A plataforma internacional TasteAtlas, referência em gastronomia, divulgou, recentemente, mais uma de suas tradicionais listas de alimentos. Desta vez, o ranking contemplou as 100 melhores frutas do mundo.
O rol destaca frutas típicas de vários países e a boa surpresa foi uma representante brasileira, que figurou na honrosa 10ª colocação: a jabuticaba.
Te podría interesar
Típica das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil, a fruta é descrita no site como uma mescla de sabores doce e ácido. “A árvore de jabuticaba leva entre 6 e 8 anos para dar frutos, razão pela qual essas frutas são tão valorizadas”, ressaltou a plataforma.
O nome jabuticaba deriva do tupi e pode ter dois significados: “gordura de jabuti” ou “frutas em botão”.
Te podría interesar
Tipicamente brasileira, a jabuticaba traz uma série de benefícios à saúde: ajuda a perder peso, melhora o funcionamento do intestino, ajuda a controlar glicemia e diabetes, diminui o colesterol ruim, regula pressão alta, entre outros.
As melhores frutas classificadas
O primeiro lugar do ranking foi da fruta grega Rodakina Naoussas. Espécie de pêssego originário da China, mas, ao ser cultivado em solo mediterrâneo, se tornou uma das frutas mais populares da Grécia.
Em segundo lugar, os Morangos Poloneses. A terceiro e a quarta posições também foram para frutas gregas: Mandarini Chiou, uma tangerina; e Portokalia Maleme Chanion Kritis, espécie de laranja.
A Espanha ficou com a quinta colocação, com a laranja Cítricos Valencianos, cujo sabor é descrito pelo TasteAtlas como “acidez e doçura bem equilibradas devido ao clima quente do Mediterrâneo”. Confira o ranking completo.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.