CHINA EM FOCO

Xi Jinping: confiança vale mais que ouro na busca pelo rejuvenescimento da China

Durante celebração de 74 anos da República Popular da China, presidente da potência asiática fala sobre conquistas e desafios do país

Créditos: Xinhua - Celebrações dos 74 anos de fundação da República Popular da China no Grande Salão do Povo, em Pequim
Escrito en GLOBAL el

O presidente Xi Jinping destacou a importância da confiança e da unidade na jornada contínua em direção à construção de uma China forte e à realização do rejuvenescimento nacional.

Nossa força vem da unidade, e a confiança vale mais que ouro.

A declaração do líder chinês foi feita no último dia 29 de setembro durante um evento realizado no Grande Salão do Povo, em Beijing, para comemorar o 74º aniversário da fundação da República Popular da China (RPC). Na ocasião, Xi enfatizou que "nossa força vem da unidade, e a confiança vale mais que ouro."

Xi observou que o futuro é promissor e encorajou o país a superar as dificuldades e continuar avançando. Ele mencionou que, nos últimos 74 anos, a China passou da pobreza para a prosperidade moderada em todos os aspectos, embarcando em uma nova jornada para promover o rejuvenescimento nacional.

Xinhua - Xi Jinping discursa durante celebração dos 74 anos da República Popular da China

 

Devemos nos esforçar para alcançar as metas de desenvolvimento econômico e social deste ano.

Ele também ressaltou os esforços do país na coordenação da resposta à Covid-19 com o desenvolvimento econômico e social, garantindo tanto o desenvolvimento quanto a segurança. Ele mencionou alguns dos "progressos conquistados com esforço e animadores" deste ano, incluindo a recuperação econômica e a melhoria na vida das pessoas.

O presidente chinês reconheceu que ainda existem riscos e desafios no caminho à frente. Ele enfatizou a necessidade de fortalecer a regulação macroeconômica, expandir a demanda doméstica eficaz e impulsionar a vitalidade das empresas. Além disso, destacou a importância de promover a recuperação econômica sustentada e melhorar continuamente as expectativas sociais.

Xi sublinhou a importância de continuar aprofundando as reformas e a abertura em todas as áreas, bem como expandir a abertura institucional em relação a regras, regulamentos, gerenciamento e padrões. Ele também mencionou a Iniciativa Cinturão e Rota, a Nova Rota da Seda, e a necessidade de tornar o desenvolvimento econômico mais resiliente e vigoroso.

Além disso, Xi enfatizou a importância de impulsionar o emprego, auxiliar aqueles em dificuldades e avançar na revitalização rural. Ele reafirmou o compromisso com o princípio de "um país, dois sistemas" e prometeu apoiar Hong Kong e Macau em seu desenvolvimento na Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau.

Xi também enfatizou a adesão ao princípio de "um país, dois sistemas" e ao Consenso de 1992 no que diz respeito às relações através do Estreito de Taiwan. Ele afirmou que nenhuma força pode impedir a reunificação completa da pátria chinesa.

Finalmente, Xi destacou o compromisso com a paz, o verdadeiro multilateralismo e a construção de uma comunidade global de futuro compartilhado para criar um futuro melhor para a humanidade.