CHINA EM FOCO

19º Jogos Asiáticos chegam ao fim no 'jardim mais bonito da Ásia'

Ao longo de 15 dias de competição, houve a participação de 11.830 atletas de 45 países e regiões em 481 eventos distribuídos em 61 disciplinas esportivas em 40 modalidades, um total de 15 recordes mundiais, 37 recordes asiáticos e 170 recordes dos Jogos Asiáticos

Créditos: CFP - Cerimônia de encerramento dos 19º Jogos Asiáticos no Estádio do Centro Esportivo Olímpico de Hangzhou, na província de Zhejiang, leste da China
Escrito en GLOBAL el

Os 19º Jogos Asiáticos chegaram ao fim no Estádio do Centro Esportivo Olímpico de Hangzhou, na província de Zhejiang, no leste da China, na noite deste domingo (8).

Após 15 dias de competição com a participação de 11.830 atletas de 45 países e regiões em 481 eventos distribuídos em 61 disciplinas esportivas em 40 modalidades, um total de 15 recordes mundiais, 37 recordes asiáticos e 170 recordes dos Jogos Asiáticos foram estabelecidos, destacando as performances incríveis e os esforços dos atletas participantes, bem como das equipes que os apoiaram.

A China, que contou com 886 atletas, a segunda maior delegação da história dos Jogos Asiáticos, conquistou um recorde de 201 medalhas de ouro, 11 de prata e 71 de bronze, liderando o quadro de medalhas pela 11ª vez consecutiva.

CFP - Cerimônia de encerramento dos 19º Jogos Asiáticos no Estádio do Centro Esportivo Olímpico de Hangzhou, na província de Zhejiang, leste da China

Xie Zhenye, que conquistou as medalhas de ouro nos 100 metros masculinos e no revezamento 4x100 metros masculino nos Jogos Asiáticos, carregou a bandeira em nome da China na cerimônia de encerramento.

A cerimônia de encerramento dos Jogos Asiáticos foi uma festa de despedida com duração de 85 minutos, que incluiu quatro clipes, dois programas e um carnaval.

Segundo Zhang Shiqian, diretor criativo da cerimônia de encerramento, cerca de 40 mil \diodos emissores de luz (LEDs) foram instalados sob a grama do Estádio do Centro Esportivo Olímpico de Hangzhou como parte importante do espetáculo.

Domingo marcou o início do Hanlu deste ano, um dos 24 termos solares da China. Ele começou com os últimos dias de florescimento de lotus e o recém-florescimento de osmanthus doce.

Os LEDs, combinados com a tecnologia de realidade aumentada (AR), geraram marés e várias imagens de ambas as flores, transformando o estádio no "jardim mais bonito da Ásia", nas palavras do diretor, como uma despedida aos amigos visitantes.

CMG - Cerimônia de encerramento dos 19º Jogos Asiáticos no Estádio do Centro Esportivo Olímpico de Hangzhou, na província de Zhejiang, leste da China

O portador digital da tocha que atraiu a atenção mundial na cerimônia de abertura agora tem um nome: Pioneer, um jovem que enfrenta e enfrenta os riscos em uma era que avança rapidamente. O avatar voltou ao estádio no final da cerimônia de encerramento e acenou adeus aos participantes enquanto a chama se apagava.

A próxima edição dos Jogos Asiáticos acontecerá em Aichi e Nagoya, no Japão, em 2026.

Com informações da CGTN