Japão a cumprir fielmente suas obrigações internacionais, engajar-se em consultas detalhadas com outras partes interessadas e descartar a água contaminada por nucleares de maneira científica e responsável.
Ele observou que o descarte de água contaminada da usina nuclear de Fukushima impacta o ecossistema marinho global e à saúde pública.
Te podría interesar
As declarações de Huang foram feitas durante a cerimônia de abertura da 24ª Reunião Tripartite de Ministros do Meio Ambiente entre China, Japão e Coreia do Sul.
Delegações respectivas lideradas por Huang, pelo ministro do Meio Ambiente do Japão, Shintaro Ito; e pela ministra do Meio Ambiente da Coreia do Sul, Han Jeoung-ae, participaram da reunião, onde compartilharam as respectivas políticas ambientais nacionais e desenvolvimentos recentes, e trocaram opiniões sobre questões ambientais regionais e globais de interesse mútuo.
Te podría interesar
Huang ainda observou em uma coletiva de imprensa após a reunião, realizada na cidade japonesa de Nagoya de sexta-feira (3) a sábado (4), que o Japão deve estabelecer prontamente um mecanismo internacional de monitoramento a longo prazo que inclua países vizinhos relevantes para proteger eficazmente o ecossistema marinho global.
Esforços conjuntos
Huang afirmou que a China, o Japão e a Coreia do Sul, como importantes parceiros de cooperação, compartilham proximidade geográfica e afinidade cultural.
A China está disposta a continuar fortalecendo a cooperação com os outros dois países na prática do multilateralismo genuíno e na promoção conjunta do sucesso de processos multilaterais ambientais significativos, incluindo a 28ª sessão da Conferência das Partes (COP28) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, o tratado global sobre plásticos e a Assembleia Ambiental da ONU, disse Huang.
Serão feitos esforços para compartilhar as experiências da cooperação ambiental trilateral com mais parceiros, a fim de contribuir com novos e maiores esforços para o desenvolvimento sustentável regional e global, acrescentou ele.
A implementação do Plano de Ação Conjunta Tripartite de Cooperação Ambiental 2021-2025 foi revisada na reunião, e a declaração conjunta da 24ª Reunião dos Ministros do Meio Ambiente dos Três Países foi assinada conjuntamente.
A Reunião dos Ministros do Meio Ambiente dos Três Países, composta por China, Japão e Coreia do Sul, tem sido realizada anualmente desde 1999 para tratar de questões ambientais comuns na região e promover o crescimento sustentável.
Com informações da CGTN