O Vaticano divulgou na noite deste domingo (23) na Europa, tarde no Brasil, uma nova atualização do estado de saúde do Papa Francisco, que segue internado no Gemelli, um hospital universitário católico de Roma.
Segundo o boletim, "o oxigênio ainda está sendo administrado, os valores sanguíneos estão melhorando graças às transfusões, uma leve insuficiência renal inicial está presente e ele participou da missa hoje".
Te podría interesar
“A condição do Santo Padre continua crítica; entretanto, desde a noite passada ele não apresentou mais nenhuma crise respiratória", diz ainda a atualização. "A terapia de oxigênio de alto fluxo através de cânulas nasais continua. O Santo Padre continua vigilante e bem orientado”.
Segundo o Vaticano, o pontífice assistiu e participou da missa deste domingo em seu quarto. “A complexidade do quadro clínico e a espera necessária para que as terapias farmacológicas deem algum retorno determinam que o prognóstico permaneça reservado. Durante a manhã, no apartamento instalado no 10º andar, ele participou da Santa Missa, junto com aqueles que estão cuidando dele durante esses dias de hospitalização.”
Te podría interesar
Mensagens de gratidão
Em sua nota, o Vatican News também fala sobre o fato de as mensagens de apoio ao Papa Francisco terem superado as fake news a respeito de seu estado de saúde.
"Há dias, as notícias sobre o pontífice desencadearam um movimento de oração e proximidade com o papa que já começou nas igrejas de todo o mundo. E até mesmo nas redes sociais, focos de notícias falsas, iniciou-se um fluxo espontâneo de postagens de usuários que queriam enviar mensagens de apoio e gratidão ao Papa (muitas vezes acompanhadas de fotos de seus encontros com Francisco), de pesar pelo momento que ele está passando e também de incentivo para se reunir em torno dele", aponta o texto.
O próprio Francisco se manifestou a respeito em seu perfil no X.
Vigília
Centenas de pessoas se reuniram em frente ao Gemelli neste domingo, apesar de ter sido anunciado durante a semana que não havia possibilidade de o pontífice olhar ou acenar pela janela do décimo andar.
Os presentes fizeram orações, entoaram canções e agitaram bandeiras para o Papa e rezaram o Rosário com algumas freiras que já haviam se reunido desde a tarde deste sábado (22) sob a grande estátua de mármore de João Paulo II, que tem inúmeras velas e flores colocadas pela saúde de Francisco, para orar pela saúde do chefe da Igreja Católica.