GUERRA DAS VERSÕES

Após chilique de Trump, Irã se pronuncia sobre cessar-fogo

O presidente dos EUA perdeu a linha durante conversa com jornalistas e disparou xingamentos contra os governos israelense e iraniano

Após chilique de Trump, Irã se pronuncia sobre cessar-fogo.Créditos: Jim WATSON / AFP
Escrito en GLOBAL el

Na manhã desta terça-feira (24), o presidente dos EUA, Donald Trump, perdeu a linha ao conversar com jornalistas antes de embarcar no Air Force One rumo à Holanda, onde participará de uma reunião na OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Descompensado, Trump disparou xingamentos contra o Irã e Israel. "Irã e Israel estão lutando há tanto tempo que não sabem o que p*rr% estão fazendo. Israel, assim que fechamos o acordo, eles saíram e lançaram uma carga de bombas como eu nunca vi antes", disparou o presidente dos EUA.

Em seguida, Trump criticou o governo de Israel, seu antigo aliado. "Não estou satisfeito com Israel. Sabe, quando eu digo que você tem 12 horas, você não chega logo nas primeiras horas e diz que vai lançar tudo o que tem sobre eles. Estou realmente insatisfeito se Israel for lá esta manhã, por causa de um foguete que não caiu, que foi disparado", concluiu.

Posteriormente, Donald Trump telefonou para o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, com quem teve uma conversa tensa. Após a ligação de Trump, o governo israelense afirmou que seus caças estavam retornando para Israel e que não iriam mais atacar o Irã.

Irã toma posição sobre cessar-fogo anunciado por Trump

Em entrevista à imprensa estatal, o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, confirmou a adesão de seu país ao acordo de cessar-fogo proposto por Trump e classificou o fim do conflito com Israel como "uma grande vitória para Teerã".

Além disso, o presidente iraniano também afirmou que a guerra foi "imposta ao Irã pelo aventurismo de Israel".

Por sua vez, o Comando Militar Conjunto do Irã celebrou o fim da guerra e afirmou: "EUA e Israel aprenderam com os golpes esmagadores".

O governo do Irã também afirmou que deve reabrir o seu espaço aéreo na noite desta terça-feira (24).
 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar