ARGENTINA

Ministro de Milei faz gesto obsceno para Cristina Kirchner em entrevista trágica

Luís Caputo deu apito de cachorro para a extrema direita argentina em conversa com o La Nación

Luis Caputo, ministro da economia argentina
Luis Caputo, ministro da economia argentinaCréditos: Reprodução
Escrito en GLOBAL el

O ministro da Economia da Argentina, Luís Caputo, deu uma longa entrevista ao jornal La Nación neste domingo (30). A fala de Caputo, contudo, ficou marcada por uma ofensa à ex-presidente Cristina Kirchner.

Questionado pelo jornalista do La Nación sobre o que pensava sobre uma fala crítica de Kirchner à sua gestão, Caputo respondeu com um gesto.

Ele disse: 'Sabe o que isso significa?'. O jornalista respondeu que não, e então Caputo afirmou: 'Os jovens sabem'.

A primeira interpretação que circulou entre kirchneristas é a de que o gesto faria referência à decapitação de Kirchner, haja vista as ligações entre o ministro de Milei e o grupo Revolución Federal, que fazia manifestações contra os governos de esquerda argentinos com uma guilhotina.

Vale lembrar que, em 2022, Cristina foi alvo de um atentado em setembro de 2022, quando um cidadão argentino nascido no Brasil, Fernando Sabag Montiel, tentou atirar contra o rosto da então vice-presidente do país. Ele era um entusiasta do grupo Revolución Federal.

A outra leitura é a de que o ministro da Fazenda tenha se referido a um streamer de extrema direita, "Gordo Dan", que replica o gesto em suas transmissões ao vivo.

O movimento com as mãos se traduziria como "Me chupa a **** a opinião dos kirchneristas", algo como "dane-se a opinião", mas com um contexto ainda mais ofensivo e misógino se direcionado à uma mulher.

Veja o vídeo:

Em novembro de 2024, Gordo Dan foi reconhecido como a figura que organizou "As Forças do Céu", um movimento armado de defesa de Javier Milei com inspiração no fascismo de Benito Mussolini.

Leia: "Deus, Pátria e Família": o braço armado de Javier Milei que preocupa a América Latina

Temas

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar